
Um caminhão da Defesa Civil ficou atolado e dois tratores que foram levados para rebocá-lo também estavam presos até meio-dia deste dia sete, num trecho de muita lama na localidade Alto do Batista, que está isolada, a exemplo das comunidades Céu, Alto do Moreno, Roça Velha, entre outros, de onde a maior parte da população já foi removida para locais seguros. Estão listados entre as áreas afetadas o Bairro São José, Vazantinha, Barro Vermelho, Rebentão, Cantagalo e Bairro Piauí. Neste último, o alagamento tem sido provocado por águas das chuvas.
O prefeito de Parnaíba, José Hamilton Castelo Branco, disse que o atendimento às famílias flageladas é uma prioridade do município. Ele vem determinando pessoalmente as principais providências, além de monitorar os resultados, diariamente.
O risco de mais alagamentos fez a Prefeitura esvaziar o Ginásio do Cras do Bairro Mendonça Clark, que fica a menos de 10 metros do dique de proteção do Rio Igaraçu. As famílias que estavam ali foram conduzidas para um dos seguintes locais: Prédio onde funcionou uma distribuidora de bebidas, na Rua Ademar Neves, Ginásio do Bairro São Vicente de Paulo, Ginásio do Conjunto Joaz Sousa e Parque de Exposições Francisco Borges dos Santos.
As ações de resgates vêm sendo feitas com a utilização de caminhões e barcos. Em muitos casos os dois tipos de transportes foram e ainda são utilizados, como no Cantagalo e no Alto do Batista, em que parte do percurso só pode ser feito de barco e a outra de caminhão, segundo relatou o primeiro sargento Francisco de Assis Costa, do Corpo de Bombeiros. Ele disse que estão em atuação 21 bombeiros e 10 atiradores destacados pelo Tiro de Guerra 10012, de Parnaíba. O diretor do Departamento Municipal de Limpeza Pública, Hamilton Pires que também está trabalhado na remoção de famílias, com a utilização de quatro caminhões e dois tratores confirmou a realização de complicadas operações para retirar famílias de locais quase inacessíveis. Muitas estradas vicinais estão encobertas de água, não sendo possível sequer imaginar onde ficavam as bitolas.
Para a Secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Valéria de Carvalho Castelo Branco, a parceria com o Corpo de Bombeiros e a Marinha tem sido fundamental para as ações de resgate em locais ilhados, devido à utilização de suas embarcações.
É também com a ajuda de transportes aquáticos e terrestres que a Defesa Civil tem levado mantimentos para famílias que estão em locais altos, porém ilhados pelas águas dos rios Parnaíba e Igaraçu.
Fonte: Secom.
Nenhum comentário:
Postar um comentário