sexta-feira, agosto 12, 2022

Carro pega fogo e assusta moradores no bairro São Pedro em Cocal

Nenhum comentário:



Um automóvel modelo Fiat Uno pegou fogo enquanto estava dentro da garagem de uma casa localizada na Rua: Pedro de Brito Neto, no bairro São Pedro em Cocal, município da região Norte do Piauí. O carro ficou completamente destruído com as chamas que o consumiram no final da noite desta quarta-feira (10/08).

O proprietário do veículo e os vizinhos agiram rápido para apagar o fogo e evitar que as labaredas se espalhassem ainda mais e/ou ainda pudessem atingir os demais cômodos da residência ou de imóveis adjacentes. Ninguém ficou ferido.

A Polícia Militar atendeu a ocorrência, na qual tomou conhecimento que o carro é pertencente a um senhor conhecido popularmente como "Seu Zé da Valda". O homem relatou que havia guardado o automóvel a cerca de uma hora depois foi avisado do incêndio. Ele contou não ter percebido nada de diferente no veículo e descarta a possibilidade de se tratar de um incêndio criminoso.

Fonte: Blog do coveiro

quinta-feira, agosto 11, 2022

Piauí fará parte do Observatório Nacional do TSE nas próximas eleições

Nenhum comentário:

Observatório Nacional do TSE 

A presidente da Associação Piauiense das Defensoras e Defensores Públicos (APIDEP), Ludmilla Paes Landim, participou no início da noite desta quarta-feira(10) de reunião com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, representantes da Associação Nacional das Defensoras e dos Defensores Públicos (ANADEP) e presidentes de todas as Associações Estaduais de Defensores no país os quais atuarão em Missão de Observação Eleitoral (MOE) Nacional  nas Eleições Gerais de 2022. Durante o encontro, os defensores públicos reiteraram o apoio ao TSE e ao sistema eleitoral brasileiro e o ministro exaltou a relevante missão constitucional das defensorias públicas.

367 detentos serão soltos na “saidinha de Dia dos Pais” no Piauí, diz Sejus

Nenhum comentário:

A saída temporária é prevista na Lei de Execuções Penais (Lei 7.210/1984).

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) informou ao Meionorte.com que 367 detentos do regime semiaberto deixarão os presídios a partir desta quinta-feira (11), na tradicional “saidinha do dia dos Pais”. A saída temporária é prevista na Lei de Execuções Penais (Lei 7.210/1984).

Os presos devem retornar e se apresentar novamente no próximo dia 18. Os beneficiados não podem frequentar bares ou casas noturnas neste período, que pode ser concedido até 4 vezes no ano. A concessão da saída temporária, os beneficiados, o prazo e o momento em que a saída pode ocorrer são decididos pela Justiça após ouvir o Ministério Público e a administração penitenciária.

A Câmara dos Deputados aprovou recentemente um projeto que extingue a saída temporária. O projeto agora será deliberado pelos senadores.

367 detentos serão soltos na "saidinha de Dia dos Pais" no Piauí, diz Sejus

(Foto: Divulgação)meio norte

Após colisão, carros param no canteiro central da Avenida São Sebastião em Parnaíba

Nenhum comentário:

Por pouco um estabelecimento comercial não foi atingido pelos veículos.

Uma colisão envolvendo dois veículos de passeio foi registrada por volta das 17h30 desta quarta-feira (10) no cruzamento da Rua Timbiras com Avenida São Sebastião em Parnaíba.

De acordo com informações repassadas por testemunhas ao infocopiaui.com, a condutora do carro Nissan March, de cor branca, seguia pela Rua Timbiras e ao chegar ao cruzamento teria parado para aguardar a passagem de uma carroça que seguia pela Avenida São Sebastião, entretanto não teria observado o veículo Pajero TR4 (conduzido por um homem) que seguia no mesmo sentido da carroça (oeste-leste) na via, provocando a colisão lateral.

Após colisão, carros param no canteiro central da Avenida São Sebastião em Parnaíba. Fotos: Darival Júnior.

Após a colisão, os veículos foram parar no canteiro central da avenida e por pouco não atinge um estabelecimento comercial (restaurante), que no horário ainda não estava funcionando. Os veículos ficaram parcialmente danificados.

Apesar do impacto, ninguém ficou ferido. O trânsito no local ficou bastante congestionado. O Pelotão de Policiamento de Trânsito - PPTran foi acionado para a realização dos procedimentos de praxe. Após a perícia, os veículos foram removidos do local por reboques.

Após colisão, carros param no canteiro central da Avenida São Sebastião em Parnaíba. Fotos: Reprodução/WhatsApp.
Por Eduardo Machado, infocopiaui.com

Insegurança: Piauí é o maior do Brasil em linchamento

Nenhum comentário:

Causas da violência no litoral do Piauí são apresentadas pela Rede de Observatórios da Segurança.

Retratos da violência: novos dados do Maranhão e Piauí foi o boletim apresentado pelo Núcleo de Pesquisa sobre Crianças, Adolescentes e Jovens (NUPEC) e a Rede de Observatórios da Segurança – Núcleo Piauí, na manhã desta terça-feira (09/08) no auditório da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). A proposta é apresentar os dados para monitorar e analisar em políticas públicas. O boletim foi aprestando pelo Marcondes Brito, doutor em Conflitualidade e Violência e Coordenador da Rede no Piauí.

“Só seis Estados do Brasil tiveram as taxas crescentes, principalmente com crimes letais, entre eles o Piauí. Desses Estados, o Piauí foi o que cresceu em mais áreas, violência letal, violência contra o jovem, violência contra a mulher, nós somos o maior do Brasil em linchamento”, informou o sociólogo Marcondes Brito.

A pesquisa da Rede de Observatório da Segurança analisa mais indicadores do que Estado o faz. “É importantíssimo discutir sobre esse tema, só é possível oferecer uma saída e a gente conseguir fazer um bom diagnóstico, que esse diagnóstico a gente está fazendo, está propondo, apresentado a sociedade parnaibana, haja visto que Parnaíba hoje é o epicentro  da letalidade faccional no estado Piauí”, instigou o sociólogo Marcondes Brito.

Alguns dados do boletim contam 53 casos de violência contra crianças e adolescentes e mais da metade são contra meninas, além de 37 casos de violência contra a mulher e 22 feminicídios, foram registrados 22 eventos de vitimização de agentes de segurança pública e um suicídio.

Clique aqui e tenha acesso ao relatório:

Fonte: PCN

ATENÇÃO: Sesapi alerta continuo aumento de casos de Dengue e Chikungunya

Nenhum comentário:

Número de casos já passam de 20mil em todo o estado.

Piauí tem aumento de casos de dengue e chikungunya

Dados do novo boletim epidemiológico a respeito das arboviroses, divulgado pela Sesapi nesta quarta (10), referente à 31ª Semana Epidemiológica de 2022, indicaram um aumento de 706,3% dos casos notificados de dengue em comparação com o mesmo período de 2021.

Os casos já somam 22.303 notificações no estado, sendo em 207 municípios. Em 2021, na mesma época do ano eram 2.766 casos.

Ao todo 12 pessoas já morreram de dengue em 4 municípios do estado por volta das 31 semanas epidemiológicas de 2022. Novo Santo Antônio, Wall Ferraz, Massapê do Piauí, Antônio Almeida e Pastos do Piauí são os municípios de maior incidência.

Três pessoas já morreram de Chikungunya esse ano no estado, as mortes ocorreram em Jaicós e Teresina. Em 2018 6 pessoas morreram pela doença em cerca de 6 municípios.

Fonte: Lupa 1

quarta-feira, agosto 10, 2022

Transito II: Carros colidem lateralmente na avenida São Sebastião, litoral do Piauí

Nenhum comentário:

Apesar da gravidade, os condutores não sofreram lesões corporais.

Acidente em Parnaíba - Renato Carlos/Lupa1

Um acidente envolvendo dois automóveis foi registrado na tarde desta quarta-feira (10), por volta das 16:30h, na avenida São Sebastião, em Parnaíba, litoral do Piauí.

De acordo com informações repassadas pelo Pelotão de Policiamento de Trânsito (PPTRAN), o carro de modelo Pajero TR4, de cor prata, seguia na avenida São Sebastião, no sentido Balão do Mirante, quando acabou sendo colidido pelo automóvel de modelo March Nissan, de cor branca, que seguia na rua Timbiras, no sentido para a Avenida Nossa Senhora de Fátima.

Segundo a polícia, o condutor do veículo Nissan informou que perdeu o controle do veículo por ter se encandeado pela luz do sol, o que ocasionou a colisão lateral dos veículos. Apesar da gravidade, os condutores não sofreram lesões corporais.

Fonte: Lupa1

Trânsito: Mototaxista embriagado atropela ciclista em Parnaíba

Nenhum comentário:

Um ciclista ficou ferido após ser atropelado por uma mototaxista que estava com sintoma de embriaguez na Pinheiro Machado no KM15 próximo ao bairro alto Santa Maria na tarde desta quarta-feira(10).

A vítima foi identificada como João Batista de Brito Oliveira.

Segundo o policial PRF, R. Nonato o mototaxista estava numa moto modelo Yamaha 125 quando atropelou o ciclista que estava atravessando av pinheiro machado,o condutor da moto   que estava visivelmente embriagado após o acidente e fugiu do local do acidente, mas após uma perseguição conseguiu prendê-lo, e que o mesmo se recusou a realizar o teste do bafômetro.

O condutor da motociclista foi identificado pelo nome Condutor da moto ngelo Maximo Cavalcante Pinho. 

Ainda informou que o motociclista e ciclista estavam com alguns ferimentos que foram encaminhados para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) que foram atendidos e em seguida o motorista será ouvido na delegacia para realizar os procedimentos cabíveis.

A moto se encontra agora no pátio da delegacia já que os documentos do Veículo estão todos vencidos, e que a moto só poderá ser retirada após o pagamento das taxas atrasadas.

Fonte: Portal Litoral Notícias

Dupla armada é presa pela ROCAM em espetaria no bairro Piauí em Parnaíba

Nenhum comentário:

Policiais das Rondas Extensivas com Apoio de Motocicletas (ROCAM), conduziram dois homens para a Central de Flagrantes, no final da manhã de hoje, quarta-feira (10), após serem flagrados com arma de fogo em uma espetaria localizada na Av. Dr. João Silva Filho, no bairro Piauí em Parnaíba.

Após uma denúncia anônima, os policiais da ROCAM se dirigiram ao estabelecimento e abordaram a dupla, após revista foi encontrado um revólver calibre 38 com três munições intactas.

Além do revólver e munição, com a dupla ainda foram encontrados: cento e vinte e seis reais trocados, dois celulares, um cordão de prata, uma porção de maconha e um carro modelo Gol de cor preta.

Os dois homens e o material apreendido foram encaminhados a Central de Flagrantes, e o delegado de Plantão que tomará as medidas cabíveis acerca do caso.

Fonte: Click Parnaíba

Policia Militar recupera motos roubadas e apreende armas de fogo após assalto em Parnaíba

Nenhum comentário:

Todo o material apreendido foi encontrado em uma área de difícil acesso nas imediações da praia de Macapá.

A Polícia Militar do Piauí recuperou duas motocicletas roubadas e apreendeu duas armas de fogo na noite dessa terça-feira (09), em uma área de difícil acesso na imediações da praia de Macapá, localizada a 38 km de Parnaíba.

De acordo com informações do 2º Batalhão da Polícia Militar os policiais foram informados de um assalto que aconteceu na comunidade Carpina, na zona rural de Parnaíba, onde a vítima teve sua motocicleta, modelo Honda Start roubada. Os policiais então usaram o rastreador da motocicleta para basear as buscas pelo veículo.

Durante as diligências os policiais se deslocaram para uma região de difícil acesso, nas proximidades da praia de Macapá, com diversas casas abandonadas e matagais. Os policiais então adentraram nas residências e encontram o veículo roubado juntamente com outra motocicleta de modelo Honda XRE, que havia sido roubada semanas atrás.

Na residência também foram encontradas um revolver calibre .38 e um simulacro, além de 36 munições e aparelhos celulares. Nenhum criminoso foi preso. Todo material apreendido foi encaminhado para Central de Flagrantes.

Fonte: Lupas 1

Motorista sem habilitação é flagrado conduzindo ônibus escolar em Parnaíba

Nenhum comentário:

Segundo a PRF, o veículo realiza o transporte de estudantes até a Comunidade Baixa da Carnaúba.

Um motorista sem habilitação foi flagrado nesta terça-feira (9) conduzindo um ônibus escolar, responsável pelo transporte de estudantes até a comunidade Baixa da Carnaúba, no município de Parnaíba, no litoral piauiense.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o ônibus parou em frente a um posto de fiscalização. Os policiais realizaram abordagem e solicitaram a documentação do ônibus e do condutor, que alegou ter esquecido a sua habilitação.

Os agentes então pediram a numeração da CNH do motorista e, ao consultar o sistema, constataram que o condutor não é habilitado e que o veículo está com o licenciamento vencido.

Diante dos fatos, foram lavradas as notificações das infrações, mas o homem não deve responder criminalmente por não se enquadrar na infração de “direção sem habilitação gerando perigo de dano”. O veículo foi recolhido para o pátio contratado pela PRF.

A 1ª Gerência Regional de Educação, responsável pela região de Parnaíba, afirmou que está averiguando a situação relatada e irá se manifestar assim que tiver informações sobre o fato.

Fonte: Clube News

Confira a programação das solenidades do aniversário de 178 anos da cidade de Parnaíba

Nenhum comentário:








 

Salário mínimo em 2023 deverá ser de R$ 1.302,00

Nenhum comentário:

Salário mínimo em 2023 deverá ser de R$ 1.302,00

O valor é R$ 8 acima dos R$ 1.294 estimados em abril, quando o governo apresentou o projeto de LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias). Desde então, porém, as projeções para a variação do INPC neste ano aumentaram. Atualmente, o Ministério da Economia espera que o índice de inflação encerre o ano em 7,41%.

A cifra também é R$ 90 acima do piso atual, fixado em R$ 1.212.

A última vez que o piso nacional foi reajustado acima da inflação foi no início de 2019, em um decreto assinado por Bolsonaro, seguindo a política de valorização aprovada em lei ainda no governo Dilma Rousseff (PT).

A vigência dessa política terminou justamente em 2019. Desde então, o atual governo tem optado por apenas recompor a variação do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), ajuste que é obrigatório para assegurar a manutenção do poder de compra dos trabalhadores.

A nova previsão para o salário mínimo constará no envio da proposta de Orçamento para o ano que vem. O documento precisa ser encaminhado até 31 de agosto ao Congresso Nacional.

Apesar do indicativo a ser dado pelo governo, o valor efetivo do salário mínimo em 2023 só será conhecido no fim do ano. Até lá, as previsões de inflação podem oscilar para cima ou para baixo.

É também no fim do ano que o governo faz o ajuste do chamado resíduo –eventuais diferenças entre a projeção e a inflação efetiva. Isso ocorre porque o governo define o piso nacional antes de o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgar o resultado oficial para o INPC, o que ocorre no início de janeiro.

Neste ano, por exemplo, o salário mínimo deveria ser de R$ 1.212,70 –ou R$ 1.213 com o arredondamento habitual. Mas o governo tinha uma previsão menor e acabou fixando o piso em R$ 1.212, um real abaixo do necessário.

O ajuste dessa diferença não é incorporado na previsão enviada com o Orçamento, mas é feito no momento da edição da MP (medida provisória) que estipula o novo salário mínimo.

Além das variações de inflação, o valor do salário mínimo pode sofrer influência do resultado das urnas em outubro.

Líder nas pesquisas de intenção de voto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem prometido retomar a política de valorização, com ganhos reais para os trabalhadores.

Quando foi presidente, Lula iniciou uma política de concessão de aumentos no salário mínimo acima da inflação. Sua sucessora, Dilma Rousseff, formalizou a prática com uma fórmula que vigorou entre 2011 e 2019: reajuste pelo INPC mais o crescimento real do PIB de dois anos antes.

O governo Bolsonaro, por meio da equipe do ministro Paulo Guedes (Economia), optou nos últimos anos por descontinuar essa política, devido ao efeito cascata do reajuste do salário mínimo sobre outras despesas públicas.

Benefícios previdenciários, assistenciais e despesas como abono salarial (espécie de 14º salário pago a trabalhadores formais que ganham até dois pisos) e seguro-desemprego são atrelados ao valor do salário mínimo.

Na LDO 2023, os técnicos calcularam que cada R$ 1 de aumento no valor do salário mínimo eleva o gasto total do governo em R$ 389,8 milhões. Na prática, o reajuste do salário mínimo pela inflação teria um impacto de R$ 35,1 bilhões no ano que vem.

Sob o teto de gastos, que prevê um limite para as despesas corrigido pela inflação, qualquer concessão de aumento real levaria à necessidade de um corte de gastos em outras áreas para evitar o descumprimento da regra.

A escolha do atual governo, porém, é constantemente criticada por entidades que representam os trabalhadores. Neste ano, o valor pago não era suficiente para comprar sequer duas cestas básicas por mês na cidade de São Paulo em janeiro, segundo o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).

Em maio deste ano, o valor atual de R$ 1.212 foi aprovado pelo Congresso sob críticas até mesmo de parlamentares governistas.

A relatora da proposta no Senado, Soraya Thronicke (União Brasil-MS), disse na ocasião que seu texto defendendo o valor proposto pelo governo era uma “mentira” e uma “ilusão para o povo brasileiro”. Neste mês, ela foi oficializada pela legenda como candidata à Presidência da República.

Na sessão, Thronicke leu o trecho da Constituição que diz que o salário mínimo deveria atender a necessidades básicas com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social.

“E aí é muito lindo no papel. Por isso, mais uma vez, eu estou constrangida, porque é tão bonita [a Constituição] e esse salário mínimo que temos que aprovar não assegura nada disso”, afirmou.

Fonte: Folhapress (Idiana Tomazelli)

terça-feira, agosto 09, 2022

Violência: Duplo homicídio no fim de tarde desta terça (09)na cidade de Parnaíba

Nenhum comentário:

Um duplo homicídio foi registrado na tarde desta terça-feira (09) no bairro São Vicente de Paula, no município de Parnaíba, no litoral do Piauí. Os dois homens foram assassinados com diversos disparos de arma de fogo. Um deles foi identificado apenas como Luan e mora na região e o outro se chama Isaque, natural do Ceará.

O Meionorte.com apurou junto a Força Tática da Polícia Militar de Parnaíba que por volta das 17h30 populares informaram sobre um tiroteio no barreiro do São Vicente de Paula. Viaturas da Força Tática e da Rocam foram para o local e constataram a veracidade do fato, encontrando as vítimas já em óbito.

A dinâmica e a motivação do duplo homicídio ainda é desconhecida, mas a polícia segue no local fazendo os levantamentos necessários. A área foi isolada para o trabalho da Perícia Criminal e o Instituto Médico Legal (IML) já foi acionado para realizar a remoção dos corpos das vítimas. A Polícia Civil, através da Delegacia Regional de Parnaíba, investigará os casos.

Fonte: Meio Norte

Homicídio: Músico é assassinado em Cocal

Nenhum comentário:

O tecladista do grupo musical "Os Manos do Piseiro" e também vigia de uma escola municipal, identificado como Denílson Gomes Cardoso, de 36 anos, foi perseguido e executado com vários disparos de arma de fogo na manhã desta terça-feira (09/08), por volta das 06h30min, em uma estrada vicinal na altura da localidade São Jerônimo, zona rural de Cocal, município da região Norte do Piauí.

O Blog do Coveiro apurou que a vítima havia deixado o posto de trabalho em um colégio da cidade e retornava para casa conduzindo a sua motocicleta, quando foi perseguida por dois indivíduos em uma moto de cor escura, que efetuaram diversos disparos até lhe alcançar. Ao que tudo indica, o homem foi baleado nas costas e caiu após sobrar em uma curva, onde os algozes ainda efetuaram mais disparos, todos na cabeça, caracterizando uma execução.

Ainda conforme o colhido por nossa reportagem, a principal linha de investigação traçada pela polícia, a princípio, leva a crer que o crime possa ter sido uma espécie de retaliação por parte de membros de uma facção criminosa, tendo em vista que a vítima residia na frente de um sítio que foi alvo da operação "Desmonte III", deflagrada pela Força Tarefa de Segurança Pública do Piauí (FTSP/PHB-PI/01) no dia 07 de maio deste ano (2022), que resultou na prisão de cinco pessoas e na apreensão de várias armas de fogo

Equipes da Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Civil Municipal atenderam a ocorrência e isolaram a área para que os peritos dos Institutos de Medicina Legal (IML) e Criminalística realizassem os levantamentos iniciais sobre o crime. Após os trabalhos de praxe, o corpo foi removido para o posto avançado do IML em Parnaíba.  

Na cena do ocorrido, próximo ao cadáver, os agentes localizaram uma munição picotada [quando a pólvora da munição não explode e a bala falha] e posteriormente mais quatro deflagradas, sendo duas calibre 380 e duas calibre ponto 40.  

Os acusados do crime ainda não foram identificados e o caso passa a ser investigado pela Polícia Civil de Cocal.

Fonte: Blog do Coveiro

Mão Santa é trabalho incansável pela Educação de Parnaíba

Nenhum comentário:

Prefeito de Parnaíba Mão Santa

Hoje estive recebendo mais uma remessa de mobiliários para o Centro de Qualificação, juntamente com a equipe da Secretaria de Educação, os responsáveis pelos setores Bruno Braga (almoxarifado) e Michele Ariane (Dir. Administrativa) e demais colaboradores.

Os mobiliários foi uma aquisição feita pela Prefeitura de Parnaíba, com autorização do prefeito Mão Santa, ao todo são 1500 acentos novos que estão sendo entregues e podendo chegar até 2300 lugares no maior auditório da região, que é palco de atividades pedagógicas e culturais.

Parnaíba tem três casos suspeitos de varíola dos macacos em investigação

Nenhum comentário:

A Secretaria Municipal de Saúde de Parnaíba informou na manhã desta segunda-feira (08/08), que investiga um novo caso suspeito de varíola dos macacos, transmitida pelo vírus monkeypox. O órgão não forneceu detalhes sobre o paciente ou seu estado de saúde. Ao todo, a cidade possui três casos em investigação. No Piauí, há um caso confirmado e seis suspeitos.

De acordo com a secretária de saúde de Parnaíba, Leidiane Pio, um homem de 60 anos está internado no Hospital Nossa Senhora de Fátima, onde evolui positivamente. Outro, de 31 anos, está em tratamento domiciliar e passa bem.

As amostras desses dois pacientes foram enviadas para o Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen), que encaminhou os exames para a Fundação Ezequiel Dias, em Minas Gerais, onde serão analisadas.

“Ontem (domingo) tivemos a comunicação através da Vigilância de Epidemiologia do município que mais um caso está sendo investigado. Foi suspeito, então prontamente foi notificado, investigado e, a partir de hoje, começa o monitoramento. A partir de hoje, a equipe de epidemiologia já inicia com protocolo, fazendo monitoramento e também entrando em contato pra fazer a coleta desse material”, contou Leidiane.

Pacientes com suspeita de varíola dos macacos precisam passar por três exames: de sangue, da coleta de pus ou líquido das bolhas formadas e da crosta da bolha na pele.

O Laboratório Central do Piauí (Lacen-PI) é responsável pelo diagnóstico da sífilis ou herpes pelo sangue. Depois, amostras da pústula e crosta são encaminhadas para diagnóstico fora do estado.

Um caso confirmado no Piauí

Na última quinta-feira (04/08), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) confirmou o primeiro caso de varíola dos macacos no Piauí. O paciente é um homem de 46 anos, de Batalha, que teve contato com pessoas que estiveram fora do Brasil e apresentou os sintomas em 3 de julho. Ele cumpriu isolamento de 21 dias, já está recuperado dos sintomas e não teve sequelas.

O superintendente de atenção à saúde da Sesapi, Herlon Guimarães, garantiu que as outras pessoas da cidade com as quais o paciente teve contato já foram visitadas e não apresentaram qualquer sintoma. Ele orientou as pessoas para que, a qualquer sintoma, uma unidade de saúde seja procurada (veja informações sobre os sintomas ao fim da reportagem).

Sintomas

A varíola dos macacos é transmitida quando alguém tem contato próximo com as lesões de pele, as secreções respiratórias ou os objetos usados por uma pessoa que está infectada. O vírus ainda pode ser passado de mãe para filho durante a gestação, através da placenta.

Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), o período de incubação (o tempo entre o vírus invadir as células e o aparecimento dos primeiros sintomas) costuma variar de 6 a 13 dias, mas pode chegar até a 21 dias. A partir do início dos sintomas, a infecção pode ser dividida em dois momentos.

Primeiro, acontece o período de invasão, que dura até 5 dias. Neste momento, o paciente pode apresentar:

  • Febre;
  • Dor de cabeça forte;
  • Inchaço nos linfonodos (conhecido popularmente como “íngua”);
  • Dor nas costas;
  • Dores musculares;
  • Falta de energia intensa.

Terminado o período de invasão, começa a segunda etapa, que é marcada por feridas na pele. Geralmente, essas marcas cutâneas surgem depois de 1 a 3 dias do início da febre.

As feridas costumam se concentrar no rosto, nas extremidades do corpo, como a palma das mãos e na sola dos pés, na mucosa da boca, na genitália e nos olhos.

Fonte: G1-PI

Polícia Militar de Parnaíba divulga relatório situacional da criminalidade no litoral do Piauí

Nenhum comentário:

De acordo com os dados, em sete meses houve registro de 1044 ocorrências, resultando de mais de 50 Operações Impactos realizadas.

 Tenente-coronel Erisvaldo VianaRenato Carlos/Lupa1

O 2º Batalhão de Polícia Militar de Parnaíba divulgou relatório de análise situacional da criminalidade na região do litoral do Piauí. De acordo com os dados, em sete meses houve registro de 1044 ocorrências, resultando de mais de 50 Operações Impactos realizadas.

Segundo o relatório, foram apreendidas 119 armas, 236 pessoas presas ou apreendidas, 32 TCO's confeccionados e 28,37 kg de drogas aprendidas, resultando em 53 prisões de traficantes. Além disso, também foi constatado que quanto maior a quantidade de armas apreendidas, menor o índice de mortes violentas intencionais.

Ainda de acordo com os dados, foi identificado relação proporcional direta entre a quantidade de drogas e quantidade de armas apreendidas. Em relação às ocorrências registradas, 56,02% representam prisões; 8,42% foram armas apreendidas e 22,38% drogas apreendidas.

Segundo o tenente-coronel Erisvaldo Viana, comandante do 2º BPM, foram implementadas novas políticas de comando para intensificar o policiamento ostensivo na região.

"A gente mudou, de alguma forma, a política de comando implementada, junto ao 2º BPM, em que nós intensificamos o policiamento ostensivo na cidade através de alguns dados que nós obtivemos no dia-a-dia do serviço. Colocamos mais policiamento nas áreas de vulnerabilidade e tem dado resultado", afirmou.

Confira o relatório na íntegra:

RELATÓRIO CLIQUE AQUI

Fonte: Polícia Militar/ Via Lupa 1 l Edição: Jornal da Parnaíba



Auxílio Brasil de R$ 600 começa a ser pago nesta terça ; veja calendário

Nenhum comentário:

A quantia depositada segue o modelo de pagamento anterior, seguindo o número final de NIS. 

O Programa do Governo Federal, Auxílio Brasil, começa a ser pago nesta terça-feira (9) com o novo valor de R$ 600,00 até o mês de dezembro. Conforme a pasta, cerca de 2,2 milhões de famílias estão incluídas na folha de pagamento.

A primeira parcela estava prevista para ser paga apenas no dia 18 de agosto, mas em nova decisão, o Ministério da Cidadania informou que a quantia seria antecipada. A notícia já havia sido confirmada pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira.

A quantia depositada segue o modelo anterior, ou seja, os depósitos continuam sendo feitos seguindo a ordem do número final de NIS e somente em dias da semana.

Conforme a PEC aprovada pela Emenda Constitucional 123, o aumento foi criado para aumentar as despesas do governo fora do teto de gastos. O novo benefício driblou a lei eleitoral vigente no país, já que proíbe aumento de benefícios sociais em ano de eleições.

Confira o calendário de pagamento:

  • 9 de agosto - NIS de final 1
  • 10 de agosto - NIS de final 2
  • 11 de agosto - NIS de final 3
  • 12 de agosto - NIS de final 4
  • 15 de agosto - NIS de final 5
  • 16 de agosto - NIS de final 6
  • 17 de agosto - NIS de final 7
  • 18 de agosto - NIS de final 8
  • 19 de agosto - NIS de final 9
  • 22 de agosto - NIS de final 0

Fonte: Portal Litoral Notícias

Dia dos Pais do Armazém Paraíba

Nenhum comentário:

 



Em período de férias, Piauí registra aumento em casos de Covid na região do litoral

Nenhum comentário:

Após registrar uma baixa, a taxa de positividade para Covid-19 em exame RT-PCR realizados no LaboratórioCentral do Piauí (Lacen) voltou a subir na ultima semana epidemiológica.

Segundo levantamento feito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) em parceria com a Fio Cruz, a taxa de positividade para o vírus no estado foi de 24,67% para 32,84% em sete dias, permanecendo como alta, de acordo com os escores definidos pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC).

O professor Emídio Matos, pesquisador do Núcleo de Estudos em Saúde Pública da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e membro do Comitê de Operações Emergenciais (COE-PI), chamou atenção para o fato de que foram registrados novos casos do coronavírus, principalmente, na região da Planície Litorânea, que corresponde ao litoral piauiense.

A exemplo, média móvel de casos registrada na macroregião do litorial foi de pelo menos 172 casos no último dia do mê de julho. Para o pesquisador, essa crescente pode ter relação com o período de férias, que teve início no mês de julho, em que muitas pessoas costumam viajar para locais próximos à praia.

“Esse novo aumento pode ser explicado pelo período de férias, historicamente nesse período, muitas pessoas se deslocam para o litoral. Quando você olha para os territórios você tem uma redução na região Entre Rios (Teresina) e um aumento na região da planice Litorânea, do Rio Guaribas e da Serra da Capivara”, destacou.

Paula Sampaio

redacao@cidadeverde.com

segunda-feira, agosto 08, 2022

Flamengo contrata farmacêutico para departamento de saúde e alto rendimento

Nenhum comentário:

Mais Querido é primeiro clube do país a ter este profissional diariamente à disposição

Dr. Rodrigo Abdala( Farmacêutico)  Reprodução / Redes Sociais



Nos últimos anos, o Flamengo vem se destacando por diversos motivos no futebol brasileiro, seja pelos títulos conquistados ou pela gestão financeira. Visando atender melhor os jogadores, principalmente os entregues ao Departamento Médico, o Rubro-Negro contratou um farmacêutico para auxiliar no dia a dia do Mais Querido.

Rodrigo Abdala é o farmacêutico que vai fazer parte do Departamento de Saúde e Alto Rendimento (DSAR), do Flamengo.

O profissional começou o trabalho nesta segunda-feira (08), e vai estar a disposição diariamente para atender às necessidades do clube carioca. A informação foi divulgada primeiramente por Venê Casagrande.

Atualmente, o Departamento Médico do Flamengo conta com três jogadores: Bruno Henrique, Diego Alves e Rodrigo Caio. 

O atacante sofreu uma lesão multiligamentar no joelho direito e só retorna aos gramados em 2023. O goleiro está em observação, por conta de um incômodo no púbis. 

Por fim, o defensor está se tratando de dores no joelho e não vem conseguindo sequência no Mais Querido por causa de problemas físicos.


Tirando as três baixas citadas, o Flamengo tem força máxima para o próximo desafio na temporada, pela Libertadores. Na terça-feira (09), o Mais Querido enfrenta o Corinthians, pela partida de volta das quartas de final da competição continental. 

A bola vai rolar para os times mais populares do Brasil a partir das 21h30 (horário de Brasília), no Estádio do Maracanã. A partida terá exibição do SBT, na TV aberta. No entanto, como sempre, o Coluna do Fla traz a transmissão mais rubro-negra da internet, no YouTube.

Fonte: Coluna do Fla l Edição: Jornal da Parnaíba

VIOLÊNCIA: Vias de fato entre cunhados quase termina em morte em Parnaíba

Nenhum comentário:



Uma rixa entre cunhados quase termina em morte na noite de ontem, domingo (07), o sinistro aconteceu nos cruzamentos da rua Osvaldo Cruz com rua São Francisco, no bairro São Francisco em Parnaíba.

A Polícia Militar foi acionada para conter os ânimos, mas com a chegada dos militares um dos envolvidos evadiu-se do local. Uma mulher que seria a irmã dos agressores, a mesma é cadeirante, precisou ser atendida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) após ser agredida e sofrer uma queda da cadeira de rodas, o esposo da cadeirante identificado por Francisco das Chagas, gravou com a nossa equipe e relatou os momentos de terror vividos durante as agressões.


A bicicleta que Francisco andava ficou totalmente destruída após as vias de fato, até o final dessa matéria ninguém foi preso.

Fonte: Click Parnaíba

Prefeito Mão Santa acompanha obra no Parque Infantil José Alexandre

Nenhum comentário:

Prefeito Mão Santa acompanha obra no Parque Infantil José Alexandre, visita Escola Municipal Roland Jacob e asfaltamento do prolongamento da Avenida São Sebastião.

O Prefeito Francisco de Assis de Moraes Souza, Mão Santa, visitou (08/08) a obra de revitalização do Parque Infantil José Alexandre, na região da Praça Santo Antônio. O espaço de lazer contará com gangorras, balanços, escorregadores e outros brinquedos, disponibilizando mais uma área de convivência social para as famílias na região central de Parnaíba.

O Prefeito Mão Santa também visitou a Escola Municipal Cívico Militar Roland Jacob, e viu os livros e equipamentos que serão utilizados nas escolas do município. A Secretária Municipal de Educação, Fátima Silveira, as diretoras da SEDUC e militares que coordenam as ações na escola acompanharam a visita do Prefeito Mão Santa ao local.

A Secretária Fátima Silveira mostrou ao Prefeito Mão Santa o fardamento dos alunos da Escola Municipal Cívico Militar Roland Jacob, e os demais itens para o estudo e aprendizagem dos estudantes do centro de ensino.

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa, com a participação do corpo docente da escola.

O Prefeito Mão Santa também visitou a importante obra de prolongamento da Avenida São Sebastião. Participaram das visitas o Secretário de Governo, Lisandro Ayres; e o Ouvidor-Geral Fabio Sousa.

---------------------------------
-------------------------------