Uma equipe de engenheiros da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) está na Barragem de Algodões I, na região de Cocal da Estação, no Norte do Piauí.A equipe realiza intervenções em pontos de risco da estrutura do reservatóro. A presidente da Emgerpi, Lucile Moura, acompanhou, nessa quinta-feira (8), os trabalhos dos técnicos nessa barragem.
As medidas adotadas para a segurança da Barragem de Algodões I incluem preenchimento das infiltrações, que estão localizadas entre o topo da barragem e o muro de concreto; perfurações em pontos precisos para drenar a água e colocação de uma espécie de filtro no fundo do sangradouro para impedir o escoamento de material natural.
“Toda a mão de obra e material necessários estão sendo disponibilizados. O processo não é
simples, mas vai solucionar o problema até que as chuvas cessem. É importante que as pessoas procurem ficar calmas”, disse Lucile Moura. Ela acrescenta que também está sendo feito um estudo de reestruturação da barragem, a qual apresenta erros desde sua construção há 10 anos.Como não há comportas para serem abertas, parte da parede da barragem vai ser quebrada para que a água possa escoar para o rio Pirangir. Assistentes sociais da Emgerpi já estão no local para ajudar na remoção das famílias ribeirinhas, que são conscientizadas da importância desse trabalho para a segurança da barragem e delas também. Também estão no local equipes da Defesa Civil do Estado e do Corpo de Bombeiros.
Nova estrutura
A Geo Projetos e Emgenharia, empresa de consultoria do Rio de Janeiro, foi contratada para realizar a análise de uma nova estrutura para a Barragem Algodões. O representante da empresa, Sidney Reis, que é geotécnico especializado em barragens e solos, conta que este é um momento de reparos que deverão evitar o rompimento da parede. "A partir do segundo semestre, iniciamos os trabalhos mais aprofundados”, diz Sidney, que deverá auxiliar no processo de intervenções que serão feitos no reservatório e no muro da barragem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário