sábado, janeiro 28, 2023

“Estudante de Jornalismo é encontrada morta após Calourada na UFPI



O Diretório Central dos Estudantes da UFPI confirmou a morte da estudante na manhã deste sábado (28).

Uma estudante do curso de jornalismo, ainda não identificada, foi encontrada morta nas dependências da Universidade Federal do Piauí (UFPI), na zona Leste de Teresina. O Diretório Central dos Estudantes da UFPI (DCE) confirmou a morte da estudante na manhã deste sábado (28).

De acordo com informações preliminares, a vítima teria sido encontrada desacordada por um segurança com marcas de agressões pelo corpo. Ela ainda chegou a ser levada para o Hospital da Primavera, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

A reportagem entrou em contato com o Instituto Médico Legal, que não soube identificar ainda as causas da morte. O 9º Batalhão da Policia Militar esteve no hospital realizando as primeiras diligências acerca do ocorrido.

O Diretório Central dos Estudantes da UFPI (DCE) emitiu uma nota lamentando a morte da estudante. A jovem havia participado de uma calourada organizada pelo DCE na noite dessa sexta-feira (27).

Confira a nota na íntegra:

"O Diretório Central dos Estudantes da UFPI (DCE-UFPI) vem por meio desta nota tornar público a confirmação de falecimento de uma estudante nas dependências da Universidade Federal do Piauí (UFPI) hoje (27). A Direção da atual Comissão Gestora tomou conhecimento por informações nas redes sociais nesta manhã e logo em seguida entrou em contato com a Universidade para confirmação do ocorrido.

No entanto, ainda não há informações sobre identidade da vítima, sobre as circunstâncias do ocorrido ou quaisquer informações que elucidem a causa da morte. As informações iniciais que temos é que hoje, pela manhã, a vitima, estudante de Jornalismo da UFPI, foi encontrada desacordada por um profissional da instituição e, logo em seguida, encaminhada para o hospital. A ocorrência foi feita dentro do Centro onde fica o DCE.

As calouradas que ocorrem no espaço em frente ao DCE  é cedida pelo Diretório para que os estudantes, centros acadêmicos (CAs) e coletivos que compõe a Universidade possam ter uma forma de  integração entre cultura e arte ao ensino, como também autofinanciamento coletivo dos Estudantes para subsidiar projetos estudantis. O debate de segurança na UFPI, embora lamentavelmente tenha chegado a esse ponto, não é novidade para o DCE.

No último ano (2022), nós, junto com os CAs, buscamos fomento de iniciativas que garantissem minimamente segurança dentro do Campus Ministro Petrônio Portela. No final do ano, em debate de semanas, conseguimos uma Comissão para dar início neste ano o atendimento a estudantes que sofrem com assédio na Universidade.

Matéria Relacionada: " Estudante da UFPI foi espancada antes de morrer, diz delegado Baretta

Temos nítido, no entanto, que esse não é o máximo que a Administração Superior possa fazer para sanar a situação que ocorre hoje, sabemos que o debate de segurança na Universidade passa por um debate patrimônio e não de vida dos estudantes, e também que esse debate não acontece só na Universidade, mas no mundo que é cercado por uma super estrutura de violência. O DCE se coloca a disposição para ajudar no que for preciso a família da vítima e também presta solidariedade aos amigos e a todo o corpo estudantil. Nesse momento tão triste, de luto coletivo, nós estamos comprometidos em fazer todos os debates necessários para que nossa Universidade seja segura para todo o corpo estudantil."



Fonte: Lupa1

Nenhum comentário: