quarta-feira, maio 13, 2009

O litoral piauiense está perdendo parte do acervo de Carlos Guido

Fonte: O Piagüí
Na praia do Macapá, Luís Correia, encontra-se um acervo de peças de cerâmica que compunham a coleção de um dos maiores incentivadores da cultura piauiense, Carlos Guido, falecido recentemente; hoje, estas peças estão entregues às depredações.
Várias delas, principalmente as mais vistosas, já foram levadas. Segundo informações de moradores e de parentes, no local onde ficam expostas, as peças que restaram estão à venda: o litoral piauiense está perdendo parte do acervo de Carlos Guido.
Os governos, municipal e estadual, poderiam procurar os familiares e intervir em tal negociação, assim, quem sabe, não fosse transformado o espaço que Guido tão bem cultivou durante anos em um Centro de Artesanato do Macapá, ou mesmo num museu, uma escola de cerâmica e de artesanato, aproveitando as esculturas existentes como modelo. As instituições a serem criadas levariam, até, e mais que justo, o nome do artista. No caso de um Centro de Artesanato ou uma Escola, a situação geográfica do povoado ajudaria, visto que nas proximidades de onde se localiza existe uma fonte riquíssima de barro que abastece quase toda a região de Luís Correia, trata-se das margens do rio Cardoso, vastamente conhecido por todos os nativos...
Sim! Aqui é um alerta! Façamos dele um grito, porque nos parece inadmissível continuar com a tradição de nossas peças de valor histórico e cultural rumar para paragens que não as competem; devem elas continuar em seus locais de origem. Agindo assim é que muito em breve o litoral piauiense poderá sobreviver com a exploração não apenas de um turismo voltado para as belezas naturais e suas praias, como também artísticas, por exemplo, o artesanato.

Nenhum comentário: