sábado, outubro 01, 2022

Colocação de bloquetes em Barra Grande causa tumulto entre moradores

O Prefeito Municipal de Cajueiro da Praia (PI) participou de reunião no dia 06 de julho, com a presença de secretários municipais e da Associação de Empresários do município de Cajueiro da Praia para discutir assuntos ligados ao turismo e desenvolvimento sustentável da região e os temas de maior preocupação foram o ecossistema histórico do vilarejo de Barra Grande, além, do abastecimento de água, uso do som, segurança, pavimentação e asfalto.

Durante a reunião ficou definido pelo prefeito do município, Felipe de Carvalho Ribeiro, e pela secretária de turismo, Cilene Sá, que seria realizada uma audiência pública para tratar de assuntos pertinentes à população como a colocação de pavimentação bloquetes – pisos intervalados de concreto, já que grande parte dos associados se mostraram contra e alegaram que a população seria afetada com isso também e pensaria da mesma forma e, apenas na praça deveria ter bloquetes.

De acordo com a presidente da Associação, dia 28 de setembro, através de comunicado informal, a secretaria de turismo informou que a obra seria realizada sem a audiência pública. “Estávamos aguardando a audiência pública quando fomos surpreendidos, com o comunicado da secretária que não seria feita a audiência e que a prefeitura fará a obra. Ignoraram o conversado em reunião e a opinião dos integrantes da associação e dos moradores do município ", presidente da associação, Mariana Rebelo.

Ainda segundo a presidente da Associação o prefeito Felipe Carvalho apresentou o projeto para a colocação dos bloquetes em Janeiro, na eleição do Comtur, e devido a reação dos presentes se comprometeu em fazer uma audiência pública. “Nas eleições do Comtur, no dia 24 de janeiro desse ano, o prefeito apresentou o projeto dos bloquetes para representantes dos empresários, moradores, kitesurfistas, de agências de turismo, Sebrae e todos foram altamente contra o projeto e imediatamente o prefeito se comprometeu em fazer audiência pública. Por duas vezes, em público, o prefeito se comprometeu em fazer audiência pública e não fez”, reforçou Mariana rebelo, presidente da Associação de Empresários de Cajueiro da Praia.

Com o menor litoral do Brasil, o Piauí está inserido na Área de Proteção Ambiental (APA do Delta) e possui belezas naturais como o Vilarejo de Barra Grande considerado a nova praia queridinha por quem passa, e um dos motivos é exatamente o pé na areia para andar em todo o vilarejo, atraindo turistas durante todo o ano.É de conhecimento de todos problemas estruturais como o fornecimento de água que não foi sanado ainda, porém com muito investimento do empresariado o município vem se destacando no cenário nacional e internacional dentro da rota das emoções como parada obrigatória.

Nenhum comentário: