sábado, novembro 12, 2022

Vocês conhecem a Lenda da Pedra do Peral em Buriti dos Lopes?

A pedra do Peral é uma formação rochosa localizada em Buriti dos Lopes na beira de uma antiga estrada que ligava a região do baixo Longá. Medindo quase 09 metros de altura e 17 de largura, a pedra encontra-se encravada em um grande e branco areal onde, no inverno, brotam grotões d’água corrente que atraem a presença de várias espécies animais.

Ao seu redor fica uma farta vegetação: Mandacarus, Croatás, Puçazeiros, Cajueiros e Piquizeiros enfeitam o cenário, enquanto próximo dali encontramos um grande olho d’água que irriga as palmeiras de Babaçu e Mangueiras.

Antigamente, o lugar era parada obrigatória para o descanso de comerciantes, viajantes e vaqueiros que passavam por ali.

A frequente visitação tornou o lugar muito conhecido e visitado. Como os viajantes sempre paravam por ali, algumas pessoas armavam emboscadas para seus inimigos no lugar.

O que o povo conta é que uma vez um rico comerciante, na iminência de um ataque inimigo, acabou enterrando ali perto uma boa parte da sua fortuna que trazia consigo. 

Eram alforjes carregados de moedas de prata e ouro. O embate com o inimigo foi fatal e o comerciante veio a óbito, mas o local em que o tesouro foi enterrado nunca foi encontrado, de modo que se encontra enterrado até hoje.

Muitas pessoas, movidas pela ambição de ficar ricos, já tentaram encontrar o lugar em que a fortuna está enterrada. Na tentativa depredam e maculam o lugar encantado, repouso eterno de muitos que ali morreram. 

A punição pela ousadia, contudo, não tarda: os aventureiros, todos, acabam pegando no sono, onde são envoltos em pesadelos horríveis, verdadeiros tormentos, e quando acordam, no meio da madrugada, estão completamente nús e ilhados em cima da grande pedra de onde não conseguem sair até que passe uma alma bondosa que os ajude a descer.

Muitos foram encontrados já mortos em cima da pedra, por passarem ali grande tempo, morrendo de inanição, mas os poucos que escaparam juram que enquanto ali estavam viram e ouviram assombros de dar medo no mais corajoso dos homens: um galo cantando, sanfona tocando, risadas e pessoas conversando, vaqueiros com seus berrantes guiando boiadas e tropelos de cavalos.

Hoje em dia não são muitos os que se atrevem a procurar pelo tesouro, mas volta e meia um aventureiro sofre as consequências de sua busca.

Dizem que só uma pessoa de coração puro poderá encontrar a fortuna e, para isso, contará com a ajuda do espírito do comerciante morto que a enterrou.

O problema é que todos que tentaram até hoje têm uma ou outra mácula no íntimo de seu coração que os impediu de obter sucesso na empreitada. E aí, alguém afim de ficar rico se aventurando na busca pelo tesouro da Pedra do Peral?

 FONTE:

Professor Gildazio e Poeta Neném Calixto. Lenda da Pedra do Peral. In: Portal Buritiense. Disponível em <http://www.portalburitiense.com.br/2011/08/24/lenda-da-pedra-do-peral/>. Acesso em 27 set 2017.

TEXTO: JOSÉ GIL BARBOSA TERCEIRO

Nenhum comentário: