sexta-feira, julho 26, 2024

Banda Psirico agita Parnaíba nesta sexta (26) com show gratuito em trio elétrico

Nenhum comentário:

O percurso sai do balão do bairro João XXIII e desce a avenida São Sebastião.

Cantor Márcio Victor, da banda Psirico
A banda Psirico vai animar o festival Delta Férias, nesta sexta-feira (26), em Parnaíba, litoral do Piauí. O grupo The Blacks e a cantora Camila Portela também se apresentam no evento, que terá início às 22h.

Os shows serão realizados em um trio elétrico, com percurso que sai do balão do bairro João XXIII e desce a avenida São Sebastião.

O festival Delta Férias foi idealizado em 2017 pelo prefeito Mão Santa, e reúne esporte, atrações culturais e shows musicais em Parnaíba. A deputada Gracinha Mão Santa também tem destinado recursos para o evento.

Zé Hamilton fala sobre fim do Grupo Esperança: "percebi que não iria até o fim"

Nenhum comentário:

O candidato a prefeito de Parnaíba Zé Hamilton (PSD) deu entrevista nesta quinta (25) à TV Cidade Verde em que falou sobre o fim do chamado Grupo Esperança, que havia se formado no final do ano passado para unir representantes de diferentes segmentos da oposição à prefeitura de Parnaíba para o lançamento de uma candidatura.

O candidato, que é ex-prefeito de Parnaíba e tenta o quarto mandato, disse que sabia que o grupo "não iria até o fim", mas que não queria ser o responsável pela separação dos participantes. O grupo era composto, inicialmente, por nomes como Dr. Hélio, Florentino Neto, Moraes Souza Filho, dentre outros.

"Eu percebia que esse grupo não iria até o fim. Eu não queria ser o pivô do esfacelamento desse grupo, então eu fiquei e o primeiro que saiu foi exatamente o Dr. Hélio, se anunciando candidato com o apoio do governador, e outros foram saindo, a medida. A política hoje, infelizmente, é de muita pressão, e as pessoas não aguentaram as pressões. Terminou ficou eu e o Ricardo. Eu chamei e disse 'só sobrou nós dois, você quer ser o candidato a prefeito?' Ai ele disse 'não, quero ser o vice, e você prefeito", disse.

O candidato, que teve a candidatura à prefeito homologada no dia 20 junto com o vice, Ricardo Veras, do PRD, também falou sobre a resistência da família à sua candidatura. Ele citou que a família que não gostaria que ele fosse candidato representando o Grupo Esperança, mas que apoia a candidatura independente.

"Com aquele Grupo Esperança eu não seria candidato porque a família não gostaria da participação com aquela composição (...) Na minha família, todos nós estamos juntos, e eu acho que o primeiro passo para se candidatar é ter paz na família. Se você não tiver paz na família, não se candidate não. Eu tenho meu total apoio da família, é verdade que eles gostariam que eu não tivesse mais participando, porque a família quer você mais próximo, e na política, eu quando entro na política e assumo qualquer função pública, eu me dedico totalmente a isso", explicou.

Ele citou que não tem nada contra o governador, mas que também não representa esse grupo, e também não é candidato do grupo da prefeitura, representado pelo prefeito Mão Santa e pela filha, a deputada Gracinha Mão Santa. Ele citou que, dentre os problemas da cidade que quer resolver, estão o da educação.

"Eu vejo o poder publico municipal culpar os professores, eles não são culpados. Como é que eles vão dar aula sem condição nenhuma, não tem material. Se está distribuindo livros e fardamento escolar agora, porque esta tendo uma eleição", criticou.

O candidato também disse que obras de asfaltamento estão sendo feitos sem os devidos acompanhamentos e que isso pode ocasionar problemas de drenagem de águas pluviais.

"Hoje eu vejo em Parnaíba uma guerra entre a prefeitura e o governo do estado para fazer asfalto na cidade, é uma guerra. Agora, quem conhece Parnaíba, sabe que lá tem um lençol freático à flor da pele, e nos sabemos que é uma coisa terrível das águas pluviais, e ai nessa guerra de asfalto, vai ser sem nenhum estudo ou levantamento topográfico, porque quando você asfalta, tem que fazer obras de drenagem para durante o inverno ter asfalto“, disse.

Por Roberto Araújo \ cidadeverde

Mutirão de catarata será realizado em Parnaíba entre 08 a 22 de agosto

Nenhum comentário:

Em Parnaíba, a triagem acontece de 1º a 8 de agosto e as cirurgias, de 14 a 22 de agosto, atendendo pacientes de Buriti dos Lopes, Caxingó, Cajueiro da Praia, Ilha Grande, Luís Correia e Murici dos Portelas.

Pacientes dos municípios de Luzilândia, Cocal e Parnaíba serão beneficiados com o mutirão de catarata no mês de agosto. As triagens iniciam no próximo sábado (27/07), e seguem até o dia 08 de agosto em Parnaíba (PI). As cirurgias serão realizadas no período de 08 a 22 de agosto, beneficiando 3.222 pessoas. A ação é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

Em Cocal a triagem será nos dias 30 e 31 de julho e as cirurgias, dias 11 e 12 de agosto, recebendo pacientes de Cocal dos Alves, Bom Princípio do Piauí e Caraúbas do Piauí. Já em Parnaíba, a triagem acontece de 1º a 8 de agosto e as cirurgias, de 14 a 22 de agosto, atendendo pacientes de Buriti dos Lopes, Caxingó, Cajueiro da Praia, Ilha Grande, Luís Correia e Murici dos Portelas.

“Para ter acesso aos mutirões, as pessoas devem estar inseridas na fila de espera por meio do sistema de regulação estadual, que é feito pelas secretarias municipais de saúde”, afirma o superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo.

O Mutirão de Cirurgias de Catarata vai realizar, no ano de 2024, um total de 28.364 cirurgias e 35.454 consultas, atendendo todos os 224 municípios do estado.

“Todas as regiões de saúde do Piauí serão beneficiadas, permitindo que os moradores dos municípios mais distantes tenham acesso a serviços essenciais”, declarou o Superintendente.

Governo entra com ação para regularização fundiária de Cajueiro da Praia-PI

Nenhum comentário:

Os municípios de Teresina, Parnaíba, Floriano, Guaribas, Colônia do Piauí, Nossa Senhora de Nazaré e Picos passaram por pelo menos duas etapas do processo.

Secretário de Administração, Samuel Nascimento | Divulgação
O Governo do Piauí protocolou uma ação para regularizar a situação fundiária do município de Cajueiro da Praia, localizado no litoral do estado. A medida, desenvolvida pela Secretaria da Administração (Sead), visa identificar áreas pertencentes ao governo e viabilizar o Programa de Regularização Fundiária Urbana Específica (ProUrbe). A ação foi protocolada na terça-feira (23) na Vara de Conflitos Fundiários de Bom Jesus, abrangendo todo o território piauiense.

FINALIDADE

O Procurador do Estado responsável pela ação, Fagner José da Silva Santos, explica que o objetivo principal é identificar e apurar as terras devolutas estaduais dentro da área discriminada de 3.909,5622 hectares. “A discriminatória é para apurar áreas a serem integradas no patrimônio estadual e, em relação aos imóveis urbanos, viabilizar a regularização fundiária via ProUrbe.”

COMPROVAÇÃO DE TITULARIDADE

Conforme a ação, todos os ocupantes devem apresentar documentação comprobatória da titularidade da terra em juízo, por meio da apresentação da matrícula correspondente. Também foi solicitado que os cartórios de registros de imóveis da comarca de Luís Correia suspendam novos registros e matrículas na área discriminada. Além disso, os processos judiciais ou extrajudiciais sobre posse ou domínio de imóveis na região devem ser suspensos. A convocação para apresentação dos títulos de domínio deve ser feita em 60 dias, a partir da segunda publicação no Diário Oficial.

IDENTIFICAÇÃO

O secretário de Administração, Samuel Nascimento, destacou a importância da ação para uma identificação eficiente dos imóveis pertencentes ao Estado na região, promovendo assim a regularização fundiária e garantindo a segurança jurídica e o desenvolvimento do potencial turístico local. 

“Cajueiro da Praia tem um problema histórico de grilagem de terras, e a ação do Estado visa intervir, verificando a validade das matrículas e cancelando as que não sejam legítimas, visando a regularização fundiária. Essa iniciativa beneficiará os trabalhos do ProUrbe e agilizará os procedimentos para que os moradores recebam seus registros de imóveis”, explicou.

MUNICÍPIOS COM PROCESSO DE REGULARIZAÇÃO

Sete municípios do Piauí já passaram por pelo menos duas etapas do processo de regularização fundiária urbana: Teresina, Parnaíba, Floriano, Guaribas, Colônia do Piauí, Nossa Senhora de Nazaré e Picos. Desde sua criação, o ProUrbe tem acelerado o processo de regularização de imóveis no Piauí, combinando tecnologia de ponta com o trabalho intenso das equipes da Sead e do Poder Judiciário. O programa conta com a parceria da Agência de Desenvolvimento Habitacional do Piauí (ADH) e do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), por meio do Programa Regularizar.

SOBRE O PROURBE

O ProUrbe faz parte da política estadual de regularização fundiária urbana, instituída pela Lei nº 8.153/23, com o objetivo de identificar ocupações informais, individuais ou coletivas, em imóveis públicos estaduais e garantir a transferência da propriedade imobiliária aos respectivos ocupantes. Todo o processo é gratuito para os beneficiários.

Quatro homens e um adolescente são presos suspeitos de roubo de motocicleta no município de Parnaíba

Nenhum comentário:

Guilherme da Silva Chaves, de 24 anos, Jeferson de Souza Vieira, de 24 anos, e Ítalo dos Santos Rodrigues, de 25 anos e R.A.V., de 17 anos, foram presos suspeitos de roubo e desmanche de motocicleta em oficina, na noite de quarta-feira (24/07), no bairro Planalto, município de Parnaíba (345 km de Teresina).

A motocicleta foi roubada às 19h de quarta-feira, mas possuía rastreamento eletrônico e possibilitou a identificação do veículo em uma oficina mecânica. A Polícia Militar encontrou o veículo desmontado com Guilherme da Silva Chaves e R.A.V., que apontaram Jeferson de Souza Vieira e Ítalo dos Santos Rodrigues como autores do roubo.

Eles informaram que Jefferson de Sousa Vieira estava em um supermercado, onde foi preso com o telefone celular da vítima do assalto, e Ítalo dos Santos foi preso em sua residência. Os suspeitos foram conduzidos para a Central de Flagrantes. (Efrem Ribeiro)

quinta-feira, julho 25, 2024

Justiça determina paralisação de parque eólico na APA Delta do Parnaíba

Nenhum comentário:

O MPF argumenta que a localização do projeto não permite atividades industriais de grande porte.

Área de Proteção Ambiental (APA) Delta do Parnaíba
O Ministério Público Federal (MPF) obteve uma decisão liminar que suspende a instalação de um complexo de geração de energia eólica na Área de Proteção Ambiental (APA) Delta do Parnaíba, no Maranhão. A decisão, proferida pela 8ª Vara Federal do Maranhão, atende a uma ação civil pública movida pelo MPF que contesta a concessão das licenças prévia e de instalação do empreendimento.

O parque eólico, planejado para a localidade de Arpoador, na zona rural de Tutoia, inclui a instalação de 40 aerogeradores com capacidade para produzir 240 MW de energia elétrica. O MPF argumenta que a localização do projeto, classificada como Zona de Uso Comunitário (Zuco) no plano de manejo da APA Delta do Parnaíba, não permite atividades industriais de grande porte. Esta zona é destinada ao uso sustentável dos recursos naturais por comunidades locais, como pesca artesanal e agricultura de subsistência.

A decisão judicial aponta que a concessão das licenças foi feita sem o devido Estudo de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), exigido para empreendimentos de grande porte em áreas ecologicamente sensíveis. Além disso, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) não autorizou a instalação, o que contraria a legislação ambiental.

A Justiça considerou que a instalação do parque eólico poderia causar danos graves e irreversíveis ao meio ambiente, levando à suspensão das licenças e à paralisação imediata do projeto. Caso a decisão seja descumprida, a multa diária será de R$ 200 mil.

O juiz responsável pelo caso afirmou que a suspensão das licenças é necessária para proteger os ecossistemas frágeis da APA Delta do Parnaíba e as comunidades tradicionais que dependem desses recursos.

Fonte: Portal O informante

Possível envolvido na execução do jornalista Léo Veras é preso no Piauí

Nenhum comentário:

Sanção de Souza, suspeito de participar do assassinato do jornalista paraguaio-brasileiro Léo Veras, que tinha um site de noticias em Ponta Porã, foi preso em Parnaíba (PI) com 25 kg de maconha.

Suspeito de participar da execução do jornalista Léo Veras é preso no Piauí com 25 kg de maconha - Fotos: Divulgação/PMPI e Reprodução/TV Record
Sanção de Souza, de 38 anos, um dos suspeitos de participar do assassinato do jornalista Léo Veras, de Ponta Porã, foi preso nesta terça-feira (23), em Parnaíba (PI), com 25 kg de droga. O homem já foi preso anteriormente pelo possível envolvimento na execução em 2020, mas foi liberado por falta de provas.

Segundo informações da Polícia Militar do Piauí (PMPI), a ação fez parte da Operação Veraneio, do qual recebeu o reforço de 200 policiais na segunda-feira (22), a fim de reforçar o policiamento ostensivo e preventivo em Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia. 

Após denúncias de que um homem estaria transportando droga de Teresina (PI) a Parnaíba, prenderam Sanção, no terminal rodoviário do litoral do estado, com uma mala contendo 23 tabletes de maconha prensados e dez sacos de maconha esfarelada. Ele estava em um ônibus abordado pelos agentes policiais por volta das 0h20 de terça.

"Ele é de Parnaíba, conhecido internacionalmente pelo envolvimento na morte do jornalista investigativo. Nós achávamos que ele já estava com essa conexão, de tal maneira que já tinha sido preso em São Paulo e Pedro Juan Caballero. Agora caiu aqui com uma grande quantidade de drogas e vai responder por tráfico", afirmou o comandante do Comando do Policiamento Litoral Meio Norte (CPLMN), coronel Erisvaldo Viana.

Tanto Sanção, quanto o carregamento foram encaminhados à Central de Flagrantes de Parnaíba. Em 2020, ele foi preso, juntamente com outros nove suspeitos, por suposta participação no assassinato do jornalista Léo Veras, mas acabou sendo absolvido por falta de provas, segundo consta a investigação.

CASO LÉO VERAS

No dia 12 de fevereiro de 2020, o jornalista paraguaio-brasileiro Léo Veras, de 52 anos, foi morto a tiros na cidade de Pedro Juan Caballero (Paraguai), que faz fronteira com Ponta Porã. Léo tinha um site de notícias policiais no município sul-mato-grossense e era rotineiro informar - em português e espanhol - sobre casos de tráfico de drogas na região, o que lhe causou intrigas com alguns traficantes locais.

Segundo as investigações da Polícia Nacional de Paraguai, o jornalista foi atingido por 12 tiros de pistola 9mm, incluindo um na cabeça, enquanto estava no quintal de casa com a família. Ele chegou a ser socorrido e encaminhado ao hospital, mas não resistiu aos graves ferimentos.

Durante megaoperação realizada pelo Ministério Público do país vizinho, dez suspeitos foram presos por terem envolvimento no caso:

  • Arnaldo Colmán, paraguaio;
  • Anderson Rios Vilhalva, paraguaio;
  • Paulo Cespedes Oliveira, paraguaio;
  • Oscar Duarte, paraguaio;
  • Marcos Aurelio Vernequez Santacruz, paraguaio;
  • Cynthia Raquel Pereira de Leite, paraguaia;
  • Luis Fernando Leite Nunez, brasileiro;
  • Sanção de Souza, brasileiro;
  • Leonardo de Souza Concepción, brasileiro;
  • Juan Vicente Jaime Camaro, boliviano.

Todos foram encaminhados para a Penitenciária de Tacumbú. Ao todo, buscas em 19 endereços de Pedro Juan Caballero foram feitas, com apreensão de quatro pistolas calibre 9mm, dois revólveres, uma espingarda e munições, além de um Jeep Renegade branco que teria sido usado durante o crime.

Waldemar Pereira Rivas, de 41 anos, conhecido como Cachorrão

No dia 1° de março de 2020, quase três semanas após o assassinato, Waldemar Pereira Rivas, conhecido como Cachorrão, o principal suspeito por ser proprietário do Jeep encontrado e por morar nas proximidades da casa de Léo Veras, foi preso pela Polícia paraguaia, mas inocentado de maneira unânime por falta de provas, em novembro de 2022.

Porém, cinco meses depois, a Justiça do Paraguai anulou a absolvição, sob alegação de má conduta dos membros do Tribunal na resolução do caso. Ele também integra a quadrilha de traficantes do PCC que atua na fronteira do Brasil com o Paraguai. Waldemar continua em liberdade até hoje.

Segundo o promotor paraguaio responsável pelo caso, Marco Amarilla, a investigação constatou que o jornalista vinha sofrendo ameaças e, em seus últimos dias, viveu com medo. Inclusive, um amigo de Léo relatou que se encontrou com ele semanas antes da execução e o jornalista contou sobre as constantes intimidações.

Na época, no dia da divulgação do caso, o Sindicato dos Jornalista de Mato Grosso do Sul (Sindjor-MS) divulgou uma nota lamentando o falecimento de Veras e repudiando os ataques sofridos por profissionais da comunicação por falta de liberdade de expressão.

Por: Felipe Machado \ correiodoestado

​​Última pesquisa divulgada estimula “guerra” entre candidatos em Parnaíba

Nenhum comentário:

Com mais de 70 anos, o “contador de histórias” José Hamilton Castelo Branco, se vencer, administrará Parnaíba pela quarta vez.

Última pesquisa divulgada estimula “guerra” entre candidatos em Parnaíba - Francisco Emanuel, Zé Hamilton e Dr. Hélio - Foto: Lupa1
A última pesquisa realizada em Parnaíba, a segunda maior cidade do Piauí, em que os três candidatos mais comentados aparecem praticamente empatados, estimulou uma verdadeira “guerra” entre seus apoiadores.

Euforia no grupo do Zé

Ex-prefeito de Parnaíba , Zé Hamilton - Foto: Heitor Carvalho/Lupa1
A euforia maior foi notada entre os partidários de Zé Hamilton Castelo Branco, que aparece com uma diferença de quase 7 pontos na frente dos principais concorrentes.

Quarto mandato

Com mais de 70 anos, o “contador de histórias” José Hamilton Castelo Branco, se vencer, administrará Parnaíba pela quarta vez.

Sem apoio do Governo

Hamilton disputa a eleição pelo PSD, partido da base do Governo, mas não tem nem de longe a simpatia do Karnak.

Mãossantistas comemoram

Francisco Emanuel - Foto: Laura Cardoso/ Lupa1

O resultado da pesquisa também deixou eufóricos os defensores da candidatura de Francisco Emanuel, o Novo Francisco, candidato do prefeito Mão Santa e da deputada Gracinha.

Grande crescimento

Para os seguidores de Francisco Emanuel, a pesquisa aponta um grande crescimento muito grande do candidato, que aparece empatado com Dr.Hélio, o candidato do Karnak.

Relativamente tranquilos.

Dr. Hélio - Foto: Laura Cardoso/ Lupa1

Menos eufóricos, mas relativamente tranquilos, os seguidores de Dr.Hélio, candidato do Governo, não fizeram muito barulho depois da pesquisa, mas difundiram a ideia de que a força do Governo será decisiva.

Última pesquisa divulgada estimula “guerra” entre candidatos em Parnaíba

Barulhenta

A verdade é que a eleição da Parnaíba está cada vez mais barulhenta e tem uma expectativa de fortes trocas de acusações para dentro dos próximos dias.

Fonte: Lupa1 


quarta-feira, julho 24, 2024

Pesquisa eleitoral em Parnaíba-PI: Na espontânea, Francisco Emanuel lidera com 28% e Dr Hélio tem 24%

Nenhum comentário:

Disputa em Parnaíba está sendo acirrada entre estes dois: Francisco Emanuel e Dr Hélio (Fotos: Reprodução Instagram)
Divulgada nesta quinta-feira (11/07) uma nova pesquisa eleitoral, desta vez encomendada junto ao Instituto Instituto Pro Pesquisas, com os nomes dos pré-candidatos a prefeito de Parnaíba.

A pesquisa entrevistou 600 eleitores de vários bairros de todas as regiões de Teresina, entre os dias 17 a 19 de junho e está registrada sob o número PI 08204 / 2024. A margem de erro é de 4% para mais ou para menos.

ESPONTÂNEA

E o mais surpreendente nos números diz respeito à amostragem feita de maneira espontânea. Francisco Emanuel aparece na frente com 28% das intenções de votos. Candidato apoiado pelo prefeito Mão Santa e pela deputada estadual Gracinha, ele é chamado de “Novo Francisco” e é a esperança do grupo que hoje administra Parnaíba.

Em segundo lugar na estimulada está o deputado Dr. Hélio com 24%, e em terceiro Zé Hamilton, com 11,6%. Nomes como Mão Santa registrou 3%, Erivelton Fontinele e Morais de Sousa empatados com 0,33%, e Florentino Neto, aparece com 0,17% das intenções de votos. Não sabe / não opina 24,67%. E Nenhum / nulo / branco registrou 7,83%.

ESTIMULADA

No cenário feito de maneira estimulado, onde os nomes são apresentados, o pré-candidato Dr. Hélio segue na liderança, com 36,17% das intenções de voto e Francisco Emanuel está em segundo lugar com 29,83%. Zé Hamilton aparece em terceiro com 21,67%. Para a opção “Não Sabe / Não Opina” registrou 7,17%.  E 5,17% escolheram a opção “Nenhum/Nulo/Branco”.

 Fonte: oitomeia

Aluno agredido e vítima de bullying terá direito a cirurgia reparadora

Nenhum comentário:

Lei é de autoria da Deputada estadual Gracinha Mão Santa (PP)

O programa abrange cirurgias reparadoras como otoplastia (correção de orelhas de abano), ginecomastia (excesso de mama em homens) e correção de estrabismo (desalinhamento dos olhos).

Foi sancionada nesta segunda-feira (22), a Lei Nº 8.454, que institui no Piauí o programa de cirurgias reparadoras para alunos de escolas públicas e privadas que sofrem bullying por questões estéticas. A nova legislação é de autoria da deputada estadual Gracinha Mão Santa (PP).

O programa abrange cirurgias reparadoras como otoplastia (correção de orelhas de abano), ginecomastia (excesso de mama em homens) e correção de estrabismo (desalinhamento dos olhos).

Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (pENSE), um percentual superior a 40% dos estudantes adolescentes admitiu já ter sofrido com a prática de bullying, de provocação e de intimidação. Alunos que são vítimas de bullying podem enfrentar dificuldades adicionais no ambiente escolar, prejudicando seu envolvimento e desempenho nas atividades.

De acordo com a autora da Lei, deputada Gracinha Mão Santa, a legislação tende a coibir a prática do bullying e corrobora em impactar positivamente na qualidade de vida dos indivíduos que passaram por experiências traumáticas relacionadas a questões estéticas.

“Acreditamos que, ao abordar tanto o aspecto emocional quanto o físico, podemos contribuir para a melhoria da qualidade de vida desses estudantes, promovendo sua inclusão e respeitando sua individualidade. O programa também busca estimular a conscientização sobre a importância do respeito à diversidade e da igualdade de direitos”, explica. 

Para ter acesso ao benefício, os estudantes vítimas de bullying devem registrar boletins de ocorrência junto à Delegacia da Polícia Civil do Estado.

A nova lei consta do Diário Oficial e entrou em vigor na data de sua publicação.

Defensoria torna pública a abertura de inscrições para atuação, por acumulação, em Parnaíba

Nenhum comentário:

A Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE/PI) torna pública a abertura de inscrições para os Defensores Públicos e as Defensoras Públicas interessados(as) em atuar, em regime de acumulação, na 9ª Defensoria Pública Regional de Parnaíba. A medida consta no Edital GDPG N° 046/2024, datado de 23 de julho de 2024 e assinado pela Defensora Pública Geral do Estado do Piauí em Exercício, Verônica Acioly de Vasconcelos.

A vaga ofertada corresponde aos dias 01, 02, e 05 de agosto de 2024.

Os Defensores Públicos e as Defensoras Públicas que tenham interesse deverão apresentar requerimento dirigido à Defensora Pública Geral, exclusivamente pelo e-mail institucional: inscricaoedital@defensoria.pi.def.br, do dia 23 de julho até as 12h do dia 29 de julho de 2024.

Poderão concorrer todos os Defensores Públicos e todas as Defensoras Públicas, exceto os responsáveis diretos pelo contraditório do respectivo Órgão de Atuação.

Confira o Edital.

Com investimento previsto de R$ 150 milhões, ZPE Piauí aguarda instalação de quatro novas indústrias

Nenhum comentário:

As empresas atuarão nas áreas de beneficiamento de mel e castanha de caju, fabricação de cosméticos e montagem de tratores agrícolas.

A Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba se prepara para a chegada de mais quatro indústrias, alcançando, assim, o número de seis estabelecimentos instalados em suas dependências. As empresas especializadas em beneficiamento de mel e castanha de caju, fabricação de cosméticos e montagem de tratores agrícolas têm previsão para início das obras de instalação ainda em 2024.

No total, a instalação das indústrias tem investimento previsto de R$ 150 milhões, com a expectativa de gerar cerca de 250 postos de trabalho diretos. “Já estamos em discussão com as empresas para que as obras iniciem em breve, ainda neste ano”, disse Álvaro Nolleto, presidente da ZPE de Parnaíba.

Álvaro Nolleto, presidente da ZPE de Parnaíba
Em julho de 2023, o Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE), órgão deliberativo presidido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), autorizou a instalação das seguintes indústrias: Arrey Foods (beneficiamento de castanha de caju), Via Natural (beneficiamento de mel), Sadin Tratores (montadora de tratores agrícolas) e Pratic Hair (fábrica de cosméticos).

As novas empresas se juntarão às duas que já estão em funcionamento na ZPE: Agrocera e Ecopellets. A primeira, especialista na produção de cera de carnaúba, já realizou 13 exportações do produto somente neste ano, totalizando 285 toneladas comercializadas. A empresa já trabalha, inclusive, para expandir sua planta industrial e capacidade produtiva. A segunda, Ecopellets, é voltada para a produção de madeira ecológica a partir de resíduos vegetais.

Atualmente, as duas indústrias e as startups piauienses pertencentes ao Tech Export Hub empregam mais de 200 trabalhadores, de forma direta, na ZPE Piauí.

O presidente destacou, ainda, que a ZPE segue em tratativas para a chegada de mais indústrias. “Atualmente, nove projetos já foram enviados e estão em análise na Secretaria Executiva do CZPE, no MDIC. Temos, ainda, outros sete projetos em fase de elaboração para enviarmos ao Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação. O fluxo não parou. Seguimos sempre em busca de novas empresas para a nossa ZPE”, frisou Álvaro Nolleto.

Procon/MPPI leva atendimento até Ilha Grande do Piauí e Luís Correia

Nenhum comentário:

O PROCON do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) realizou a IX Jornada Itinerante nos municípios de Bom Princípio, Ilha Grande e Luís Correia, de 15 a 19 de julho. Nessa edição, foram realizados atendimentos aos consumidores, registro de reclamações e palestra.

A primeira cidade a receber o Procon Itinerante foi Bom Princípio, no dia 15 de julho. Além do atendimento ao público, a coordenadora do programa Procon Itinerante, Sheyla Albuquerque, ministrou palestra sobre fraudes nos empréstimos consignados para idosos.

Sheyla Albuquerque ministra palestra sobre fraudes nos empréstimos consignados para idosos em Bom Princípio, no Piauí.

Sheyla Albuquerque, explica que a iniciativa visa a descentralizar o atendimento ao consumidor. “Levamos um ônibus estruturado para atender de confortavelmente e de forma eficaz o consumidor nos municípios do Piauí”, disse.

No dia seguinte, o promotor de Justiça Cristiano Peixoto e sua equipe foram conhecer o trabalho desenvolvido pelo Procon Móvel em Ilha Grande. Para o representante do MPPI, o programa é uma importante ferramenta para levar atendimento móvel aos consumidores, facilitar o diálogo nas relações de consumo e aproximar a população do Ministério Público.

“A ação Procon Itinerante aproxima o órgão da sociedade e é uma oportunidade dos consumidores serem recebidos pela equipe especializada em demandas consumeristas. O MPPI, por meio do Procon, vai às praças, às ruas, promovendo maior contato e permitindo que a população de municípios menores possam fazer suas reclamações em problemas como contas de água, de luz, financiamentos bancários, produtos defeituosos, entre outros”, destacou o promotor de Justiça.

O último município a receber os atendimentos foi Luís Correia, de 17 a 19 de julho.

O PROCON Itinerante segue cumprindo o Calendário 2024.2 e os próximos eventos irão acontecer na regional de São Raimundo Nonato. Confira o calendário:

  • 5 de agosto – Guaribas
  • 6 de agosto – Caracol
  • 7 e 8 de agosto – Anísio de Abreu
  • 9 de agosto – São Braz

Além disso, outros eventos integram o calendário. O PROCON Itinerante foi convidado para participar do Projeto Defensoria Itinerante em Ação, conforme a seguinte agenda:

  • 1º de agosto – São Pedro do Piauí
  • 13 de agosto – Demerval Lobão
  • 14 de agosto – Barro Duro

O atendimento será realizado das 9h às 14 h.

Com 3º maior rebanho do Nordeste, produção de ovinos e caprinos no Piauí fortalece a renda de pequenos produtores

Nenhum comentário:

Segundo o IBGE, mais de 90% dessa atividade é desenvolvida por meio da agricultura familiar.

Foto: Geirlys Silva
Investimentos feitos pela Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) nos últimos anos têm fortalecido a produção de ovinos e caprinos no Piauí. O estado tinha, em 2022, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o terceiro maior rebanho de caprinos do Brasil, com 1,9 milhão de cabeças. O Piauí também se destaca na criação de ovinos, com 1,7 milhão de animais, configurando como o quarto maior rebanho do Nordeste. Juntos, os rebanhos de ovinos e caprinos somam 3,6 milhões, fazendo do estado, o terceiro maior criador na região Nordeste. 

Ainda segundo o IBGE, mais de 90% dessa atividade é desenvolvida por meio da agricultura familiar. Nesse cenário, a Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) desenvolve ações produtivas que consolidam o fortalecimento organizacional dos produtores rurais que praticam essa atividade.

Foto: Geirlys Silva

Dentre as ações desenvolvidas pela SAF, responsáveis auxiliar na geração de renda e organização das famílias no campo, está o Projeto Viva o Semiárido (PVSA), que investiu mais de R$ 20 milhões em ações e incrementou cerca de R$ 4,3 milhões na renda anual para os agricultores, beneficiando um universo de 2 mil famílias em 39 municípios.

O superintendente de Ações e Apoio à Agricultura Familiar da SAF, Clébio Coutinho, citou que o projeto teve papel importante para uma qualificação na produção de caprinos e ovinos, o que passou a estimular a comercialização e possibilitou às famílias melhorar as condições sociais.

Foto: Geirlys Silva
“Recentemente, nós executamos o Projeto Viva o Semiárido. Os investimentos foram aplicados na construção de centros de manejo, na implantação de pastagens, na aquisição de rebanhos de cabeças, de matrizes e reprodutores, visando melhorar a genética dos rebanhos dos agricultores familiares. Um conjunto de investimentos para fortalecer essa atividade não apenas em bases produtivas dos agricultores, mas também em ações de apoio à comercialização”, apontou o gestor.

O aumento da renda tem feito com que os jovens que vivem no campo priorizem essa ação e permaneçam na agricultura familiar. Um exemplo é a agricultora Suzana Coelho. Ela, que participou de capacitações pelo PVSA, é atualmente presidente da Cooperativa dos Produtores Rurais da Chapada Vale do Rio Itaim (Coovita), localizada no município de Betânia do Piauí. Ela aponta que a comercialização de caprinos e ovinos tem auxiliado na renda da sua casa, melhorado a qualidade de vida, e permitindo que ela permaneça na sua cidade natal.

“Por meio da comercialização do que é produzido na roça, as pessoas conseguem tirar sua renda, não ficam mais à mercê de outros comércios, ou até mesmo de estar trabalhando fora. Foi uma grande porta que mostrou para mim e para outros jovens que eles poderiam permanecer em suas cidades trabalhando. Com a agricultura familiar, pelo comércio de ovino e caprino, conseguimos conquistar nossas coisas”, relatou Suzana.

Atualmente, por meio do apoio da SAF, a cooperativa comercializa a produção, inclusive para a merenda escolar de algumas escolas da Secretaria da Educação (Seduc), em Teresina, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Dessa forma, a carne de carneiro produzida pela agricultura familiar, com um manejo que garante maior qualidade e saúde, alimenta os estudantes. Por outro lado, é uma garantia de renda e de mercado para os produtores da agricultura familiar.

Homem é preso por furtar leite em mercantil no bairro no litoral do Piauí

Nenhum comentário:

Polícia Militar do 2º BPM - Na manhã deste domingo (21/07), por volta das 9h, um homem foi preso por furtar leite em um mercantil no bairro Pindorama. A Polícia Militar do 2º BPM foi acionada via COPOM para atender a ocorrência de furto em um estabelecimento comercial na rua Caramuru.

No local, os policiais encontraram Manuel de Jesus, que foi identificado como o autor do furto. Com ele, foram apreendidos 10 kg de leite. Diante dos fatos, o homem foi conduzido para a Central de Flagrantes, onde foram realizados os procedimentos cabíveis.

Por: Folha do Delta

Jovem é preso com balaclavas em ação policial no litoral do Piauí

Nenhum comentário:

Após uma abordagem - Na noite desta segunda-feira (22/04), um jovem de 18 anos, identificado pelas iniciais F.A.S., foi conduzido à Central de Flagrantes após uma abordagem realizada pelos policiais do 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM) Atalaia, no bairro Rancho Alegre, em Luís Correia. 

Os policiais perceberam o jovem em atitude suspeita enquanto ele carregava uma sacola. Ao realizarem a verificação, encontraram quatro balaclavas em sua posse. Diante dos fatos, o indivíduo foi levado para a Central de Flagrantes de Parnaíba, onde os procedimentos legais foram iniciados.

É importante ressaltar que Luís Correia enfrenta uma crescente violência entre facções criminosas, e o uso de balaclavas tem sido comum em homicídios e assaltos na região.

terça-feira, julho 23, 2024

Cantora Pabllo Vittar faz show gratuito em Parnaíba, litoral do Piauí, neste sábado (27)

Nenhum comentário:

Atração nacional animará público na Parada da Diversidade do município.

Cantora Pabllo Vittar fará show gratuito em Parnaíba, litoral do Piauí, neste sábado (27) Reprodução

Ela vem aí! A cantora Pabllo Vittar foi anunciada como a grande atração da 17ª edição da Parada da Diversidade de Parnaíba, que acontece neste sábado (27), no Balão do João XXIII, litoral do Piauí. Com entrada gratuita, o show faz parte da programação do Delta Férias. 

Essa será a primeira vez que Pabllo Vittar fará show em Parnaíba. Em maio deste a ano, através de Lei Estadual, de autoria da deputada estadual Gracinha Mão Santa (PP), a parada LGBTQIA+ de Parnaíba foi considerada patrimônio cultural imaterial do Piauí.

Atualmente, Pabllo Vittar está dominando as paradas de sucesso mundial com “Alibi” e também com a regravação de "São Amores", um dos maiores hits latinos do momento. Lançado neste ano, o single faz parte do "Batidão Tropical Vol. 2", álbum em que Pabllo se inspirou no forró eletrônico dos anos 1990 e 2000.

Nas redes sociais, o anúncio de Pabllo Vittar na Parada da Diversidade de Parnaíba surpreendeu, mas foi bastante comemorado por fãs e admiradores da artista que esteve no início deste mês em Teresina.

Antenados mostrará bastidores para o início da festa

TV Antena 10 vai exibir no próximo sábado (27) o último programa da temporada do "Estação Verão" sob o comando de Nathalia Carvalho e Victor Melo. Na atração, o telespectador acompanhará reportagens especiais sobre o município de Parnaíba. Na ocasião, o programa também mostrará os bastidores para a Parada da Diversidade da cidade a partir das 13h30, ao vivo, para todo o Piauí no 10.1, no Youtube e A10mais.com.  

Fonte: Portal A10+