quinta-feira, setembro 05, 2019

Gerente de Navegação do Aeroporto de Parnaíba fala sobre legislação acerca do uso de drones

Gerente de Navegação Aérea do Aeroporto de Parnaíba Prefeito Dr. João Silva Filho, Plínio Marcos Santos
O gerente de Navegação Aérea do Aeroporto de Parnaíba Prefeito Dr. João Silva Filho, Plínio Marcos Santos, usou a tribuna livre da Câmara dos Vereadores em sessão ordinária desta quarta-feira (04), quando teceu importantes informações sobre o uso e regulamentação de drones no espaço aéreo de Parnaíba. A ida de Santos à Casa e Leis foi uma proposição do vereador Carlson Pessoa (Cidadania), em virtude do crescente número de aeronaves não tripuladas no céu da cidade.

O gerente de navegação apresentou resultados de experimentos feitos por meio da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), onde um drone partiu ao meio a asa de um avião em pleno voo. Para que tais objetos sejam usados para fins recreativos ou profissionais, o aparelho precisa ser cadastrado na Anac para a liberação do uso.
Plínio Marcos Santos falou da tribuna do plenário Vereador Arimateia Carvalho
Entre as normas, os drones para fins recreativos podem pesar até 250 gramas, voar até 30 metros de altura em relação a pessoas em solo e não pode operar próximo a aeroportos. Mesmo sendo de uso não profissional, o piloto do drone precisa conhecer a legislação que rege a aviação brasileira e também deve ser utilizado de forma indiscriminada.

André Carvalho, diretor do projeto PHB Drone e que trabalha com imagens aéreas da cidade de Parnaíba há um bom tempo, esteve na sessão e disse que muitos fabricantes já delimitam a altitude e espaço que as pequenas aeronaves não tripuladas podem operar. “Muitos drones já vem com esta especificação, mapeando as áreas proibidas como próximo a aeroportos”, disse.

Por Luzia Paula | Edição: José Wilson / Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: