
O enredo apresenta cenas que remetem a nove peças do autor, como um boneco que procura a própria cabeça (Hamlet), uma boneca sensual que se relaciona com o público, provoca Otelo em seu ciúme doentio e manipuladores que jantam os próprios bonecos (sugestão ao famoso banquete de Titus Andrônicus).
A peça, como ressalta o diretor Wanderlei Piras, “é um trabalho autoral sobre os sentimentos que a obra Shakespeareana desperta em todos nós porque fazem parte de nossa essência como seres humanos”. Apesar da grande beleza dos textos do autor e da força de seus versos, a opção por suprimi-los trouxe á tona, de uma forma totalmente imagética, a riqueza humana de suas obras. Aprofundando-se de seus personagens é possível reconhecer seus medos, desejos, paixões; sentimentos que existem em cada um de nós, e que compõem a figura humana. Percebe-se que Shakespeare vai muito além do retrato de uma época: ele disseca o homem em sua essência.
O título da peça já propõe uma provocação: são 100 cenas de Shakespeare ou um espetáculo sem Shakespeare? São releituras, muitas vezes bem humoradas, feitas a partir de impressões de cada um que ajudou a criar essa montagem, e que propõem um ponto de vista muito particular sobre cada texto.
Apropriando-se de diversas técnicas de manipulação, como o bunraku, luz negra e a manipulação direta, como uma montagem feita quase sem palavras, os atores movimentam os bonecos interagindo com eles e também entre si, criando cenas que relem de uma forma não-convencional as estórias do bardo.
100 SSHARESPEARE é produção original do SESI – SP do Projeto Viagem Teatral 2007, e que compõe em 2009, a programação do Projeto Palco Giratório do SESC – Departamento Nacional – RJ, circuito nacional de artes cênica e formação de platéia, começa quando quatro manipuladores saem de quatro caixas e se deparam com 43 bonecos ao seu redor esperando apenas por alguém que lhes dê vida.
A Cia. PIA FRAUS – Do latim, “uma mentira contada com boas intenções”
Da diversidade de formação de seus componentes (teatro, dança, teatro de bonecos e de máscara, circo e artes plásticas) surgiu a linha de trabalho da companhia: desenvolver uma linguagem que aprimorasse dramaticamente cada uma destas áreas e as integrasse, consolidando um repertório com características particulares, buscando a integração dos recursos do teatro de animação aos de outras linguagens. A não - linearidade, o pouco uso da palavra, a força das imagens, a relação boneco/ator são elementos que caracterizam os trabalhos da companhia.
Workshop Gratuito: Introdução à manipulação de bonecos
Os atores da Cia Pia Fraus, ministrarão no dia 24 de maio de 2009 de 08 às 12h e de 14às 18h no SESC Avenida em Parnaíba, um workshop sobre manipulação de bonecos. É uma oportunidade de travar contato com algumas técnicas de manipulação de bonecos a partir da s experiências dos próprios atores no processo de criação do espetáculo “100 SHAKESPEARE”.
O workshop é voltado a atores e interessados em geral, maiores de 15 anos. São 30 vagas e inscrições gratuitas no horário comercial no SESC Avenida.
Mais informações (86) 3315 - 1704
Fonte: SESC Parnaíba
Nenhum comentário:
Postar um comentário