sexta-feira, fevereiro 17, 2023

Só a Pandemia Parou: Você sabia que Parnaíba é única cidade do Piauí a manter a tradição do desfile das escolas de samba de forma ininterrupta?


Os únicos anos que não ocorreram os desfiles das escolas de samba, foram em  2021 e 2022 por causa da Pandemia.

Parnaíba é a única cidade do Piauí, que ainda mantém [ininterruptamente] a tradição do desfile de escolas de samba na avenida. Num esforço da Prefeitura Municipal de Parnaíba e  de gente que ama o carnaval.

A Saudade do ultimo desfile do carnaval de 2020, ainda encontra-se na mente dos foliões e carnavalescos,

Apenas nos anos de 2021 e 2022, não tivemos desfiles das escolas de samba,  devido a Pandemia.

No ano de 2020 a Campeã foi a Escola de Samba Princesa do Igaraçu, em segundo lugar ficou a Unidos da Ponte e em terceiro lugar a Unidos de São Francisco.
Este ano a Prefeitura Municipal de Parnaíba,  promete mais um desfile fantástico no corredor da folia na Avenida São Sebastião.

De acordo com a programação o desfile das escolas de samba este ano será dia 19/02(domingo) ás 19hs no Balão do João XXIII com Avenida São Sebastião:

Os registros mais antigos sobre o carnaval parnaibano datam de 1931, portanto há 92 anos e foram editados pelo Almanaque da Parnaíba.

Bloco carnavalesco mais antigo de Parnaíba que se tem registro fotográfico. As Bolonezas desfilaram em 1931. O registro é do Almanaque da Parnaíba

“No Almanaque da Parnaíba de 1932, 1934 e 1934, encontramos um registro iconográfico de blocos ou grupos que usavam fantasias iguais. Registrou-se o “Grupo das Bolonezas”, que haviam marcado presença no Carnaval de 1931, de um grupo de crianças “soldadinhos da saúde” que se fantasiaram para o baile infantil do Clube Cassino 24 de Janeiro e de participantes do “Bloco Boa Bela” no ano de 1934. 

Não conseguimos identificar o autor por conta das péssimas condições de conservação do jornal. Encontramos um registro iconográfico do desfile do corso em Parnaíba. Na parte inferior da foto a seguinte inscrição: “Parnaíba – Movimentado domingo de Carnaval” (Almanaque da Parnaíba, 1937, p. 61)" (Mary Angélica Costa Tourinho).

Edição do Jornal da Parnaíba | Por José Wilson

Nenhum comentário: