sábado, fevereiro 22, 2014

Kolping lança novos projetos durante encontro no Sesc Praia

Obra Kolping do Piauí define neste fim de semana as metas de 2014 com um olhar para 2020

A Obra Kolping do Piauí, com atuação no Estado há 39 anos e presente em 97 municípios, está realizando neste fim de semana, em Luís Correia, o Encontro Estadual e a Assembleia Geral Ordinária. O evento está acontecendo no Complexo Turístico Sesc Praia e teve inicio na sexta-feira, dia 21, e termina hoje, (sábado) à noite com um amplo debate sobre as metas da entidade para 2014 que, desta vez, serão definidas com um olhar para 2020.

Estão participando mais de 100 lideranças de municípios piauienses que, além dos debates, vão participar de um momento de lazer no domingo, das 8 horas ao meio-dia, na praia do Barro Preto, em frente ao Sesc Praia.

Segundo o presidente da Obra Kolping no Piauí, Francisco Santana, o plano de ação que será definido no encontro vai tratar da previsão planejada das ações a serem realizadas em 2014.  Ele explicou que algumas delas, já tradicionais, continuam, e outras novas passam a incorporar como objetivo programático, ampliando a inclusão social e promovendo a dignidade da pessoa humana.

“O nosso plano será trabalhado, observando a estratégia de situação desejada no olhar 2020, que será buscado no dia-a-dia através das ações realizadas nos programas Sustentabilidade social e econômica, juventudes, convivência com o semiárido, comunicação e cultura e mística e espiritualidade”, explicou Santana.

O encontro e a assembleia da entidade, segundo o coordenador Estadual da Obra Kolping, Raimundo João da Silva, são espaços democráticos importantes para os debates e definições das ações a serem realizadas em municípios piauienses neste ano. Ele falou que, além da avaliação das ações realizadas em 2013, no encontro haverá a construção de um plano através do qual será trabalhada a sustentabilidade que prevê a constância da articulação das parcerias, das relações institucionais e políticas, bem como o englobamento de toda gestão das ações.

LANÇAMENTO
Durante o Encontro em Luís Correia será lançado o programa “Tocando o Piauí”, que, a partir do mês de março, vai promover a inclusão social de crianças a partir dos 12 anos, adolescentes e adultos através da música.

“O projeto é uma iniciativa sociocultural da Obra kolping do Piauí, em parceria com as Comunidades Kolping; e o acesso é gratuito. Serão realizadas atividades práticas com instrumentos musicais, como teclado e violão”, explicou Raimundo João, coordenador estadual da entidade.

O projeto será implantado inicialmente nos territórios de Simplício Mendes e Oeiras, de Floriano, Pimenteiras e Teresina, de Porto, Esperantina e de Pedro II.

Além disso, no encontro, será anunciada a criação do projeto Casa Nossa, uma iniciativa da Obra Kolping do Piauí que visa garantir a sustentabilidade das Comunidades Kolping, sendo espaços de articulação e de encontros que vão proporcionar as trocas de experiências.

MULHERES
Outra grande novidade do encontro é que a Obra Kolping, neste ano, vai dar um enfoque especial às mulheres, apoiando o segmento no resgate da cidadania, autoestima e empoderamento.

Da redação do Jornal da Parnaíba | Por Bernardo Silva

Nenhum comentário: