
O maior volume de água chegará a Teresina por volta do meio-dia de sábado e ao meio-dia de domingo, em virtude do aumento da vazão na Barragem de Boa Esperança de 1.600m³ por segundo ocorrido na quarta-feira e para 1.800m³ por segundo na quinta-feira. Na região de Parnaíba as águas só chegam na segunda-feira, dia 10.
Aírton Feitosa disse que a Chesf aumentou a vazão ainda mais, chegando 1.921m³ por segundo às 7 horas desta sexta-feira, 8. Esse volume adicional de água deve chegar a Teresina no início da manhã de segunda-feira, 10 e na região da cidade de Parnaíba na quarta-feira, dia 12. Porém, ele disse que não há motivo para pânico. “O momento é de tranquilidade”, assegurou.
Airton Feitosa ainda disse que só pode haver alteração nessa perspectiva se o Poti voltar a subir e chegar ao nível do dia 4. Às 3 horas daquele dia, segunda-feira foi registrada a maior cota e vazão do histórico do rio, que subiu 14,52m com vazão de 3.658m³ por segundo, mais que a cota recorde de 13,26m registrada em 17 de abril de 1985. Se o Poti voltasse a subir neste fim de semana, poderia dificultar o fluxo normal do Parnaíba, represando considerável volume de água em volta de Teresina. Já na região norte, na cidade de Parnaíba além de depender da vazão do rio Poti, tem outros rios que jogam no Parnaíba, a exemplo do Maratoan, Longá e Pirangi do lado do Piauí e o rio São Bernardo e Santa Rosa do lado do Maranhão o que se torna impossível um diagnóstico preciso.
A previsão é de que continue chovendo no Piauí, pelo menos, até segunda-feira, 11, segundo boletim do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, divulgado pela Chesf. A previsão vale para o Piauí e Maranhão, indicando sol com nebulosidade variável e pancadas de chuva a qualquer hora do dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário