sábado, maio 09, 2009

Mãe, eu te amo! Feliz Dia das Mães

Nenhum comentário:
Depois que voce já tiver assistido o vídeo abaixo, chame sua mãe, coloque os fones nela, lhe dê um beijo e diga assim: "Mãe, Que a beleza das flores, a doçura do mel, o brilho das estrelas envolvam você hoje e que você continue irradiando este amor e esta alegria que você sempre nos ofereceu!". De replay no video e a deixe sozinha, até que ela termine de assistir.
Quando perceber que ela já viu todo o vídeo, dê o seu presente e diga: "Mãe, eu te amo! Feliz Dia das Mães"

Esta é nossa pequena homenagem ao Dia Das Mães

Hoje tem Miss Piauí na passarela

Nenhum comentário:
Chegou o grande dia para a nossa representante mostrar a beleza da mulher piauiense.
Ela gosta de História, com agá maiúsculo, mas quer mesmo é fazer história: Vanessa Barros, 22, natural de Teresina, é a representante piauiense ao Miss Brasil 2009.
Muitas mulheres lindas existem no Piauí, Vanessa foi a escolhida entre vinte candidatas que disputaram o título de Miss Piauí. No Piauí tem muitas mulheres lindas, inteligentes, hospitaleiras....Essa é a nossa atual representante.
Vanessa Barros é torcedora do Flamengo carioca, mas também para o Flamengo do Piauí.
A edição deste ano será disputada no Memorial da América Latina, em São Paulo, no dia 9 de maio (sábado), das 22h à 0h, com transmissão ao vivo pela TV (Band).
Clique aqui para conferir um vídeo e entrevista de Vanessa Barros conceida ao site da UOL.
Veja também o vídeo abaixo

TRAGÉDIA: Empresário morre vítima das enchentes em Luzilândia

Nenhum comentário:
O empresário Norberlino Silva, de 82 anos, morreu afogado na noite de ontem (08) durante as enchentes no município de Luzilândia (234 km de Teresina) nas águas do rio Parnaíba.
Segundo testemunhas o empresário foi fazer uma manobra nas margens do rio Parnaíba, no centro da cidade, e muito nervoso, acelerou o veículo, que terminou afundando no rio. A correnteza estava bastante forte o que prejudicou a busca pelo corpo do empresário.
Norbelino Carvalho foi um dos grandes empresários de Luzilândia no passado, chegando a ter uma extensa frota de veículos.
Uma unidade do Corpo de Bombeiros iniciou na manhã de hoje (09) um trabalho de varredura na área onde ocorreu o acidente que vitimou o empresário Norbelino Carvalho.
Um oficial dos bombeiros procura por sinais de derrame ou marca de óleo nas águas, trabalho que dificultado pela forte correnteza. Uma rede em formato de “arrastão” ajudará nas buscas e possível retenção do corpo.
O governo do estado enviou um helicóptero para monitorar e varrer a área de encosta do rio a procura do corpo do empresário.

Pesquisa Nacional do IBGE aponta elevada desigualdade salarial no Estado do Piauí.VEJA!

Nenhum comentário:
Elevada desigualdade salarial no Piauí
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que nos últimos dez anos foram registrados alguns avanços no Piauí, mas que as desigualdades no Estado ainda são grandes. Aumentou de 42% para 49% o contingente de piauienses que vivem com até um salário mínimo e cresceu de 0,26% para 0,4% o de trabalhadores que ganham acima de 20 salários mínimos, entre 1993 e 2003, o período pesquisado pelo IBGE.
“Temos uma grande concentração de rendas”, comentou Pedro Soares, chefe do Departamento de Divulgação do IBGE, no Piauí. “Houve um crescimento, embora pequeno, do número de pessoas da faixa salarial mais alta”, acrescentou o técnico. Ele informou ainda que houve uma redução na quantidade de pessoas “sem rendimento”, ou seja, que trabalham ajudando alguém da família e não tem salário. Eles eram 33% em 1993 e diminuíram para 27,4%.
O PNAD de 2003 acusou a existência de 205.500 pessoas em busca de trabalho. Esse pessoal representa 13 por cento da população economicamente ativa, ou seja, em idade de trabalhar. Deste total, cerca de 122.719 (60%) estão trabalhando e apenas querem mudar de vida, em busca de melhorias. 73% têm idade entre 18 e 39 anos. As mulheres estão em minoria entre aqueles que buscam mudar de emprego.
A pesquisa revelou ainda que houve uma redução no índice de trabalho infantil. A taxa de crianças e adolescentes trabalhando em 2003 era de 15,68% contra 23,57%. Existem 8.655 crianças de cinco a nove anos sendo exploradas no trabalho. “É um número considerado pequeno, mas existe e é grave”, comentou Pedro Soares. Os meninos são mais explorados e a maioria trabalha na agricultura.
Mais domicílios com luz e telefone
No Piauí, existem mais domicílios com energia elétrica e telefone. Embora tenha registrado um avanço significativo nos últimos dez anos, é o Estado nordestino com a menor cobertura de energia elétrica. Os 609.476 domicílios com luz elétrica representam 83 por cento dos domicílios pes-quisados em 2003. Em 1993, eram apenas 365.678, ou seja, 62 por cento, segundo o IBGE.
O crescimento mais significativo aconteceu no número de domicílios com telefone, dando um salto de 54.798 em 1993 (9% dos pesquisados naquele ano) para 223.528 no m 2003, o que representa 30% do universo.

Isso se deve à facilidade para adquirir um linha telefônica, que custa um valor elevado. Atualmente, paga-se apenas a assinatura junto à empresa telefônica.
Taxa de analfabetismo é alta
Melhorou a taxa de escolarização das crianças e adolescentes com idade entre 7 a 14 anos, mas a taxa de analfabetismo nesta faixa etária ainda é muito alta, mas caiu nos últimos anos, de acordo com o PNAD. Pelo menos 23,7 por cento das crianças e adolescentes com idade de estar cursando o ensino fundamental, são analfabetos. O Piauí tinha 120.676 analfabetos em 2003. A taxa de analfabetismo era de 26,7% em 2001.
Por outro lado, a taxa de escolarização das crianças e adolescentes de 7 a 14 anos melhorou, passando de 96,5 por cento em 2001 para 97,9 por cento no ano passado. Das 508.647 pessoas nesta faixa etária em 2003, 497.956 estavam na escola.
Melhora o emprego formal
O número de trabalhadores com carteira assinada cresceu de 125.516 em 2001 para 142.060 no ano passado, revela a pesquisa do IBGE no Piauí. Os homens representam 55,9 por cento dos empregados nesta situação. Já o número de mulheres com carteira assinada subiu de 43,3% há três anos para 44,1% em 2003.
Cerca de 51 por cento do pessoal ocupado trabalha na agricultura e o número de empregados no comércio, que representavam 10% da mão-de-obra ocupada em 1993 passou para 26% por cento no ano passado. Esse crescimento também deve à inclusão de outros tipos de estabelecimentos, como oficinas, neste item.
Para cada grupo de 100 trabalhadores piauienses, existem 24 aposentados, segundo a pesquisa feita pelo IBGE, disse o chefe do Departamento de Divulgação do órgão no Piauí, Pedro Soares. O Estado tem 360.998 aposentados e pensionistas. "Temos mais gente aposentada agora", disse Pedro Soares. O número de mulheres aposentadas, por exemplo, passou de 53,9% em 2001 para 55,2% em 2003.
Fonte: Diário do Povo

VI Campeonato de Surf na Praia do Arrombado, em Luis Correia, acontece dia 09

Nenhum comentário:
O Projeto Cetáceos do Maranhão (PROCEMA), por meio do Instituto Ilha do Caju Ecodesenvolvimento e Pesquisa (ICEP), está apoiando o VI Campeonato de Surf da Praia do Arrombado, em Luís Correia (PI), a ser realizado nos dias 09 e 10 deste mês a partir do meio dia.
Eventos como esse estão se tornando tradicionais no litoral do Piauí, com praias cada vez mais procuradas como ponto de encontro de atletas do Brasil e do mundo.
Como já é de conhecimento geral, o litoral do estado já conta com a realização de importantes etapas de campeonatos de esportes aquáticos como Surf, Kitesurf e Windsurf.
Essa é mais uma iniciativa local que busca fomentar o esporte nos municípios que compõem o litoral do Piauí, o que tem criando condições para o surgimento de novos talentos que passam a representar o estado em campeonatos regionais e no circuito nacional.Durante a programação o PROCEMA/ICEP vai trazer informações para os atletas e público presente sobre a importância da conservação ambiental na região do Delta do Rio Parnaíba, abordando principalmente o tema do Projeto: botos, baleias e golfinhos.Esse tipo de incentivo amplia as opções dos jovens de todas as classes sociais, que aqui contam com excelentes condições de treinamento, relacionando a prática desportiva e lúdica à natureza e ao respeito ao meio ambiente.

Fonte: Portalaz.

Shakespeare será apresentado em Parnaíba através do Projeto Palco Giratório

Nenhum comentário:
Uma releitura dos clássicos do famoso dramaturgo e poeta inglês Shakespeare com criação de “cenas sínteses”, selecionadas das peças: Hamlet, O mercador de Veneza, Romeu e Julieta, Macbeth, Otelo, Sonho de Uma Noite de Verão, Rei Lear, Ricardo III e Titus Andrônicus, originou-se o espetáculo 100 SHARESPEARE da Cia Pia Fraus – SP, que estará se apresentando em Parnaíba )a 357 km de Teresina) no próximo 23 de maio.
O enredo apresenta cenas que remetem a nove peças do autor, como um boneco que procura a própria cabeça (Hamlet), uma boneca sensual que se relaciona com o público, provoca Otelo em seu ciúme doentio e manipuladores que jantam os próprios bonecos (sugestão ao famoso banquete de Titus Andrônicus).
A peça, como ressalta o diretor Wanderlei Piras, “é um trabalho autoral sobre os sentimentos que a obra Shakespeareana desperta em todos nós porque fazem parte de nossa essência como seres humanos”. Apesar da grande beleza dos textos do autor e da força de seus versos, a opção por suprimi-los trouxe á tona, de uma forma totalmente imagética, a riqueza humana de suas obras. Aprofundando-se de seus personagens é possível reconhecer seus medos, desejos, paixões; sentimentos que existem em cada um de nós, e que compõem a figura humana. Percebe-se que Shakespeare vai muito além do retrato de uma época: ele disseca o homem em sua essência.
O título da peça já propõe uma provocação: são 100 cenas de Shakespeare ou um espetáculo sem Shakespeare? São releituras, muitas vezes bem humoradas, feitas a partir de impressões de cada um que ajudou a criar essa montagem, e que propõem um ponto de vista muito particular sobre cada texto.
Apropriando-se de diversas técnicas de manipulação, como o bunraku, luz negra e a manipulação direta, como uma montagem feita quase sem palavras, os atores movimentam os bonecos interagindo com eles e também entre si, criando cenas que relem de uma forma não-convencional as estórias do bardo.
100 SSHARESPEARE é produção original do SESI – SP do Projeto Viagem Teatral 2007, e que compõe em 2009, a programação do Projeto Palco Giratório do SESC – Departamento Nacional – RJ, circuito nacional de artes cênica e formação de platéia, começa quando quatro manipuladores saem de quatro caixas e se deparam com 43 bonecos ao seu redor esperando apenas por alguém que lhes dê vida.
A Cia. PIA FRAUS – Do latim, “uma mentira contada com boas intenções”
Da diversidade de formação de seus componentes (teatro, dança, teatro de bonecos e de máscara, circo e artes plásticas) surgiu a linha de trabalho da companhia: desenvolver uma linguagem que aprimorasse dramaticamente cada uma destas áreas e as integrasse, consolidando um repertório com características particulares, buscando a integração dos recursos do teatro de animação aos de outras linguagens. A não - linearidade, o pouco uso da palavra, a força das imagens, a relação boneco/ator são elementos que caracterizam os trabalhos da companhia.
Workshop Gratuito: Introdução à manipulação de bonecos
Os atores da Cia Pia Fraus, ministrarão no dia 24 de maio de 2009 de 08 às 12h e de 14às 18h no SESC Avenida em Parnaíba, um workshop sobre manipulação de bonecos. É uma oportunidade de travar contato com algumas técnicas de manipulação de bonecos a partir da s experiências dos próprios atores no processo de criação do espetáculo “100 SHAKESPEARE”.
O workshop é voltado a atores e interessados em geral, maiores de 15 anos. São 30 vagas e inscrições gratuitas no horário comercial no SESC Avenida.
Mais informações (86) 3315 - 1704
Fonte: SESC Parnaíba

Rio Igaraçu aumenta nível das águas e deixa Porto das Barcas inundado

Nenhum comentário:
O rio Igaraçu que banha a cidade de Parnaíba aumentou o volume das águas de ontem para hoje, sábado (09), deixando o Porto das Barcas inundado. O local é um dos pontos turísticos mais conhecidos e visitados do município, por ser um centro histórico, construído em 1768.
Com a cheia o Porto das Barcas teve que ser fechado e o receio é de que a situação venha a piorar, pela inundação que já toma conta do centro.
Comerciantes que possuem estabelecimentos no local temem perder totalmente seus pertences e já começam a contabilizar parte dos prejuízos.
Com as fortes chuvas que já deixaram alguns bairros da cidade alagados, agora com a cheia do rio Igaraçu, os moradores que vivem na proximidade estão tendo que saírem de suas casas devido ao risco de desabamentos.
A cidade litorânea de Parnaíba, a segunda maior do estado do Piauí, com 140.839 habitantes, é o "termômetro" das enchentes causadas pela elevação do nível das águas do Igaraçu.
Quando as águas do rio chegam a uma determinada altura do cais do antigo porto, que já foi um dos mais movimentados do Nordeste, os parnaibanos sabem que há comunidades ribeirinhas e bairros próximos ao Igaraçu enfrentando sérios problemas.
Com informações de Ribamar Aragão e Portal AZ

Governo Federal libera R$ 12 milhões para construção de casas no Piauí

Nenhum comentário:
O governador Wellington Dias anunciou a liberação de R$ 12 milhões para a construção, a partir do próximo mês, de casas aos desabrigados das enchentes no Piauí. Tratam-se de recursos federais, já liberados pelo ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, atendendo determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que visitou áreas atingidas em Teresina, nessa terça-feira (05), e tomou conhecimento da situação de desastre em todo o Estado.
“O presidente Lula liberou, com o ministro Geddel, R$ 12 milhões, que nos permitem agora, no mês de junho, já iniciar as obras de habitação em vários municípios do Piauí”, disse o governador durante visita feita à cidade de Barras, nessa quinta-feira (07). Segundo Wellington Dias, o próximo passo do Governo do Estado é concluir o cadastramento de todas as famílias que perderam suas casas nos alagamentos ou moram em áreas consideradas de risco.
As moradias, portanto, serão destinadas para todas as famílias cadastradas nos municípios afetados. Preocupado com a aceleração da construção das habitações, contemplando os alagados piauienses, o governador explicou que o Governo do Estado vai trabalhar em parceria direta com as prefeituras, no sentido de elaborar os novos projetos técnicos, necessários à aplicação dos recursos federais.
Wellington Dias chamou a atenção para as pessoas que vivem nas áreas de risco e que podem ser alagadas repetidamente, a cada estação chuvosa anual. “Temos que fazer um pacto com essas pessoas que, todo ano que tem chuva forte, são alagadas, para tirá-las dessas áreas, ou seja, o governo se dispõe a viabilizar uma casa, num lugar seguro”, observou o governador, que defende uma solução considerada definitiva para o problema, retirando todas as famílias das áreas de risco.

Fonte: Ccom.

Veja a repercusão nacional das enchentes do Piauí no Jornal Nacional

Nenhum comentário:
O Jornal Nacional da Rede Globo de Televisão apresentou ontem (08/05), uma matéria mostrando que as enchentes no Piauí já deixam mais de 66 mil pessoas fora de casa.
O socorro chega apenas de barco em vários municípios do Norte do Piauí. Plantações de milho, arroz e criadouros de peixes estão alagados. Uma barragem na divisa com o Ceará nunca esteve tão cheia.
Clique aqui para conferir a reportagem do Jornal Nacional.

Barragem Algodões sobe 40cm na madrugada; 100 famílias foram retiradas

Nenhum comentário:
A medição foi feita das 5 horas da tarde de sexta-feira até as 5horas da madrugada deste sábado.
Engenheiros da Emgerpi e da empresa de consultoria do Rio de Janeiro, Geo Projetos e Engenharia, continuam na Barragem Algodões I, em Cocal. Eles vão fazer o rebaixamento de dois metros no sangradouro para manter o nível do reservatório estabilizado.
Esse trabalho vai servir para facilitar o escoamento da água para o rio Pirangir. Ele deveria ter começado na madrugada deste sábado, mas os caminhões com as máquinas ficaram atolados na estrada de acesso a barragem por causa das fortes chuvas que caíram ontem em Algodões I.
Cerca de 100 famílias que moram na comunidade Algodões foram retiradas de suas casas e levadas para abrigos.
Equipes de assistentes sociais da Emgerpi trabalham em parceria com a Prefeitura de Cocal, Igreja Católica, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
A empresa Getel que construiu a barragem em 2001 foi notificada pela Emgerpi e ficou de enviar técnicos para o local da barragem ainda hoje. A garantia da obra é de 15 anos. O Ministério Público e a Justiça Estadual também foram comunicados dos trabalhos que estão sendo feitos na região.
Outro problema que os engenheiros estão resolvendo são trincas no terreno da encosta da barragem por onde está havendo infiltrações de água. Para amenizar os efeitos da pressão no solo, vão ser feitos furos de drenagem para a retirada da água.
Fonte: cidadeverde.com

Homem foi banhar no Rio Igaraçu e some na correnteza

Nenhum comentário:
Homem some na correnteza do Rio Igaraçu. Corpo de Bombeiros faz buscas mas até agora não encontraram o corpo.
Um homem conhecido por Marcelo Punk, que residia na Avenida São Sebastião, nas proximidades do Ferroviário Atlético Clube, sumiu nas águas do Rio Igaraçu, ontem (8), por volta das 17:30 horas, quando banhava com amigos.
Segundo informações de populares, Marcelo estava em casa quando foi convidado por amigos para tomar banho no rio e que estavam bebendo.
O Soldado Ademar, do Corpo de Bombeiros de Parnaíba, disse ao Jornal da Parnaíba que as buscas serão feitas durante todo o dia de hoje (9), mas que as chances de encontrar o corpo antes das 48 horas são pequenas porque a correnteza está muito forte e deve ter arrastado para um local distante do afogamento.

Aguardem informações detalhadas em instantes.

Caminhão do Elizeu Martins desce aterro na BR 343 nas proximidades de Buriti do Lopes

Nenhum comentário:
Um caminhão da rede parnaibana de supermercados Elizeu Martins que faz entrega de mercadorias em cidades vizinhas, desceu aterro abaixo na BR 343 logo após a zona urbana da cidade de Buriti dos Lopes por volta das 5:30 horas da manha de sexta feira (8).
O caminhão seguia na BR sentido Buriti/Teresina.
Como faltava pouca mercadoria para finalizar as entrega, o motorista resolveu repassar para um outro veiculo da empresa que seguiria para cumprir o restante da viagem.
Um reboque foi deslocado de Parnaíba para fazer o resgate do veículo que ficou bastante avariado.
Fonte: Carlson Pessoa do 180graus

Parede da Barragem Algodões I, em Cocal, será perfurada para evitar tragédia

Nenhum comentário:
Preenchimento de infiltrações e perfurações na parede de concreto são algumas das intervenções planejadas na Barragem Algodões I, construída há quase uma década na zona rural do município de Cocal. A população que mora nas imediações do reservatório foi quem primeiro alertou para o risco de uma tragédia de proporções inimagináveis. A deterioração do muro de contenção da barragem somada ao volume crescente de água acumulada formava uma mistura assustadora.
Os riscos eram reais. Tanto que uma equipe de engenheiros da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) se deslocou até a área para analisar a situação. No local, constataram ser necessário “realizar intervenções em pontos de risco da estrutura do reservatório a fim de evitar um possível rompimento”.
Os engenheiros decidiram adotar medidas paliativas. A idéia é garantir a segurança da barragem até o final do período chuvoso. Entre as intervenções estão: o preenchimento das infiltrações localizadas entre o topo da barragem e o muro de concreto; perfurações em pontos precisos para drenar a água; e a colocação de uma espécie de filtro invertido no fundo do sangradouro da barragem, para impedir o escoamento de material natural (troncos, mato) para o muro do sangradouro. Lucile Moura, presidente da Emgerpi, declarou, no site oficial da empresa, que o “processo não é simples, mas vai solucionar o problema até que as chuvas cessem”. E pediu calma à população: “É importante que as pessoas procurem ficar calmas.” A Emgerpi também já contratou uma empresa de consultoria do Rio de Janeiro. A Geo Projetos e Emgenharia tem a missão de projetar uma nova estrutura para a Barragem Algodões I. Sidney Reis, representante da empresa, diz que a prioridade agora é evitar o rompimento da parede. “Só a partir do segundo semestre, iniciaremos os trabalhos mais aprofundados”, informa.
Fonte: Portal AZ

Enchentes atingem quase quinhentas famílias e deixam comunidades ilhadas em Parnaíba

Nenhum comentário:
Até a manhã desta quinta-feira, chegava a 478 o número de famílias atingidas pelas águas das chuvas e das enchentes dos rios Parnaíba e Igaraçu. Desse total, mais de 130 famílias já tinham sido levadas para os abrigos providenciados pela Prefeitura.
Um caminhão da Defesa Civil ficou atolado e dois tratores que foram levados para rebocá-lo também estavam presos até meio-dia deste dia sete, num trecho de muita lama na localidade Alto do Batista, que está isolada, a exemplo das comunidades Céu, Alto do Moreno, Roça Velha, entre outros, de onde a maior parte da população já foi removida para locais seguros. Estão listados entre as áreas afetadas o Bairro São José, Vazantinha, Barro Vermelho, Rebentão, Cantagalo e Bairro Piauí. Neste último, o alagamento tem sido provocado por águas das chuvas.
O prefeito de Parnaíba, José Hamilton Castelo Branco, disse que o atendimento às famílias flageladas é uma prioridade do município. Ele vem determinando pessoalmente as principais providências, além de monitorar os resultados, diariamente.
O risco de mais alagamentos fez a Prefeitura esvaziar o Ginásio do Cras do Bairro Mendonça Clark, que fica a menos de 10 metros do dique de proteção do Rio Igaraçu. As famílias que estavam ali foram conduzidas para um dos seguintes locais: Prédio onde funcionou uma distribuidora de bebidas, na Rua Ademar Neves, Ginásio do Bairro São Vicente de Paulo, Ginásio do Conjunto Joaz Sousa e Parque de Exposições Francisco Borges dos Santos.
As ações de resgates vêm sendo feitas com a utilização de caminhões e barcos. Em muitos casos os dois tipos de transportes foram e ainda são utilizados, como no Cantagalo e no Alto do Batista, em que parte do percurso só pode ser feito de barco e a outra de caminhão, segundo relatou o primeiro sargento Francisco de Assis Costa, do Corpo de Bombeiros. Ele disse que estão em atuação 21 bombeiros e 10 atiradores destacados pelo Tiro de Guerra 10012, de Parnaíba. O diretor do Departamento Municipal de Limpeza Pública, Hamilton Pires que também está trabalhado na remoção de famílias, com a utilização de quatro caminhões e dois tratores confirmou a realização de complicadas operações para retirar famílias de locais quase inacessíveis. Muitas estradas vicinais estão encobertas de água, não sendo possível sequer imaginar onde ficavam as bitolas.
Para a Secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Valéria de Carvalho Castelo Branco, a parceria com o Corpo de Bombeiros e a Marinha tem sido fundamental para as ações de resgate em locais ilhados, devido à utilização de suas embarcações.
É também com a ajuda de transportes aquáticos e terrestres que a Defesa Civil tem levado mantimentos para famílias que estão em locais altos, porém ilhados pelas águas dos rios Parnaíba e Igaraçu.
Fonte: Secom.

Após ficar sem luz, água, e telefones, litoral teme enchente

Nenhum comentário:
Fornecimento de energia foi normalizado nesta sexta, mas prefeito de Parnaíba prevê cheias na cidade.
Depois de ficar sem energia e sem abastecimento de água (07) às 16h, a situação foi normalizada apenas no dia 8 às 13h nas cidades de Parnaíba, Luis Correia, Buriti dos Lopes, Ilha Grande e Cocal. As cidades ainda tiveram problemas nas linhas telefônicas. Agora, com o fim das cheias no Centro/Norte do Estado, é o litoral quem teme as grandes enchentes.
De acordo com a assessoria de imprensa da Cepisa, a demora para a regularização aconteceu devido o encharcamento de um terreno, o que impossibilitou o trabalho.
O sistema de abastecimento de água ficou parado em decorrência da falta de energia elétrica pois, de acordo com a assessoria da Agespisa, não havia condições de captar, tratar e distribuir a água.
Segundo o último relatório da Defesa Civil, Parnaíba já possui 226 famílias atingidas pelas enchentes. O prefeito da cidade, José Hamilton acredita que os problemas tendem a aumentar. "Toda água (dos rios Parnaíba, Poti, e Longá) agora vem para cá. Estamos com a cidade inundada e ainda chovendo muito forte", declarou.
O proprietário do abatedouro Só Frangos de Parnaíba, André Fontenelle, disse que a falta de energia prejudicou bastante os negócios. "Boa parte dos frangos estragaram devido o tempo que ficaram sem refrigeração", afirmou o parnaibano.
Abastecimento
Em Miguel Alves, as águas do rio Parnaíba levaram a estrutura de captação. No entanto, o fornecimento da cidade também foi normalizado na tarde de hoje (08).
Com informações do portal cidadeverde.com

Mais de 150 cidades devem prestação de contas ao TCE

Nenhum comentário:
De acordo com o TCE a prefeitura de Parnaíba, Ilha Grande, Luis Correia e Cajueiroa da Praia estão com balanços atrasados.
Pelo menos 158 municípios do Estado do Piauí estão inadimplentes com suas prestações de contas no Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI). Entre os municípios que estão devendo a prestação de contas ao Tribunal de Contas do Estado há prefeituras que não prestaram contas referentes ao inicio de 2008. Existem cidades que estão devendo a prestação de contas anual de 2008. Os prefeitos são obrigados por lei a prestar contas mensalmente e uma prestação de contas anual.
Os prefeito podem prestar contas ao TCE de duas maneiras, uma documental e outra eletrônica. Muitos alegam que a prestação de contas eletrônica, é dificultada pelo fato de que em muitas cidades não há acesso a internet para que os dados sejam encaminhados ao TCE.
O Tribunal de Contas prometeu há algumas semanas mais rigorosidade na punição dos prefeitos que não prestarem contas. Em alguns casos como São João da Serra está em atraso a prestação de contas documental de 2008 e 2009.
Há casos de pequenos atrasos como a Prefeitura de Assunção do Piauí que deve a prestação de contas do mês de fevereiro.
Estão em dia com o TCE somente as seguintes prefeituras: Antônio Almeida, Altos, Alvorada do Gurguéia, Angical do Piauí, Barra do Alcântara, Batalha, Bela Vista do Piauí, Belém do Piauí, Beneditinos, Betânia do Piauí, Bocaina, Bom Principio do Piauí, Bonfim do Piauí, Brejo do Piauí, Buriti dos Montes, Cajazeiras, Campo Maior, Capitão de Campos, Caridade do Piauí, Castelo do Piauí, Caxingó, Coivaras, Conceição do Canindé, Elesbão Veloso, Floriano, Fronteiras, Hugo Napoleão, Ipiranga do Piauí, Jatobá, Lagoa do Barro, Lagoa do Sitio, Lagoinha, Massapé do Piauí, Milton Brandão, Monsenhor Gil, Monsenhor Hipólito, Morro do Chapéu, Murici dos Portelas, Nazaré do Piauí, Nazaria, Nova Santa Rita, Pajeú, Palmeira do Piauí, Picos, Porto Alegre do Piauí, Redenção do Gurguéia, Ribeiro Gonçalves, Santa Cruz do Piauí, Santa Rosa do Piauí, Santo Inácio, São João da Fronteira, São João da Varjota, São João do Arraial, São José do Peixe, São José do Piauí, São Miguel do Tapuio, São Pedro, Sigefredo Pacheco, Sussuapara, Simplício Mendes, Tamboril, Tanque do Piauí, Teresina, Valença e Vila Nova.
Com informações do Diário do Povo

sexta-feira, maio 08, 2009

TRE do Piauí abre 42 vagas para técnico e analista judiciário

Nenhum comentário:
O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE/PI) abriu nova seleção para técnicos e analistas judiciários. Serão oferecidas 42 oportunidades, além de cadastro reserva.
Do total de vagas, seis são reservadas a portadores de necessidades especiais. Clique aqui para conferir o edital de abertura.
O concurso será organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC). De acordo com o edital de abertura, a remuneração varia de R$ 3.993,09 a R$ 6.551,52, para jornada de 40 horas semanais.
Quem tem nível médio poderá concorrer ao cargo de técnico, nas áreas administrativas (geral e de contabilidade), de apoio especializado (programação de sistemas) e serviços gerais (artes gráficas e transporte). Já quem possui graduação poderá se inscrever ao cargo de analista, nas especialidades judiciária, administrativa (contabilidade e estatística) e de apoio especializado (análise de sistemas, arquivologia, biblioteconomia, engenharia civil, odontologia e taquigrafia). ChanceAs inscrições estarão abertas dos dias 18 de maio a 16 de junho, exclusivamente pelo site http://www.concursosfcc.com.br/.
A taxa de participação varia de R$ 66,37 para nível médio e R$ 81,37 para nível superior. Todos os candidatos inscritos passarão por provas objetivas de múltipla escolha.
Candidatos com graduação passarão também por avaliação discursiva e aqueles que concorrem a cargos específicos serão submetidos a provas práticas. A primeira etapa será aplicada no dia 2 de agosto, na cidade de Teresina

Clique aqui para conferir outros concursos no Piauí.

Chesf alerta famílias que moram na calha do Parnaíba

Nenhum comentário:
A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) informou que não há certeza de que o Rio Parnaíba inunde a Avenida Maranhão, em Teresina, no sábado, 9, e no domingo, 10, quando o nível das águas subir. Porém, famílias que moram dentro da calha do rio, devem deixar suas casas, recomendou o gerente regional de Operação Oeste da companhia, engenheiro Aírton Freitas Feitosa.
O maior volume de água chegará a Teresina por volta do meio-dia de sábado e ao meio-dia de domingo, em virtude do aumento da vazão na Barragem de Boa Esperança de 1.600m³ por segundo ocorrido na quarta-feira e para 1.800m³ por segundo na quinta-feira. Na região de Parnaíba as águas só chegam na segunda-feira, dia 10.
Aírton Feitosa disse que a Chesf aumentou a vazão ainda mais, chegando 1.921m³ por segundo às 7 horas desta sexta-feira, 8. Esse volume adicional de água deve chegar a Teresina no início da manhã de segunda-feira, 10 e na região da cidade de Parnaíba na quarta-feira, dia 12. Porém, ele disse que não há motivo para pânico. “O momento é de tranquilidade”, assegurou.
Airton Feitosa ainda disse que só pode haver alteração nessa perspectiva se o Poti voltar a subir e chegar ao nível do dia 4. Às 3 horas daquele dia, segunda-feira foi registrada a maior cota e vazão do histórico do rio, que subiu 14,52m com vazão de 3.658m³ por segundo, mais que a cota recorde de 13,26m registrada em 17 de abril de 1985. Se o Poti voltasse a subir neste fim de semana, poderia dificultar o fluxo normal do Parnaíba, represando considerável volume de água em volta de Teresina. Já na região norte, na cidade de Parnaíba além de depender da vazão do rio Poti, tem outros rios que jogam no Parnaíba, a exemplo do Maratoan, Longá e Pirangi do lado do Piauí e o rio São Bernardo e Santa Rosa do lado do Maranhão o que se torna impossível um diagnóstico preciso.
A previsão é de que continue chovendo no Piauí, pelo menos, até segunda-feira, 11, segundo boletim do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, divulgado pela Chesf. A previsão vale para o Piauí e Maranhão, indicando sol com nebulosidade variável e pancadas de chuva a qualquer hora do dia.
Nenhum comentário:
Redação Jornal da Parnaíba
Fonte: Funasa
Prosseguem abertas até o dia 17 de maio as inscrições para o concurso público da Funasa para provimento de cargos de níveis superior e intermediário do quadro permanente da Fundação. Os aprovados vão substituir os trabalhadores terceirizados que executam atividades que não estão previstas no Decreto 2.271/1997. A inscrição, via internet, deverá ser efetuada no endereço eletrônico da Fundação Cesgranrio.
Será cobrada uma taxa de R$ 45,51 para os cargos de nível superior e de R$ 25,51 para os de nível intermediário. Serão abertas 411 vagas.
A seleção será realizada em duas etapas para os cargos de nível superior. A primeira etapa é constituída de prova objetiva e discursiva, todas de caráter eliminatório e classificatório. A segunda etapa é de Prova de Títulos, de caráter unicamente classificatório. Para os cargos de nível intermediário será realizada uma única etapa, constituída de provas objetivas e discursivas, todas também de caráter eliminatório e classificatório.
As provas serão realizadas nas capitais das unidades da Federação.
As oportunidades para nível superior contemplam 206 vagas, divididas entre os seguintes cargos: Administrador (25), Analista de sistemas (15), Arquiteto (07), Arquivista (01), Auditor (15), Bibliotecário (02), Biólogo (10), Contador (10), Engenheiro (70), Estatístico (05), Farmacêutico bioquímico (30), Geólogo (02), Sanitarista (04) e Técnico em assuntos educacionais (10).
Para os cargos de nível médio serão reservadas 205 vagas para Agente Administrativo (185) e Técnico em Contabilidade (20). A remuneração para nível superior será de R$ 2.222,72, e para nível médio, R$ 1.910,95.

SBT destaca enchentes do Piauí

Nenhum comentário:
Jornal SBT Brasil destaca ao vivo as enchentes de todo Estado do Piaui
O repórter Simplício Júnior da TV Cidade Verde participou novamente ao vivo do noticiário apresentado por Carlos Nascimento. Vale a pena conferir!

O Parnahyba, apesar dos problemas, volta a treinar

Nenhum comentário:
Um dia após a paralisação do grupo de jogadores, que reivindicavam o pagamento dos salários atrasados, a equipe azulina voltou à trabalhar normalmente na tarde de hoje.
A decisão de retornar aos trabalhos se deu em virtude da promessa que a Prefeitura Municipal de Parnaíba fez de repassar a parcela atrasada, do convênio firmado com o Tubarão, até o final da semana.
O treinador Fernando Dourado comandou um treinamento técnico-tático com o campo reduzido, explorando bastante as jogadas de linha de fundo. Os goleiros fizeram um trabalho à parte com o preparador Fábio Aires.
Da Silva, desfalque em Campo Maior, está recuperado e deverá reforçar o time diante do 4 de Julho, domingo do Estádio Mão Santa. Outro atleta a deixar o departamento médico é Aílton, que após um longo período de recuperação, voltou à treinar com bola e poderá estar à disposição do treinador azulino para a última rodada da 1ª Fase, quando o Parnahyba enfrentará o Comercial, em Campo Maior.

Medidas de segurança são adotadas na Barragem de Algodões I

Nenhum comentário:
Uma equipe de engenheiros da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) está na Barragem de Algodões I, na região de Cocal da Estação, no Norte do Piauí.
A equipe realiza intervenções em pontos de risco da estrutura do reservatóro. A presidente da Emgerpi, Lucile Moura, acompanhou, nessa quinta-feira (8), os trabalhos dos técnicos nessa barragem.
As medidas adotadas para a segurança da Barragem de Algodões I incluem preenchimento das infiltrações, que estão localizadas entre o topo da barragem e o muro de concreto; perfurações em pontos precisos para drenar a água e colocação de uma espécie de filtro no fundo do sangradouro para impedir o escoamento de material natural.
“Toda a mão de obra e material necessários estão sendo disponibilizados. O processo não é simples, mas vai solucionar o problema até que as chuvas cessem. É importante que as pessoas procurem ficar calmas”, disse Lucile Moura. Ela acrescenta que também está sendo feito um estudo de reestruturação da barragem, a qual apresenta erros desde sua construção há 10 anos.
Como não há comportas para serem abertas, parte da parede da barragem vai ser quebrada para que a água possa escoar para o rio Pirangir. Assistentes sociais da Emgerpi já estão no local para ajudar na remoção das famílias ribeirinhas, que são conscientizadas da importância desse trabalho para a segurança da barragem e delas também. Também estão no local equipes da Defesa Civil do Estado e do Corpo de Bombeiros.
Nova estrutura
A Geo Projetos e Emgenharia, empresa de consultoria do Rio de Janeiro, foi contratada para realizar a análise de uma nova estrutura para a Barragem Algodões. O representante da empresa, Sidney Reis, que é geotécnico especializado em barragens e solos, conta que este é um momento de reparos que deverão evitar o rompimento da parede. "A partir do segundo semestre, iniciamos os trabalhos mais aprofundados”, diz Sidney, que deverá auxiliar no processo de intervenções que serão feitos no reservatório e no muro da barragem.

Cartão Postal: Lagoa do Portinho volta a encher e alaga bares e restaurantes

Nenhum comentário:
Do: Portal Costa Norte
Por: Vanessa Bandeira
"Quando não é 8 é 80". Lagoa do Portinho está literalmente alagada
Muito se ouvia reclamação com relação à lagoa do Portinho que estava secando, mas agora a realidade é outra, pois em decorrência das chuvas o nível das águas vem aumentando. A lagoa do Portinho está tão cheia que vem chamando a atenção dos turistas. Segundo o gerente de um bar e restaurante, nunca havia presenciado a lagoa cheia daquele jeito.
O nível da água vem aumentando ainda mais e assim alagando os bares. A ponte de madeira que foi construída para dar acesso às águas da lagoa está totalmente coberta. Turistas aproveitam o lado bom da situação e tiram fotos, pois a paisagem é muito bonita. Enquanto isso os comerciantes lamentam muito por se sentirem obrigados a fechar seus bares quando as águas avançam ainda mais.

Turismo: Plano de desenvolvimento será discutido em Parnaíba dia 25

Nenhum comentário:
Grupo interministerial elabora plano de desenvolvimento turístico sustentável para região Meio-Norte
Quem nunca ouviu falar das belezas dos Lençóis Maranhenses, do Delta do Parnaíba ou de Jericoacoara? Esses paraísos preservados e importantes destinos turísticos estão entre os 77 municípios do nordeste maranhense, norte piauiense e noroeste cearense contemplados pelo Plano de Desenvolvimento Sustentável da Região Turística do Meio-Norte.
O plano está sendo elaborado por um Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) composto por 11 ministérios, entre outros órgãos e secretarias, e coordenado pelos ministérios do Turismo (MTur) e da Integração Nacional (MI). O objetivo é oferecer aos municípios um instrumento de articulação de políticas setoriais capaz de promover, e de forma integrada, o desenvolvimento sustentável, valorizando o patrimônio natural, sócio-cultural e a qualidade de vida da população local.
Segundo o representante do MTur, Ricardo Mendes, engenheiro do Departamento de Programas Regionais de Desenvolvimento do Turismo, a região turística do Meio-Norte apresenta grande potencialidade. “Tendo em vista o cenário, o potencial e os benefícios que o turismo pode gerar para a população local, o Ministério do Turismo (MTur) e outros ministérios resolveram elaborar um projeto pioneiro de desenvolvimento regional apoiado na atividade turística.”
No próximo mês serão realizadas consultas públicas nas principais pólos da região como forma de garantir a vontade da população local no planejamento proposto. A idéia é incluir na elaboração do plano órgãos federais, estaduais e, ainda, envolver as 77 administrações municipais e organizações representativas da sociedade.
Para a coordenadora geral de Regionalização do MTur, Ana Clévia Lima, também integrante do GTI, o Plano consolidará ações já desenvolvidas pelo ministério, como a roteirização que resultou no roteiro integrado Rota das Emoções, que engloba os Lençóis Maranhenses, o Delta do Parnaíba e Jericoacoara. “Essa era uma ação já almejada pela população local que o MTur ajudou a concretizar”. De acordo com Ana Clévia, vai ser possível envolver e integrar um número maior de participantes da região no desenvolvimento da atividade turística.
O Plano contempla, além do turismo – segundo o estudo, essencial para o desenvolvimento da região – atividades como a agropecuária, o extrativismo, a pesca e o artesanato rural.
Versão preliminar
A versão preliminar do projeto traz um diagnóstico regional com informações sobre as atividades econômicas desenvolvidas na região e os impactos ambientais; o processo histórico de ocupação da área e os impactos sobre a identidade cultural da região; o contexto fundiário, demográfico e econômico; e, ainda, informações sobre infraestrutura de acesso e serviços e saneamento básico.
Devido as peculiaridades locais, o plano propõe a implementação de um turismo diferenciado na região, baseado em premissas de sustentabilidade e com base comunitária. A finalidade é garantir a conservação ambiental, a manutenção da cultura local, a participação das comunidades nos benefícios advindos da atividade turística, com geração de trabalho e renda. Essa é uma das recomendações da Avaliação Ambiental Estratégica da Costa Norte, encomendada pelo MTur à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e utilizada como subsídio para a elaboração do plano.
A avaliação iniciada em 2006 e finalizada em 2007 pela equipe técnica do Laboratório Interdisciplinar de Meio Ambiente (LIMA/COPPE/UFRJ) contou com investimentos de R$ 720,3 mil, oriundos do PRODETUR NORDESTE II. Segundo Ricardo Mendes, a motivação do MTur foi avaliar a possibilidade do desenvolvimento de uma visão integrada do turismo na região voltada para a adoção de iniciativas de turismo sustentável.
Área de abrangência
O plano será implementado em sete regiões estaduais, sendo três do nordeste maranhense (Lençóis Maranhenses, Delta do Parnaíba e Alto Munim); duas do norte piauiense (Planície Litorânea e Cocais); e duas do noroeste cearense (Litoral Norte e Ibiapaba). A área totaliza 66 mil km², correspondentes a 3,6% da área territorial do Nordeste e a 9% da soma das áreas dos três estados.
Calendário de realização das consultas públicas:
19/05/2009 - Barreirinhas - Quadra Valdyr Soares - Centro
21/05/2009 - Chapadinha - Auditório do CRESU - Centro
23/05/2009 - Esperantina - Ginásio Poliesportivo Dídimo de Castro
25/05/2009 - Parnaíba - Escola Municipal Roland Jacob
27/05/2009 - Camocim - Ginásio Poliesportivo Municipal – cruzeiro
29/05/2009 - Tianguá - Serra Grande Hotel

Litoral passa 22 horas sem energia elétrica e causa morte de paciente no Dirceu

Nenhum comentário:
A cidade de Parnaíba ficou sem energia elétrica desde ontem (dia 7) ás 16 horas só retornando hoje (8), às 13:30 horas. Por conta da falta de energia, um homem que estava internado no Hospital Dirceu Arcoverde morreu, pois segundo informações o gerador de energia do hospital não foi ligado a tempo.
“Ele era de Luís Correia, ex-funcionário da APAE de Parnaíba, e estava há uns 10 dias internado no hospital em Parnaíba, respirando por aparelhos. Ontem, infelizmente, depois que a energia acabou, ele veio a falecer porque os geradores não foram ligados a tempo”, informou o prefeito de Luis Correia, Kim do Caranguejo.
A falta de energia começou na cidade de Piracuruca e atingiu as cidades de Luis Correia, Parnaíba, Buriti dos Lopes, Cocal e Esperantina. A falta de energia foi acompanhada de falta d’água que às 15 horas de hoje (8).
E ainda assim queremos ser sub-sede da Copa do Mundo de 2014.
O apagão
Pergunta para a Cepisa: Pra onde vai a energia gerada na Pedra do Sal?
Pergunta pra Agespisa: Por quê a substação não tem um gerador?
Vários comerciantes de carnes e peixes tiveram que colocar os produtos em caminhões frigorificos para não terem maiores prejuízos. Mas centenas de comerciantes e populares da região já perderam alimentos perecíveis que precisavam ficar na geladeira.
As informações são de que a falta de energia foi causada pela queda de uma torre de alta tensão nas proximidades de Piripiri e a previsão dada pela Cepisa é de que a energia seja restabelecida até o meio-dia desta sexta-feira (8).
Moradores desses municípios reclamam da dificuldade de falar com a Cepisa pelo telefone 0800. A população sofre também com medo dos assaltos e muitos procuraram locais iluminados para se proteger. "Fiquei em um posto de gasolina esperando o tempo passar já que sabia que a cidade ia passar a noite às escuras. Postos de gasolina e outros estabelecimentos que possuem geradores são os únicos pontos com energia na cidade", disse o empresário André Neves.

quinta-feira, maio 07, 2009

Tabuleiros Litorâneos produzirá dendê

Nenhum comentário:
Haverá a implantação de dois projetos de plantio de dendê no estado do Piauí: Toboleiros Litorâneos e Platôs de Guadalupe

Durante reunião com o superintendente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no Piauí, Guilherme Almeida Gonçalves de Oliveira, e empresários do grupo paraense Marborges Agroindústria S.A., o governador Wellington Dias e o vice-governador Wílson Martins acertaram a implantação, inicialmente em caráter experimental, de dois projetos de plantio de dendê nos perímetros Tabuleiros Litorâneos e Platôs de Guadalupe.
Esses dois projetos serão desenvolvidos em áreas de 10 hectares cada e representam o primeiro passo da produção de dendê em larga escala no Piauí, que poderá fabricar o tradicional óleo comestível e também o biocombustível processado a partir da extração do óleo de dendê.
O governador afirmou aos empresários e ao superintendente da Codevasf no Piauí que tem total interesse em apoiar esta iniciativa e acredita que o dendê possa ser produzido no Estado. “No que precisar, contem com o nosso apoio”, declarou Wellington Dias, autorizando a mobilização de uma equipe da Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR) para acompanhar a visita, in loco, da missão empresarial aos perímetros irrigados.
Os representantes do Grupo Marborges Agroindústria S.A., acompanhados de técnicos e autoridades, estarão nos Platôs de Guadalupe e Tabuleiros Litorâneos nesta quinta e sexta-feira (7e 8).
Profissionais da Embrapa Meio-Norte, do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e da Codevasf também estão envolvidos com o processo de implantação da cultura do dendê no Piauí e acompanharão os empresários nessas visitas de campo.
Segundo Guilherme Oliveira, caso o experimento seja bem sucedido, o projeto de produção será implantado em área de 2.500 hectares, num dos dois perímetros. O superintendente da Codevasf acrescentou que tanto o óleo comestível quanto o biocombustível de dendê têm grande viabilidade econômica no mercado interno e em nível de exportação. Ele informou que ambos os subprodutos têm alto valor agregado e podem representar importante base econômica agroindustrial no futuro, contribuindo decisivamente para o processo de desenvolvimento do Estado.
A ideia, consensualmente discutida durante a reunião, realizada nessa quarta-feira (6), no Salão Azul do Palácio de Karnak, é adotar o modelo produtivo baseado no funcionamento de uma empresa âncora - no caso a Marborges Agroindústria S.A. Essa âncora, portanto, se associaria a pequenas empresas agroindustriais ou pequenos irrigantes, de modo a ampliar as possibilidades de geração de emprego e renda em torno da cultura do dendê.
Primeiro lugar
O óleo comestível de dendê é derivado da palma, fruto produzido pelo dendezeiro, que é uma espécie de palmeira de grande porte, de origem africana, apresentando seu melhor desenvolvimento em regiões tropicais, com clima quente e úmido, precipitação pluviométrica elevada e bem distribuída ao longo do ano.
Atualmente, o óleo de dendê ocupa o primeiro lugar na produção mundial de óleos. Sendo também o primeiro óleo vegetal em volume comercializado no mercado mundial, o óleo de palma serve de importante suporte a dois grandes setores: a indústria alimentícia e a oleoquímica. O óleo vegetal a partir da palma é ainda um dos mercados agroindustriais nacionais que tem apresentado maior crescimento nos últimos anos. É uma cultura perene, pois continua produzindo por mais de 30 anos consecutivos.
Fonte: Ccom

Tragédia: garoto morre afogado em barreiro no São Vicente de Paula

Nenhum comentário:
Um menino com idade aproximada de treze anos desapareceu no início da tarde desta quinta-feira em um lago dentro dos barreiros no bairro São Vicente de Paula, zona oeste de Parnaíba.
O barreiro se formou por conta de anos e anos de retirada de areia amarela para construção. Com as constantes chuvas ocorridas neste ano, o barreiro encheu e moradores da região brincam de banhar no local.
Como o local é abandonado e com muitas árvores ao redor, as crianças banham despidas e pulam de cima do barrando de uma altura que chega até 6 metros. O local também serve para jogar lixo no verão e com a quantidade de água agora existente, não se pode saber o que tem debaixo.
Um vizinho conhecido apenas pelo nome de Edílson encontrou um calção e uma cueca abandonados. Enquanto os boatos aumentavam na região o Corpo de Bombeiros fazia muitas buscas na área, mas não encontrou nada.
Os moradores vizinhos se aglomeravam para observar o local. O suposto afogamento só pode ser comprovado dentro das próximas 24 horas.
Com informações e foto de Daniel Santos do Portal Costa Norte

Alerta geral: Shesf libera águas que devem atingir Parnaíba na segunda (10)

Nenhum comentário:

Além das águas do Poti, Maratoan, Longá e outros, agora chegou a vez do Rio Parnaíba voltar a subir. Águas chegam em Parnaíba segunda-feira.
Está previsto que sábado, 9, ao meio dia, o rio Parnaíba vai transbordar em algumas áreas da avenida Maranhão, no centro de Teresina. Em Parnaíba está previsto a chegada dessas águas somente na segunda-feira (10), tempo suficiente para as providências da Defesa Civil Local
Com a redução da vazão do rio Poti a Chesf passou a liberar as águas da barragem de Boa Esperança, que já está na sua capacidade máxima.
A informação é da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) que admite que a vazão na hidroelétrica de Boa Esperança vai aumentar de 1.100m/s para 1.800m/s ao meio dia de hoje, 7. O volume de água em Boa Esperança registra 99,58%, segundo a Chesf.

Ex-prefeito de Cocal, Francisco Antônio, é condenado pela Justiça Federal

Nenhum comentário:
Não prestou conta conta de recursos federais e foi julgado por improbidade administrativa.
O Ministério Público Federal conseguiu na Justiça a condenação do ex-prefeito do município de Cocal do Piauí, Francisco Antônio de Morais Fontenele.
A ação civil por improbidade administrativa foi proposta em 2005 pelo MPF, através do procurador da República Marco Túlio Lustosa Caminha, em face da não prestação de contas do Convênio 40.979/98 celebrado entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a Prefeitura de Cocal. O convênio tinha por objetivo garantir, supletivamente, a manutenção de escolas públicas que atendessem mais de 20 alunos do ensino fundamental.
O fato do ex-prefeito do município não prestar contas dos recursos federais transferidos constitui segundo o art. 11, VI, da Lei nº 8.429/92, ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade e lealdade às instituições.
Com base nesse fato, o juiz federal Régis de Souza Araújo, da 3ª Vara Federal, determinou a suspensão dos direitos políticos por três anos; o pagamento de multa civil no valor de duas vezes a remuneração percebida enquanto prefeito municipal e a proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais e creditícios por três anos.
Fonte: cidadeverde.com

Banco do Brasil abre vagas para o cargo de Escriturário

Nenhum comentário:
O BANCO DO BRASIL S.A. torna pública a realização de seleção externa regional para formação de cadastro de reserva para provimento de vagas, no nível inicial da Carreira Administrativa, no cargo de Escriturário, em Agências, Plataformas de Suporte Operacional e Centros de Serviços de Suporte Operacional situados nos estados do Acre, do Amapá, do Amazonas, do Maranhão, de Pernambuco, de Rondônia e de Roraima e nas cidades de Afuá/PA, de Almeirim/PA e de Monte Dourado/PA. Veja o dital n°1 - Abertura
A inscrição poderá ser realizada no endereço eletrônico www.cespe.unb.br/concursos/bb12009, solicitada no período entre 10 horas do dia 4 de maio de 2009 e 15 horas do dia 24 de maio de 2009, observado o horário oficial de Brasília/DF.
Para os candidatos que não dispuserem de acesso à Internet, o CESPE/UnB disponibilizará locais com acesso à Internet, em diversos locais (veja relação no edital).
As provas objetivas serão realizadas, simultaneamente, nas cidades de Rio Branco/AC, Cruzeiro do Sul/AC, Tarauacá/AC, Manaus/AM, Parintins/AM, São Gabriel da Cachoeira/AM, Tefé/AM, Tabatinga/AM, Humaitá/AM, Macapá/AP, São Luís/MA, Pinheiro/MA, Bacabal/MA, Imperatriz/MA, Balsas/MA, Presidente Dutra/MA, Caxias/MA, Chapadinha/MA, Recife/PE, Goiana/PE, Jaboatão dos Guararapes/PE, Vitória de Santo Antão/PE, Santa Cruz do Capibaribe/PE, Caruaru/PE, Garanhuns/PE, Palmares/PE, Serra Talhada/PE, Petrolina/PE, Porto Velho/RO, Ji-Paraná/RO, Vilhena/RO e Boa Vista/RR.
Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados na Internet, no endereço eletrônico www.cespe.unb.br/concursos/bb12009, a partir das 19 horas da data provável de 23 de junho de 2009.
O prazo de validade da seleção externa esgotar-se-á após um ano a contar da data de publicação de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério exclusivo do BANCO DO BRASIL S.A.

Mande um e-mail deste concurso, basta clicar na figura do envelope abaixo.

Plano de Desenvolvimento da região Meio-Norte

Nenhum comentário:
Uma região que reúne as belezas dos Lençóis Maranhenses, a singularidade do Delta do Parnaíba e a fama de Jericoacoara como uma das mais lindas praias do mundo. O Brasil tem este conteúdo, mas o processo de incorporação deste alto potencial turístico ainda não foi decisivamente aproveitado. Agora, o desenvolvimento turístico sustentável de uma região assim, compreendendo mais de 70 municípios, vai ganhar um plano de desenvolvimento turístico sustentável.
A proposta, coordenada pelos ministérios do Turismo (MTur) e da Integração Nacional (MI) para a Região Turística do Meio-Norte, está sendo elaborada pelo grupo de trabalho .(GTI) integrado por 11 ministérios, com o objetivo de oferecer aos municípios um instrumento de articulação de políticas setoriais para promover o desenvolvimento sustentável, valorizando o patrimônio natural, sócio-cultural e a qualidade de vida da população local.
O plano será implementado em sete regiões estaduais, sendo três do nordeste maranhense (Lençóis Maranhenses, Delta do Parnaíba e Alto Munim); duas do norte piauiense (Planície Litorânea e Cocais); e duas do noroeste cearense (Litoral Norte e Ibiapaba). A área totaliza 66 mil km², correspondentes a 3,6% da área territorial do Nordeste e a 9% da soma das áreas dos três estados.
No próximo mês serão realizadas consultas públicas nas principais pólos da região para integrar vontade da população local no planejamento proposto. A idéia é incluir na elaboração do plano, órgãos federais, estaduais e, ainda, envolver as 77 administrações municipais e organizações representativas da sociedade.
No calendário de audiências públicas, na segunda quinzena de maio, estão programadas as sessões em - Barreirinhas (19), Chapadinha (21), Esperantina (23), Parnaíba (25), Camocim (27) e Tianguá (29).
Para Ana Clévia Lima, coordenadora geral de Regionalização do MTur, o Plano consolidará ações já desenvolvidas pelo MTur, como a roteirização que resultou no roteiro integrado Rota das Emoções, que engloba os Lençóis Maranhenses, o Delta do Parnaíba e Jericoacoara.
O Plano contempla além do turismo – essencial para o desenvolvimento da região – atividades como a agropecuária, o extrativismo, a pesca e o artesanato rural. A versão preliminar tem um diagnóstico regional com informações sobre as atividades econômicas desenvolvidas na região e os impactos ambientais; o processo histórico de ocupação da área e os impactos sobre a identidade cultural da região; o contexto fundiário, demográfico e econômico; e, ainda, informações sobre infraestrutura de acesso e serviços e saneamento básico.

UFPI lança concurso para professor com 139 vagas

Nenhum comentário:
As inscrições estarão abertas entre os dias 11 e 29 de maio na Universidade Federal
Veja o aviso de edital.
A Universidade Federal do Piauí lançou nesta quarta-feira (6) um novo edital de concurso com 139 vagas para professor com lotação nos campi Ministro Reis Velloso, na cidade de Parnaíba, Senador Helvídio Nunes de Barros, na cidade de Picos e Professora Cinobelina Elvas, na cidade de Bom Jesus.
As inscrições estarão abertas entre os dias 11 e 29 de maio para o cargo de Professor Assistente 1 e para candidatos portadores, no mínimo, da titulação de mestre. Na área de Libras o concurso será para o cargo de Professor Auxiliar 1, para candidatos portadores de certificado de especialização.
O candidato deverá realizar sua inscrição em uma única Área, no protocolo geral da UFPI, situado no bloco SG-7 do Campus Ministro Petrônio Portella, no bairro Ininga, em Teresina – PI, CEP 64.049-550, de segunda a sexta-feira, nos horários de 08:30 às 12:00 e 14:00 às 17:30 horas. Também podem ser feitas inscrições por procuração ou por via postal, conforme normas previstas no Edital.
O Edital completo, contendo as áreas, a titulação mínima exigida e o perfil dos candidatos pode ser consultado no Diário Oficial da União N° 80, de 29 de abril de 2009, Seção 3, p. 39-40 e sua Retificação no Diário Oficial da União Nº 84, de 6 de maio de 2009, Seção 3, p. 39-40.
Fonte: UFPI

Enchente impede chegada de ajuda a desabrigados no Piauí

Nenhum comentário:
Subiu para 25 os municípios em estado de calamidade no Estado e três cidades estão ilhadas pelas chuvas
O volume excessivo de água nos rios do Piauí está impedindo a chegada de mantimentos, como comida e remédio, e de materiais, como colchão e roupa, aos desabrigados que já somam 50 mil no Estado. Os principais afetados por uma das maiores enchentes da história estão no interior. Subiu para 25 os municípios em estado de calamidade.
Em Esperantina, cidade com o maior número de desabrigados, a 200 km de Teresina, o quadro é desesperador. Na quarta-feira, 7, a rodovia que leva ao município foi encoberta pelas águas da chuva que fizeram o volume do Rio Longa subir mais de 9 metros. A chuva que havia dado trégua desde segunda-feira voltou a cair no interior. A preocupação agora é com as cidades pequenas, uma vez que na capital os trabalhos têm sido intensivos e o volume dos rios baixou.
Segundo a Defesa Civil, das 9.949 famílias que tiveram de deixar suas casas, 2.505 são da capital. O restante está no interior, onde o acesso está prejudicado por causa das condições ruins de rodovias estaduais, com buracos e pontos intrafegáveis. Subiram para três as cidades ilhadas.
Esperantina, com 35 mil habitantes, é o pior retrato da tragédia. A reportagem do Estado foi até o local na quarta e constatou que metade da cidade está submersa. São quase 2 mil pessoas que tiveram de deixar suas casas e estão amontoadas em 50 abrigos, onde falta de tudo. Ao todo 46 famílias tiveram casas arrastadas pelas águas e 92 estão ilhadas na zona rural, sem água potável. Ao contrário das cidades do interior, em Teresina as águas do Rio Poti chegaram a baixar 1,2 metro ontem e algumas vias começaram a ser reabertas. O governador Wellington Dias (PT) determinou que as aulas nas escolas estaduais fossem retomadas no Estado. Boa parte delas, porém, está ou alagada ou servindo de abrigo. Em Esperantina, por exemplo, as aulas devem continuar suspensas.

Uespi abre seletivo para professor temporário com 30 vagas

Nenhum comentário:
A Universidade Estadual do Piauí (Uespi), por meio da Comissão Permanente de Concurso Público, divulgou edital, nesta quarta-feira (6), abrindo inscrições, nos dias 11 e 12 de maio, para o preenchimento de 30 vagas de professor do quadro temporário, por meio de seleção simplificada. O seletivo será feito em duas etapas: prova de títulos e entrevista com os candidatos. As vagas contemplam os cursos de Medicina, Engenharia Civil, Direito, Química, Pedagogia, Letras/Português, Matemática, Geografia, Administração e Filosofia.
Confira Edital
O prazo da validade da seleção será de um ano, podendo ser renovado por igual período, contado a partir da divulgação do resultado final, previsto para o dia 19 de maio deste ano. Os salários variam de R$ 708,00 a R$ 3,4 mil, conforme a formação acadêmica.
Para se inscrever, o candidato precisa apresentar ficha de inscrição; comprovante da taxa de inscrição paga no Banco do Brasil, Agência 3791-5, Conta Nº 7286-9 em nome da Fuespi, no valor de R$ 20,00, não sendo aceito comprovante de entrega do envelope; cópia da Identidade e do CPF; cópia do título de graduação (diploma ou certidão) na área a ser selecionada, especialização (certificado), mestrado ou doutorado (ata/histórico ou diploma) na área ou área afim; cópia do Título e do comprovante de votação da última eleição; curriculum vitae atualizado e comprovado com cópias autenticadas por cartório ou mesa responsável pela inscrição, mediante a apresentação dos originais.

Aeroporto Dr. João Silva Filho, de Parnaíba, fará parte da rota regional de aviação

Nenhum comentário:

O secretário de Turismo do Piauí, Sílvio Leite, participou, nessa quarta-feira (6), na Câmara dos Deputados, em Brasília, de uma reunião com a bancada nordestina e o superintendente da Sudene, Paulo Fontana. Na pauta, entre outros assuntos que buscam o desenvolvimento da região, foi discutida a criação de uma aviação regional para atender a demanda turística dos estados di Nordeste. De acordo com Sílvio Leite, a entrada de companhias como a Azul e a Trip dariam um reforço na chegada dos turistas em destinos como o litoral do Piauí. “Ouvimos do superintendente da Sudene que a aviação regional será uma realidade, a Trip e a Azul linhas aéreas farão voos para Salvador, Maceió, Parnaíba, São Luís, Fortaleza e Belém”, disse.



A reunião ministrada pelo presidente da bancada nordestina, Zezéu Ribeiro (PT-BA), faz parte de mais uma ação visando uma maior integração entre seus polos turísticos e econômicos. No Nordeste, as poucas opções de horários entre suas principais cidades, voos longos, preço elevado das passagens e a falta de infraestrutura nos aeroportos tornaram-se entraves para o turismo e para o desenvolvimento industrial e comercial da região.



Sílvio Leite informa ainda que a Sudene vai garantir junto ao ministro Nelson Jobim que o trabalho de implantação de um transporte aéreo regional não será atrapalhado pelas grandes companhias. A partir daí, as empresas de aviação regional terão segurança para ampliar os voos no Nordeste. A previsão de início dos voos é para setembro.



Paulo Fontana disse que já se reuniu com as empresas aéreas e que a Azul e a Trip já apresentaram suas propostas. Além de oferecer o crédito, a autarquia vai negociar com os governos estaduais a redução de Impostos sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), incidente no querosene da aviação, para incentivar as novas companhias aéreas. Há ainda a proposta para isentar 75% do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica, benefício que qualquer indústria recebe ao se instalar no Nordeste.



Segundo Paulo Fontana, "em alguns meses, uma nova frota deverá estar em pleno funcionamento. O prazo vai depender das encomendas junto à Embraer".


Jornal da Parnaíba

Conselho das Zonas de Processamento de Exportação será instalado nesta quinta-feira

Nenhum comentário:
Será instalado nesta quinta-feira (7), no Ministério do Desenvolvimento, indústria e Comércio Exterior (MDIC), às 14h, o Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE).
Foram convidados para a reunião de instalação todos os ministros que integram o Conselho. O CZPE é um órgão colegiado presidido pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, e composto pelos ministros da Fazenda, Guido Mantega; do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernado; da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima; do Meio Ambiente, Carlos Minc; e a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.
Dentre as competências do conselho está a análise das propostas de criação das Zonas de Processamento de Exportação (ZPE); análise e aprovação dos projetos industriais, inclusive os de expansão de planta inicialmente instalada; definição da política superior das ZPE; autorização de instalação de empresas nesses locais e estabelecimento de mecanismos de monitoramento do impacto, na indústria nacional, da aplicação do regime de ZPE.
Atualmente, existem 16 pedidos de ZPE protocolados no MDIC, sendo seis de relocalização de zonas de processamento já existentes. Os pedidos de criação são de Assú (RN); Macapá/Santana (AP); Murici (AL); Bacabeira (MA), Boa Vista (RR); Eliseu Martins (PI); Praia Grande (SP); Aracruz (ES); Bataguassu (MS) e Uberaba (MG). Os pedidos de relocalização são de Maracanaú para o Porto de Pecém (CE); Macaíba para São Gonçalo do Amarante (RN); de Itaguaí para Duque de Caxias (RJ); de Nossa Senhora do Socorro para Barra dos Coqueiros (SE) e de Vila Velha (ES) e Parnaíba (PI) para locais situados nos mesmos municípios.

quarta-feira, maio 06, 2009

“"Sua Nota" não é pago por falta de prestação de contas da FFP”, diz presidente da Fundesp

Nenhum comentário:
Depois das declarações do Diretor de Patrimônio do Parnahyba Sport Club, de que não iria mais receber os ingresso do “Sua nota é um show de bola”, patrocinado pelo Governo do Estado do Piauí, outros clubes que participam do campeonato piauiense também passaram a fazer a mesma reclamação, a exemplo dos clubes de Campo Maior, Caiçara e Comercial.
O deputado Paulo Martins (PT-PI) solicitou uma audiência com o presidente da Fundação de Esportes do Piauí (FUNDESPI), Vicente Sobrinho, para saber os motivos que levaram o governo do estado a não repassar os recursos para os clubes.
Segundo informou o deputado Paulo Martins, “o repasse de R$ 6 mil referente à troca de notas fiscais em cada partida não foi enviado por ausência das prestações de contas por parte da Federação de Futebol do Piauí - FFP ao programa em 2007 e 2008”, disse.
O presidente da Fundesp, Vicente Sobrinho, anunciou nesta quarta-feira (6) que se reunirá com representantes da Federação para discutir o assunto, mas confirmou que a Secretaria de Fazenda liberou, ainda na semana passada, R$ 500 mil para repassar aos clubes.

Caos!!! Economia em torno do Rio Igaraçu paralisam atividades

Nenhum comentário:
Barres, restaurantes, clubes e empresas que funcionam às margens do Rio Igaraçu estão paralisando suas atividades.
O Rio Igaraçu, um dos efluentes do Rio Parnaíba e que margeia a cidade de Parnaíba, ameaça transbordar fazendo com que os bares, restaurantes e clubes que funcionam em torno dele comecem a fechar.
Os prejuízos para esses proprietários de empresas, principalmente os localizados na Avenida Nações Unidas, a conhecida Beira Rio, são incalculáveis.
A Beira Rio funciona como ponto de encontro dos jovens e turistas que visitam o litoral, em especial nas noites de sexta-feira.
Flagramos no final desta tarde (07) o restaurante Caranguejo Expresso retirando tudo de dentro do estabelecimento para levar para um local seguro. A associação dos Pescadores do Bairro do Carmo (foto) já está fechada.
O Rios Restaurante também foi invadido pelas águas. Outro que parou suas atividades foi a AGREVE (Agremiação dos servidores da Vegeflora). As águas do Igaraçu já chegaram à porta da Capitania dos Portos do Piauí.

A Rua Quetinha Pires, que vai até a Beira Rio, onde funciona diversos bares está totalmente alagada.
Se não fosse a mureta de proteção construída para proteger a cidade, os bairros que ficam próximo ao rio já estariam todos dentro d’água. Do lado da Ilha Grande de Santa Isabel, como não tem mureta de proteção o rio já fez muitos alagados, povoados inteiros.
Uma tragédia pode acontecer a qualquer momento se a mureta de proteção a cidade romper e percebemos que tem fissuras em diversssos pontos.

Buriti dos Lopes decreta estado de emergência. Povoados estão submersos

Nenhum comentário:
O município de Buriti dos Lopes (a 302 km ao norte de Teresina) enfrenta sérios problemas em decorrência das cheias provocadas pelos rios Parnaíba e Longá que não para de subir.
Grande número de famílias de algumas Localidades como Barra do Longá ( foto), Passagem das Canoas, Coroa de São Remígio, Volta do Longá e Lombada já estão se retirando de suas moradias em busca de locais mais seguros. O Secretário de Infraestrutura do município, Theovésio Duarte, já disponibilizou toda sua equipe na intensificação das ações de apoio às famílias alagadas.
A Capitania dos Portos do Piauí, sediada em Parnaíba, já disponibilizou lancha e pessoal para ajudar no resgate de desabrigados, outros órgãos também estão colaborando, além de voluntários.
A prefeita, Francisca Ivana Aguiar Santos, já decretou estado de emergência e visita as comunidades atingidas. Ela também participou do encontro com o Presidente Lula ontem (05) em Teresina.

Perigo na estrada: Dnit monitora rodovias piauienses com ajuda da PRF

Nenhum comentário:
O Dnit e a PRF estão fazendo um levantamento sobre os danos nas estradas do Estado
O Dnit-PI (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes) iniciou um levantamento de danos nas estradas federais em todo o Estado. O mesmo está sendo feito pelo DER-PI (Departamento de Estradas e Rodagens do Piauí) e pela Secretaria Estadual de Transportes.
O relatório ainda não foi fechado. Mas o diretor do Dnit-PI, Sebastião Ribeiro Braga, informou que os principais rodovias estão sendo monitoradas com a ajuda da Polícia Rodoviária Federal e estão sendo recuperadas.
Segundo Sebastião Ribeiro Braga, informou que os pontos de estrangulamentos informados nas BRs-316, 343 e 402. O trecho BR-316 entre Teresina e Valença foi cortado, mas o Dnit, informou Sebastião, já providenciou um desvio para dar condições de tráfego a rodovia.
A rodovia BR- 402, que liga o Piauí ao Ceará, por Camurupim, no litoral do Estado, foi cortada no estado do Ceará. Sebastião Braga informou que uma equipe do Dnit do Piauí foi fazer o levantamento e dar uma solução para o problema.
A BR-343, que liga a capital ao litoral, foi cortada em dois pontos, mas o diretor do Dnit afirmou que não tem problemas de trafego, precisa apenas ter atenção ao dirigir em estradas que foram lavadas pelas águas.
"Estamos orientando que os motoristas tenham cuidado ao trafegar por rodovias que foram lavadas pelas águas, porque abrem buracos. Estamos identificando problemas isolados", comentou o diretor do Dnit.