sexta-feira, janeiro 09, 2026

Hino do Parnahyba Sport Club

Nenhum comentário:


Oh! Parnahyba!
Oh! Parnahyba!
Oh! Parnahyba!

És o primeiro do Piauí
A tua raça, tuas glórias nos encantam
Até nos mares as pequenas ondas se levantam
O teu escudo sempre é o tubarão
Dentro de campo serás sempre o campeão

Oh! Parnahyba!

Tua torcida é fiel e te acompanha
Com emoção e amor no coração
És o primeiro do Piauí
Essa torcida apaixonada a te seguir

Oh! Parnahyba!

Primeira bola nesse estado aqui chegou
Em Parnaíba tuas vitórias nos encantou
Em 1913, tu nasceu
Em gramas verdes suas batalhas só cresceu

És o primeiro do Piauí
Essa torcida apaixonada a te seguir

quinta-feira, janeiro 08, 2026

Parnahyba anuncia ingresso gratuito para estreia do estadual contra o Atlético Piauiense

Nenhum comentário:

De acordo com o clube, será necessário baixar o aplicativo oficial do clube e fazer o cadastro.

O Parnahyba anunciou nesta quinta-feira (08) que sua estreia no estadual 2026 contra o Atlético Piauiense, terá entrada gratuita. De acordo com o clube, para garantir o ingresso, será necessário baixar o aplicativo oficial do Parnahyba e fazer o cadastro em um dos planos de sócio-torcedor. De acordo com o time, tudo isso será sem custos e após os processos, o torcedor poderá fazer a retirada na loja do time, mediante 1kg de alimento.

“A entrada será gratuita, mas para garantir o ingresso é necessário baixar o aplicativo oficial do Parnahyba, fazer o cadastro no Plano White e retirar o ingresso.

A retirada acontece na nova loja do Parnahyba, em frente ao Parnaíba Shopping, mediante a doação de 1kg de alimento não perecível. Loja estará aberta a partir das 14h30m. Garanta o seu ingresso, chegue cedo e venha apoiar o Tubarão”, publicou o Azulino.O Parnahyba irá estrear no Campeonato Piauiense 2026 no dia 11 de janeiro (domingo), contra o Atlético Piauiense. O embate será no Estádio Pedro Alelaf, no litoral do estado, às 17h.

Em 2025, o Tubarão amargou eliminações nas primeiras fases do Campeonato Brasileiro Série D e da Copa do Brasil, além de ter caído nas semifinais do estadual. Com esse cenário, o Azulino ficou sem calendário, mas, após o aumento promovido pela CBF, o clube herdou uma vaga.

Por: Paulo Vitalino | GP1

Oficina de serviços gerais pega fogo em Parnaíba; ninguém fica ferido

Nenhum comentário:


Um incêndio foi registrado nesta quinta-feira (8) em uma oficina de serviços gerais localizada no bairro São Benedito, em Parnaíba. De acordo com informações do 3° Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), ninguém ficou ferido e ainda não se sabe o que teria provocado as chamas.

Na oficina, foram encontrados botijões de gás e cilindros de nitrogênio. Devido ao risco e a grande quantidade de fumaça e das condições adversas, a equipe que atendeu a ocorrência precisou utilizar cilindros de oxigênio para entrar com segurança no local.

Após a avaliação inicial da situação, os bombeiros conseguiram debelar o fogo e evitar que as chamas se propaga para áreas vizinhas

Por Breno Moreno | cidadeverde

Idoso morre em Parnaíba após ser agredido com pauladas na cabeça

Nenhum comentário:

Antônio Fernandes foi agredido na cidade de Barras e posteriormente transferido para Parnaíba.

HEDA em Parnaíba

Um idoso de 70 anos identificado como Antônio Alves Fernandes morreu nessa quarta-feira (7) após ser agredido com pauladas na cabeça na cidade de Barras. As agressões ocorreram no dia 3 de janeiro.

Antônio Fernandes faleceu no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, para onde foi transferido diante da gravidade dos ferimentos na cabeça.

O idoso foi agredido em um bar na cidade de Barras após desentendimento com um homem não identificado, que desferiu os golpes com pedaços de madeira. A vítima foi atendida no hospital local e depois transferida para o HEDA.

As circunstâncias do ataque ao idoso estão sendo investigadas pelas autoridades. O suspeito ainda não foi localizado.

Por: Thais Guimarães | GP1

Incêndio de grandes proporções atinge área de mata em Parnaíba e assusta moradores

Nenhum comentário:

Bombeiros atuam para conter chamas no bairro Tabuleiro; fumaça intensa afeta visibilidade de motoristas.

Incêndio em Parnaíba. | Foto: Reprodução/ Click Parnaíba

Um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de mata no bairro Tabuleiro, em Parnaíba, no litoral do Piauí. A informação foi confirmada ao MeioNews pelo tenente-coronel Christian, comandante do 3º Grupamento de Bombeiros Militar (3º GBM).

Segundo a autoridade, as equipes se deslocaram até a região e atuam para cessar as chamas e impedir que elas se propaguem. Até o momento, não há informações sobre o que teria causado o incêndio.

O tenente-coronel Christian informou que, ainda no trajeto até o bairro Tabuleiro, a guarnição precisou se deslocar para atender outra ocorrência em uma oficina.

Em imagens feitas por populares, é possível ver que a intensidade da fumaça cobriu uma das vias, prejudicando a visibilidade dos motoristas.

Por: Jéssica Machado | meionews

Relatório aponta queda de 65% nos homicídios em Parnaíba durante 2025 no litoral

Nenhum comentário:

Dados da SSP mostram impacto de operações integradas e prisões no litoral piauiense

Secretaria da Segurança Pública do Estado do Piauí - SSP-PI

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) divulgou, na quarta-feira (7), o relatório com os indicadores e resultados das operações policiais realizadas ao longo de 2025, destacando avanços expressivos no município de Parnaíba. O levantamento aponta uma redução de 65% no número de homicídios em comparação com 2022, resultado atribuído ao fortalecimento das ações integradas de prevenção, investigação e policiamento ostensivo na região litorânea.

De acordo com os dados oficiais, a queda nos índices de violência é reflexo direto da atuação coordenada entre as forças de segurança. O trabalho conjunto envolveu inteligência policial, operações estratégicas e presença contínua das equipes nas áreas com maior incidência criminal, contribuindo para a diminuição dos crimes contra a vida e para o aumento da sensação de segurança da população.

No litoral, a Polícia Civil, por meio da 1ª e 2ª Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas, realizou 139 prisões relacionadas a crimes como tráfico de drogas, organização criminosa, estelionato, homicídios e pensão alimentícia. Ao todo, foram cumpridos 212 mandados de busca e apreensão, majoritariamente ligados a investigações sobre o tráfico de entorpecentes, além da apreensão e incineração de 1,5 tonelada de drogas.

As operações também resultaram na apreensão e bloqueio de aproximadamente R$ 5 milhões vinculados a organizações criminosas, recuperação de 45 veículos, recolhimento de 230 aparelhos celulares e retirada de 25 armas de fogo de circulação. Para o delegado Ayslan Magalhães, os resultados demonstram a eficiência da integração entre investigação e inteligência policial, reforçando o compromisso das forças de segurança em intensificar as ações e ampliar a proteção da população do litoral piauiense em 2026.

Fonte: Governo do Piauí

Operação “Lucro Sujo” resgata animais em situação de maus-tratos em Parnaíba

Nenhum comentário:

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí, por meio da Polícia Civil e da Polícia Militar, deflagrou, na manhã desta quinta-feira (8), a Operação “Lucro Sujo”, com foco no combate a crimes de maus-tratos contra animais domésticos no município de Parnaíba.

Durante a ação, foi identificado um canil clandestino, que funcionava sem autorização administrativa, como alvará de funcionamento, licença dos órgãos sanitários e médico-veterinário responsável. O local também não apresentava condições mínimas de higiene nem estrutura adequada para a manutenção dos animais.
Ao todo, foram constatadas situações de maus-tratos envolvendo 10 animais. De acordo com o delegado Renato Pinheiro, as irregularidades foram comprovadas, inclusive, com o auxílio de imagens captadas por drone, que evidenciaram o sofrimento dos animais mantidos no local.

“As imagens confirmaram a existência de maus-tratos, com animais em condições inadequadas, sem higiene e sem os cuidados necessários”, destacou o delegado.

Duas pessoas responsáveis pelo canil foram identificadas e autuadas em flagrante, devendo responder por crimes ambientais, conforme a legislação vigente.

A Polícia Civil reforça seu compromisso com a proteção animal e a segurança pública, e solicita que a população continue colaborando por meio de denúncias anônimas, ferramenta essencial no enfrentamento à criminalidade.

Denúncias:
(86) 99557-2241

SSP/PI

Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo durante operação policial no Piauí

Nenhum comentário:

Um homem foi preso na noite desta terça-feira (06/01) por porte ilegal de arma de fogo durante uma ação da Força Tática da Operação Ilha Segura, no município de Ilha Grande, no litoral do Piauí.

De acordo com informações da Polícia Militar do Piauí, a ocorrência foi registrada por volta das 20h50, na estrada que liga Ilha Grande ao Pedral do Sal, nas proximidades do povoado Labino, às margens da PI-116.

Durante patrulhamento de rotina, a equipe da Força Tática avistou uma motocicleta em alta velocidade, o que motivou o início de um acompanhamento tático. Conforme a PM, durante a perseguição o condutor levou a mão à cintura por diversas vezes, levantando suspeitas por parte dos policiais.

O motociclista foi alcançado e abordado já no povoado Labino. Na revista pessoal, os policiais encontraram um revólver calibre .38, sem munições e com a numeração ilegível.

O suspeito foi identificado como Anderson Marçal Silva, filho de Maria Valquíria Marçal dos Santos. Ele recebeu voz de prisão e foi conduzido à Central de Flagrantes, onde foram adotados os procedimentos legais cabíveis.

A ação integrou a Operação Ilha Segura, que tem como objetivo intensificar o policiamento ostensivo na região, prevenindo crimes e reforçando a segurança da população.

Fonte: Portal Litoral Noticias

Polícia apreendeu R$ 5 milhões do crime organizado em Parnaíba no ano de 2025

Nenhum comentário:

Montante inclui valores apreendidos em operações e recursos bloqueados judicialmente de organizações criminosas, conforme dados da SSP-PI.

Dinheiro apreendido - Foto: Reprodução\Ilustrativa

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí divulgou, nesta quarta-feira (7), o relatório anual com os indicadores criminais e o balanço das operações policiais realizadas ao longo de 2025 em todo o estado. Os dados evidenciam avanços significativos na área da segurança pública, com destaque para o município de Parnaíba, no litoral do Piauí.

Segundo o levantamento, Parnaíba registrou uma redução de 65% nos homicídios em 2025, na comparação com o ano de 2022.

No recorte operacional, a Polícia Civil do Piauí, por meio da 1ª e da 2ª Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas, apresentou números expressivos. Ao longo de 2025, foram realizadas 139 prisões relacionadas a crimes como tráfico de drogas, organização criminosa, estelionato, homicídios e também por inadimplência de pensão alimentícia.

Delegado Ayslan Magalhães - Foto: SSP-PI

As investigações resultaram no cumprimento de 212 mandados de busca e apreensão, a maioria ligada a apurações sobre o tráfico de entorpecentes e atuação de facções criminosas no litoral.

O relatório também aponta a apreensão e incineração de 1,5 tonelada de drogas, além do bloqueio e apreensão de cerca de R$ 5 milhões pertencentes a organizações criminosas. As ações policiais possibilitaram ainda a recuperação de 45 veículos, a apreensão de 230 aparelhos celulares e a retirada de 25 armas de fogo de circulação.

O delegado Ayslan Magalhães destacou que os resultados são consequência direta do trabalho integrado entre os setores de investigação e inteligência policial.

Essas ações são fruto do trabalho conjunto entre os setores de inteligência e a Polícia Civil do Piauí no combate ao tráfico. Para 2026, reforçamos nosso compromisso com a segurança no litoral, intensificando ações para proteger ainda mais a população da região, afirmou.

Por Isabella Monteiro | lupa1

quarta-feira, janeiro 07, 2026

Homem é preso com celular roubado e tenta subornar policiais com R$ 100 em Parnaíba

Nenhum comentário:

Ele estava com um celular com restrição de roubo/furto.

Suspeito preso (Foto: Divulgação/ PMP

Um homem foi preso em flagrante na manhã desta terça-feira (6), no bairro São Vicente de Paula, em Parnaíba, no litoral do Piauí. O suspeito, que portava um aparelho celular com restrição de roubo, ofereceu R$ 100 a cada policial militar para tentar evitar a detenção.

De acordo com a Polícia Militar do Piauí (PMPI), a prisão ocorreu durante rondas em uma região conhecida pela intensa prática de tráfico de drogas. Ao notar a presença da viatura, o homem buscou refúgio em uma área de mata, onde foi localizado e abordado pelos agentes.

Durante a vistoria, os policiais consultaram o sistema e constataram que o celular em posse do indivíduo possuía registro de roubo/furto. Foi nesse momento que o suspeito teria oferecido o dinheiro aos policiais em troca de sua liberdade.

O homem foi conduzido à Central de Flagrantes de Parnaíba. Segundo o relatório policial, mesmo dentro da unidade de polícia, ele voltou a oferecer vantagens indevidas aos oficiais para não ser autuado.

O suspeito agora permanece à disposição da Justiça e deve responder pelos crimes de receptação, por estar em posse de objeto de origem ilícita além de corrupção ativa, pela tentativa de suborno aos agentes públicos.

Por: Alysson Camurça | portalclubenews

Em Parnaíba, mulher agride namorado e familiares, destrói imóvel e é presa

Nenhum comentário:

Uma mulher foi presa em flagrante na manhã desta quarta-feira (7) suspeita de agredir e destruir a casa do namorado no município de Parnaíba PI

Jaynayra Horrana Andrade Araújo | Foto: PM/PI
Segundo a Polícia Militar, a mulher - Jaynayra Horrana Andrade Araújo – invadiu por volta das 7h30 a residência do namorado, no conjunto Joaz Sousa, no bairro Rosápolis, a poucas quadras do 2º Batalhão da Polícia Militar, e agrediu o namorado e familiares. A denúncia foi feita pelo pai do rapaz.   

Segundo a denúncia, a mulher danificou a geladeira, várias cadeiras e uma mesa. 

“O que o pai nos relatou que toda vez que há um desentendimento entre ela e o filho, a mulher destrói a casa, fica agressiva e brigam por qualquer coisa. Vivem uma relação tóxica”, disse o major Adão Freitas, do 2º Batalhão da Polícia Militar de Parnaíba. 

Durante o momento de fúria, a mulher chegou a agredir o pai do namorado e outro parente. Jaynayra foi contida e no meio da confusão ela também foi ferida na boca. 

Jaynayra Horrana vai responder por lesão corporal e passará por audiência de custódia. 

Por Yala Sena |  cidadeverde

Desova de tartarugas marinhas no PI já soma quase 20 ninhos; saiba como ajudar

Nenhum comentário:

Foto: Reprodução / Tartarugas do Delta
A temporada 2026 de desova de tartarugas marinhas já começou com saldo positivo no litoral piauiense. Desde o início do período reprodutivo, em dezembro de 2025, cerca de 20 ninhos foram identificados nas praias da região, resultado considerado animador pelos responsáveis pelo monitoramento ambiental.

O acompanhamento ocorre diariamente e é realizado pelo Projeto Tartarugas do Delta, em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, com apoio da APA Delta do Parnaíba e da Eólica Pedra do Sal.

Foto: Reprodução / Tartarugas do Delta
Como os ninhos são identificados? 

Os registros acontecem a partir da observação de rastros deixados pelas tartarugas na areia, de flagrantes do momento da desova ou de comunicações feitas por moradores e frequentadores das praias. A participação da comunidade é considerada essencial para ampliar a proteção dos ninhos.

“Contamos com a ajuda de donos de bares e restaurantes, pescadores e pessoas que frequentam as praias. Sempre que alguém flagrar uma tartaruga ou perceber rastros, é importante avisar o Projeto para que possamos identificar o ninho e acompanhar o desenvolvimento”, explica Werlanne Magalhães, coordenadora do Projeto Tartarugas do Delta.

Cuidados ajudam a proteger as espécies

Para garantir a conservação das áreas de desova, os especialistas reforçam a necessidade de reduzir impactos humanos nas praias. Entre as principais medidas estão:

  • controle da poluição luminosa, que pode desorientar as tartarugas;
  • gestão adequada dos resíduos sólidos;
  • restrição do tráfego de veículos na faixa de areia.

Essas ações ajudam a aumentar as chances de sobrevivência dos filhotes e a manter o equilíbrio ambiental do litoral.

Como avisar sobre desovas? 

Quem identificar tartarugas, rastros ou ninhos pode entrar em contato com o Projeto Tartarugas do Delta (@institutotartarugasdodelta) pelo telefone (86) 9 9968-0197. A comunicação rápida é fundamental para o monitoramento e a proteção das espécies.

Por Izabella Lima | cidadeverde

Surto psicótico provoca ameaça com faca entre vizinhas em Parnaíba

Nenhum comentário:

Por volta das 15h30 desta última terça-feira (06/01), uma equipe do 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM) foi acionada para atender uma ocorrência envolvendo uma disputa entre vizinhas na comunidade Vazantinha, Bairro Ilha de Santa Isabel, em Parnaíba. Conforme relato de Dalvilene, a vizinha Ila Maria a ameaçou com uma faca durante o desentendimento.

Ao chegar ao local, os policiais constataram que Ila estava bastante agitada. A filha da acusada informou que ela faz uso de medicação controlada desde 2018, situação confirmada por meio de apresentação dos remédios e do prontuário médico.

Diante do quadro de surto, a equipe do SAMU foi acionada para prestar suporte imediato. Após atendimento no local, Ila foi encaminhada ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), onde recebeu acompanhamento especializado para garantir sua segurança e a de terceiros.

180graus

Projeto Desafio Delta do Parnaíba chega à semifinal da maior premiação de trail running do Brasil

Nenhum comentário:

O projeto Desafio Delta do Parnaíba alcançou, na segunda-feira (05), a semifinal do Trail Running Awards 2025, considerada a maior premiação do trail running brasileiro.

Projeto Desafio Delta do Parnaíba (Foto: Governo do Piauí/divulgação)

A votação segue aberta, até às 19h, da quarta-feira (7), e ocorre exclusivamente de forma online por meio da página oficial, no Instagram, da revista Trail Running BR, responsável pela organização do prêmio.

Patrocinado pelo Sistema de Incentivo ao Esporte do Piauí (Siespi), iniciativa da Secretaria dos Esportes (Secepi), o Desafio Delta do Parnaíba é viabilizado por meio do regime de incentivo fiscal que permite que empresas contribuintes de ICMS patrocinem projetos esportivos, com futura compensação tributária integral.

Projeto Desafio Delta do Parnaíba (Foto: Governo do Piauí/divulgação)

“O Desafio Delta do Parnaíba mostra como o esporte pode ser uma poderosa ferramenta de desenvolvimento, integrando turismo, cultura e sustentabilidade, além de projetar o Piauí no cenário nacional”, destacou a secretária dos Esportes, Josiene Campelo.

Realizado no litoral do Piauí, o Desafio Delta do Parnaíba integra esporte, turismo, cultura e ações socioambientais. Em 2025, a prova ocorreu nos dias 20, 21 e 22 de novembro, com percursos de 60 km, 25 km e 15 km, reunindo atletas de diferentes partes do Brasil.

“Agora estamos na semifinal. Nos sentimos muito honrados com todos os votos, sobretudo, pelo reconhecimento de que o Desafio Delta vai muito além de uma trail. Ao longo dos seus oito anos, o Desafio do Delta se tornou um projeto de desenvolvimento sustentável para o Piauí”, afirmou o organizador da prova, Luciano Uchôa.

Clique aqui e vote no Desafio Delta do Parnaíba.

Médica agredida alega em depoimento ter sido socorrida por pedestre após fugir de carro, diz delegada

Nenhum comentário:

Segundo relato à polícia, as agressões começaram após o homem ter visto mensagens no celular da vítima

Danny Schroedinger de Carvalho Oliveira - Homem suspeito de agredir médica é preso no litoral do Piauí — Foto: Reprodução/SSP-PI
A médica Emanuelle Pereira Lima alegou em novo depoimento ter sido socorrida por um pedestre logo após conseguir fugir do carro onde foi agredida, segundo a delegada Júlia Leite, da Polícia Civil do Piauí. O suspeito de agredir a vítima, Danny Schroedinger de Carvalho Oliveira, segue preso.

Emanuelle foi hospitalizada com um braço fraturado após denunciar que foi espancada pelo marido dentro de um carro em Luís Correia, na quinta-feira (1º). Segundo relato à polícia, as agressões começaram após o homem ter visto mensagens no celular da vítima.

De acordo com a delegada, a mulher foi ouvida novamente na tarde da segunda-feira (5) e contou ter sido perseguida pelo suspeito após correr.

“Ela contou que ele estava impedindo que ela saísse do veículo, até que em um momento ela conseguiu fugir e viu um pedestre a quem pediu socorro. Ele se interpôs entre os dois e ela conseguiu correr”, iniciou.

“Ele ainda a perseguiu, mas viu que tinha mais gente chegando ao local e fugiu”, completou a delegada.

A delegada destacou ainda que a vítima afirmou ter sido golpeada na cabeça, rosto e braços.

Segundo a Polícia Civil do Piauí, o inquérito será concluído nos próximos dias.

Suspeito permaneceu em silêncio durante interrogatório

Segundo a delegada da Mulher de Parnaíba, o suspeito foi ouvido ainda na sexta-feira (2), mas escolheu permanecer em silêncio durante o interrogatório.

O g1 tentou contato com a defesa do suspeito, mas não conseguiu retorno até a última atualização desta reportagem.

A delegada também informou que testemunhas já foram ouvidas e que o homem foi encontrado na casa de uma amiga.

“Ela permitiu a entrada e demos o cumprimento dentro da residência dela”, disse a delegada.

O que ocorreu?

A médica foi hospitalizada após denunciar ter sido espancada pelo próprio marido, em um carro em Luís Correia, na quinta-feira (1º). Segundo relato à polícia, as agressões começaram depois que o homem viu mensagens no celular da vítima.

Além de uma fratura no braço, um exame pericial também confirmou a existência de lesões no rosto e braços. A vítima registrou boletim de ocorrência em Parnaíba e recebeu uma medida protetiva em caráter de urgência.

Conforme os relatos apresentados à polícia, o casal estava no litoral para comemorar o Réveillon, em companhia de outra dupla. Ao ver mensagens do celular da médica, o suspeito teria ficado com ciúmes. Os dois foram para o carro, onde iniciaram as agressões físicas.

Fonte: G1 Piauí

Homem fica ferido após colisão entre dois veículos na BR 343 em Parnaíba

Nenhum comentário:

Os dois condutores apresentaram resultado negativo nos testes de alcoolemia.

Na tarde dessa terça-feira (6), um homem ficou feiro após dois veículos colidiram no km 18,7 da BR 343, em Parnaíba, no Litoral do Piauí. Segundo relatório policial, os carros seguiam no mesmo sentido da via no momento do acidente.

A colisão lateral envolveu um Renault Duster ICOP CVT, cujo condutor, um homem de 66 anos, sofreu apenas lesões leves. A passageira, uma mulher de 36 anos, não se feriu. O outro veículo envolvido foi um Ford F-350, cujo motorista, um homem de 73 anos, também saiu ileso do acidente. Ambos os motoristas possuíam habilitação.

Ainda conforme a polícia, a causa da colisão foi o acesso à via sem a devida observação da presença de outros veículos que trafegavam pelo local. No entanto, a dinâmica completa do acidente ainda está em apuração.

Os dois condutores apresentaram resultado negativo nos testes de alcoolemia. Também não houve acionamento de outros órgãos de emergência.

Por: Francielle Barroso \ GP1

Homem é encontrado morto dentro de caçamba de caminhão em Parnaíba

Nenhum comentário:

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com
Um homem de 55 anos, identificado como João Batista Pereira da Silva, foi encontrado morto na noite desta terça-feira (6) dentro da caçamba de um caminhão, na avenida José de Moraes Correia, no bairro Santa Luzia, em Parnaíba, no litoral do Piauí.

De acordo com a Polícia Militar, João Batista realizava a pintura da caçamba no momento do ocorrido. A principal hipótese é de que ele tenha sofrido uma descarga elétrica, o que teria provocado a morte ainda no local. Ao lado do corpo, foi encontrada uma extensão elétrica.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada e constatou o óbito. Ainda segundo a PM, não foram identificados sinais de morte violenta. 

O corpo foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML) e será submetido a exames cadavéricos, que devem esclarecer oficialmente a causa da morte. O caso deve ser acompanhado pela Polícia Civil. 

Por Rebeca Lima | cidadeverde

Museu do Mar no Piauí registra recorde de visitação em 2021

Nenhum comentário:

Localizado em um antigo armazém do complexo do Porto das Barcas, o Museu do Mar foi inaugurado em 2021 como parte do processo de revitalização desse importante espaço cultural da região. Desde sua abertura, a missão do museu tem sido clara: preservar e valorizar a cultura, a história, a fauna e a flora do Delta do Parnaíba. Com um crescimento expressivo na visitação, o Museu do Mar não só se estabeleceu como um ponto turístico indispensável, mas também se tornou um importante ambiente de convivência e acesso à cultura na comunidade.

O impacto da revitalização do Porto das Barcas

A revitalização do Porto das Barcas, que abriga o Museu do Mar, foi uma iniciativa fundamental para dar nova vida a um espaço com grande importância histórica e cultural no Piauí. Antes dedicadas exclusivamente ao comércio e ao transporte, as estruturas agora abrigam não apenas o museu, mas também uma série de atividades culturais que atraem pessoas de todas as idades e origens.

Exposições e atividades educativas

Uma das razões principais para o aumento da visitação ao Museu do Mar são as exposições interativas e as atividades educativas oferecidas aos visitantes. O museu conta com um acervo rico que inclui coleções sobre a vida marinha, a história local e detalhes sobre a biodiversidade do Delta do Parnaíba. Além disso, o espaço promove eventos culturais variados, incluindo oficinas, palestras e exposições temporárias que atraem tanto o público local quanto turistas interessados em aprender mais sobre a região.

Dados de visitação e o futuro do museu

Desde a sua inauguração, o Museu do Mar já recebeu um número impressionante de visitantes, somando mais de 119 mil pessoas. Esses dados destacam o crescente interesse do público pelas atividades do museu e enfatizam a sua importância como um ponto de encontro cultural. Esse aumento no número de visitantes não só valida o trabalho realizado pela equipe do museu, mas também reforça a necessidade de continuidade nas iniciativas de preservação e promoção da cultura local.

O papel do Museu do Mar na comunidade

O Museu do Mar tem se consolidado como um espaço essencial para a comunidade, atuando como um ponto de referência para a valorização da identidade cultural da região. Com programas voltados à educação e à conscientização ambiental, o museu promove a importância da proteção dos ecossistemas locais, especialmente a fauna e flora que caracterizam o Delta do Parnaíba. Essa abordagem não só educa, mas também inspira ações coletivas em prol da conservação do meio ambiente.

Além dessas iniciativas, o Museu do Mar também planeja expandir suas atividades nos próximos anos, com a intenção de atrair ainda mais visitantes e promover eventos que discutam questões relevantes à cultura e ao meio ambiente. O comprometimento da equipe em manter o espaço vibrante e cheio de vida é evidente, e o futuro parece promissor para este importante equipamento cultural do Piauí.

Conclusão

O Museu do Mar exemplifica como espaços culturais podem revitalizar comunidades e fomentar o interesse pela educação e pela preservação do patrimônio. Com um recorde crescente de visitação, é claro que o público reconhece e valoriza as iniciativas oferecidas. À medida que novas exposições e atividades são introduzidas, o Museu do Mar tem tudo para se transformar em um símbolo ainda mais forte da riqueza cultural do Piauí.

terça-feira, janeiro 06, 2026

Parnahyba lança sócio-torcedor e abre venda de ingressos nesta quarta

Nenhum comentário:

Presidente do clube, Eureliano Barros 

O Parnahyba anunciou uma série de novidades para a temporada 2026. Em entrevista ao Cidade Verde Esporte, o presidente do clube, Eureliano Barros, confirmou o lançamento oficial do plano de sócio-torcedor, além do início da venda de ingressos para a estreia no Campeonato Piauiense, marcada para este domingo, contra o Atlético Piauiense.

De acordo com o dirigente, o plano de sócio-torcedor é uma iniciativa inédita no clube e tem como objetivo aproximar ainda mais o torcedor azulino do Tubarão do Litoral, além de fortalecer financeiramente a equipe.

“O plano mais barato é R$19,90 e vai ter várias vantagens. Vai ter o cashback, esse cashback no outro mês já não vai ser preciso pagar mensalidade. Se ele usar bem, ele vai sair praticamente de graça, o sócio torcedor do clube”, explicou Eureliano.

Foto: TV Cidade Verde

Entre os benefícios do plano, quem se associar já garante ingresso para o jogo de domingo, válido pela primeira rodada do Estadual, o que, segundo o presidente, torna o programa ainda mais atrativo para o torcedor.

Além do lançamento do plano, o Parnahyba também inaugura nesta quarta-feira a loja oficial do clube, em dois pontos da cidade. A primeira inauguração acontece na Avenida São Sebastião, e posteriormente será aberta a loja da sede do clube.

“Amanhã a gente inaugura a loja do Parnaíba, né, são duas lojas: inaugura primeiro a da São Sebastião, depois a gente faz a inauguração da sede, e dizer que lá é uma loja muito bacana, vai ter pelúcia de tubarão, vai ter chave, vai ter adesivo, vai ter roupa fitness, vai ter muita coisa”, destacou o presidente.

Foto: TV Cidade Verde
Sobre os ingressos para a partida de domingo, Eureliano informou que as vendas também começam nesta quarta-feira. O clube trabalha para manter o valor em torno de R$20, o mesmo preço do ano passado, mas ressaltou que o valor pode sofrer ajustes.

“Esse ano vai ser um pouco mais caro. Mas eu quero ver se consigo manter o preço de 20 reais, porque eu penso que é ideal para a gente. Mas eu sei que todos vocês Azulinos, torcedores parnaibanos que gostam do futebol, estarão aqui para ajudar o nosso time, para que a gente não fique mais dependente de patrocínio, de governo, de nada”, afirmou.

O presidente aproveitou para fazer um apelo direto à torcida azulina, reforçando a importância da presença nas arquibancadas e da adesão ao plano de sócio-torcedor como forma de fortalecer o Parnahyba dentro e fora de campo.

A estreia do Tubarão no Campeonato Piauiense acontece no domingo (11), às 16h, diante do Atlético Piauiense, com transmissão da Cidade Verde, no 5.2, e no canal do YouTube.

Por Iamercia Rocha e Felipe Cruz

Vacinação contra dengue começa em Parnaíba

Nenhum comentário:

A campanha de vacinação contra a dengue já teve início em Parnaíba, no litoral do Piauí, e reforça a importância da prevenção entre crianças e adolescentes. A imunização é destinada ao público de 10 a 14 anos. A equipe da TV Cidade Verde acompanhou a mobilização e conversou com Charles Lima, coordenador de imunização de Parnaíba, sobre o andamento da campanha, orientações para pais e responsáveis e a relevância da vacina como medida de proteção. O repórter Felipe Cruz trouxe mais detalhes ao vivo diretamente do bairro Pindorama.

 TVCidadeVerde

Temporada 2026 de desova de tartarugas marinhas já registra cerca de 20 ninhos no litoral

Nenhum comentário:

Mesmo diante de algumas dificuldades registradas nas praias de desova de tartarugas marinhas, o ano de 2026 iniciou com resultados positivos. Desde o começo da temporada, em dezembro de 2025, novos ninhos vêm sendo identificados, e o número já se aproxima de 20 ninhos registrados até o momento.

Os monitoramentos acontecem diariamente e são realizados pela equipe do Projeto Tartarugas do Delta, em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, com apoio da APA Delta do Parnaíba e Eólica Pedra do Sal.

A identificação dos ninhos é feita por meio da observação de rastros das tartarugas, flagrantes do momento da desova ou relatos de pessoas que presenciam esses eventos nas praias.

“Contamos com a ajuda de várias pessoas nesse processo, como donos de bares e restaurantes, pescadores e frequentadores das praias. É fundamental que entrem em contato com o Projeto caso flagrem uma tartaruga ou percebam algum rastro, para que nossa equipe possa realizar a identificação e acompanhar adequadamente o desenvolvimento dos ninhos”, destacou Werlanne Magalhães, coordenadora do Projeto Tartarugas do Delta.

Para garantir a conservação ambiental eficaz das praias de desova de tartarugas marinhas, é essencial a adoção de medidas que reduzam os impactos humanos diretos e indiretos. Entre as ações mais importantes estão o controle da poluição luminosa, a gestão adequada dos resíduos sólidos e a restrição do tráfego de veículos na faixa de areia.

Para comunicar ocorrências, ligue para (86) 9 9968-0197.