sábado, maio 09, 2009

Parede da Barragem Algodões I, em Cocal, será perfurada para evitar tragédia

Preenchimento de infiltrações e perfurações na parede de concreto são algumas das intervenções planejadas na Barragem Algodões I, construída há quase uma década na zona rural do município de Cocal. A população que mora nas imediações do reservatório foi quem primeiro alertou para o risco de uma tragédia de proporções inimagináveis. A deterioração do muro de contenção da barragem somada ao volume crescente de água acumulada formava uma mistura assustadora.
Os riscos eram reais. Tanto que uma equipe de engenheiros da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) se deslocou até a área para analisar a situação. No local, constataram ser necessário “realizar intervenções em pontos de risco da estrutura do reservatório a fim de evitar um possível rompimento”.
Os engenheiros decidiram adotar medidas paliativas. A idéia é garantir a segurança da barragem até o final do período chuvoso. Entre as intervenções estão: o preenchimento das infiltrações localizadas entre o topo da barragem e o muro de concreto; perfurações em pontos precisos para drenar a água; e a colocação de uma espécie de filtro invertido no fundo do sangradouro da barragem, para impedir o escoamento de material natural (troncos, mato) para o muro do sangradouro. Lucile Moura, presidente da Emgerpi, declarou, no site oficial da empresa, que o “processo não é simples, mas vai solucionar o problema até que as chuvas cessem”. E pediu calma à população: “É importante que as pessoas procurem ficar calmas.” A Emgerpi também já contratou uma empresa de consultoria do Rio de Janeiro. A Geo Projetos e Emgenharia tem a missão de projetar uma nova estrutura para a Barragem Algodões I. Sidney Reis, representante da empresa, diz que a prioridade agora é evitar o rompimento da parede. “Só a partir do segundo semestre, iniciaremos os trabalhos mais aprofundados”, informa.
Fonte: Portal AZ

Nenhum comentário: