Estrada que liga a Lagoa do Portinho a BR-343 (Rodovia Gov. Alberto Silva) |
A principal via de acesso a Lagoa do Portinho, a mais exótica do mundo, cartão postal do Piauí, cantada em verso e prosa pelos parnaibanos, está em péssimas condições de uso.
O blogueiro Jr Catita fotografou neste último final de semana o trecho que liga a BR 343 (Rodovia Governador Alberto Silva) a Lagoa do Portinho em Parnaíba. Há anos a rodovia não é recuperada e até o momento não há solução para o problema.
Na margem da lagoa, do lado de Parnaíba, existe o Centro Recreativo Lagoa do Portinho onde ficam vários bares e restaurantes, além da Pousada Lagoa do Portinho do Sesi.
A Secretaria Estadual do Turismo (SETUR) fez convênio em 2007 junto ao Ministério do Turismo (MTur) para a revitalização da Lagoa do Portinho, mas o convênio nunca saiu do papel. O projeto previa a construção de bares, box para a venda de souvernis, feita toda a instalação elétrica, hidráulica e sanitária, drenagem pluvial, muro de arrimo com 200m de comprimento, estacionamento e um portal de entrada que dará uma nova vida ao local, além da recuperação do trecho do asfalto que liga a lagoa a BR 343. Ao todo seriam investidos R% 1,5 milhão. A obra deveria ser concluída em um ano, ou seja, deveria estar pronta em 2008. Mas tudo não passou de promessas e o que se vê hoje é uma lagoa que agoniza e pede socorro.
Lago do Portinho com dunas ao fundo (Foto: Moraes Brito) |
Principal via de acesso a Lagoa do Portinho |
Poeira no verão e lama no inverno é como está a via de acesso a Lagoa do Portinho |
Buracos e mais buracos na via de acesso a Lagoa do Portinho |
Recuperação da via e revitalização da lagoa ficou só no papel |
Redação: Jornal da Parnaíba
Fotos: Jr. Catita
Nenhum comentário:
Postar um comentário