Pages

quinta-feira, dezembro 02, 2021

Cajueiro-Rei, no litoral do Piauí, disputa título de maior do mundo pelo Guinness World Records

Pedido de reconhecimento do título foi aceito e documentos serão enviados para análise ainda este mês, conforme a Secretaria de Turismo de Cajueiro da Praia.

Cajueiro-Rei, no litoral do Piauí, disputa título de maior do mundo pelo Guinness World Records — Foto: Divulgação/Prefeitura de Cajueiro da Praia

O Cajueiro-Rei, localizado no município de Cajueiro da Praia, litoral do Piauí, poderá ser reconhecido ainda este ano como o maior cajueiro do mundo, pelo Guinness World Records. O pedido de reconhecimento do título foi realizado pela Prefeitura da cidade em setembro e aceito nessa quarta-feira (1).

Desde 1994, o rótulo pertence a um cajueiro localizado em Pirangi do Norte, uma praia no município de Parnamirim, no estado do Rio Grande do Norte.

Matéria relacionada:

Segundo o Secretário de Turismo de Cajueiro da Praia, Thiago Soares, amostras de DNA da árvore foram coletadas em 2016, por pesquisadores do Laboratório de Biologia Molecular e de Estudos de Injúrias Biológicas da Universidade Estadual do Piauí (Uespi).

“A gente conseguiu aprovar o cadastro, enviamos resumos práticos feitos anteriormente, pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e universidades. Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Piauí em conjunto com a Uespi, já declara que o cajueiro do Piauí é o maior do mundo. Agora só falta o reconhecimento oficial para entrar no Guinness Book”, declarou o secretário.

Segundo Thiago, medições geográficas comprovaram que a extensão do Cajueiro-Rei é de 8.880 m² contra 8.500 m² da árvore do Rio Grande do Norte, o que representa aproximadamente 300 m² de diferença.

"Pelo Guinness Book, a árvore concorrente tem 8.500 m² de copa. Na época de medição, nossa árvore tinha 9.000 m², mas houve um crime ambiental seríssimo e ela perdeu 20 m², agora só tem 8.880 m²", comentou.

Cajueiro Rei foi no Piauí foi cortado, denuncia prefeitura — Foto: Danilton Nobrega/Arquivo pessoal

Conforme a Secretaria de Turismo de Cajueiro da Praia, restam alguns documentos a serem enviados para o Guinness World Records. A previsão é que o envio seja efetivado até o dia 15 de dezembro, durante uma solenidade.

A data de divulgação do resultado será informada pelo Guinness após o recebimento do material.

Por Ilanna Serena*, G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Favor assinar o blog com nome e e-mail.