
Como mecanismo de segurança nas eleições, haverá a identificação do eleitor pela foto e pela impressão digital na seção eleitoral.
O eleitorado destes municípios corresponde a 3% do eleitorado total do Estado que é de 3.119.697 eleitores. Os seis municípios têm um eleitorado de 93.590. A Justiça Eleitoral adotou este novo mecanismo de segurança para evitar fraudes nas votações. Com o voto biométrico nas urnas, o eleitor será reconhecido na seção eleitoral pela digital e pela foto.
A seleção dos municípios que terão voto biométrico foi feita depois de uma reunião da direção do Tribunal Regional Eleitoral. Nestes municípios os eleitores deverão passar por um cadastramento que dura cerca de dez minutos, para coletar a impressão digital e capturar a foto que constará na lista de eleitores da seção.
"O objetivo é aumentar os mecanismos de segurança para evitar qualquer tipo de fraude, como um eleitor votar pelo outro. A urna eletrônica só vai liberar o voto com a impressão digital e o reconhecimento da foto", comentou o diretor do TRE-PI, Roberto Vieira Fortes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário