sábado, novembro 06, 2010

SOS Cajueiro Rei: o maior do mundo, está sendo atacado por broca

Cajueiro Rei fica no litoral piauiense no município de Cajueiro da Praia
O Cajueiro REI, árvore símbolo do município de Cajueiro da Praia, no litoral do Piauí, está  perigosamente ameaçado. Seus troncos e galhos estão apodrecendo rapidamente, liberando resinas, com se estivesse sangrando. Pela descrição, dada por telefone, o ataque é típico de uma doença chamada broca do cajueiro. Assim sendo, tudo começa quando um besouro (coleóptero) chamado Mecocorynus loripes Ches deposita seus ovos em fendas da casca da árvore. Quando maduros os ovos liberam larvas (parecem pequenas lagartas) que penetram mais fundo no caule e até na raiz, alimentando-se da madeira onde circula a seiva elaborada (rica em açúcares). Resultado: as larvas crescem, tornam-se novos besouros e os troncos apodrecem pela perda de seiva e exposição direta de suas feridas a fungos decompositores que aceleram sua morte.

O alerta, com pedido urgente de socorro, veio do prefeito de Cajueiro da Praia, o médico Girvaldo Albuquerque de Sousa (PRB), na tarde desta sexta-feira (5.11). “Estou informando às autoridades e à imprensa do Piauí que o nosso Cajueiro REI está ameaçado de perder o seu trono de maior cajueiro do mundo por conta do ataque de uma praga ou broca que está apodrecendo os galhos. Se não for combatida, essa doença vai reduzir a área de cobertura da planta e até pode matá-la gradativamente”, declarou o prefeito Girvaldo.

O Cajueiro REI foi assim batizado depois de uma reportagem do Programa Descobertas (Ecoaventureiro Alcide Filho) da TV Cidade Verde em março de 2010. A matéria foi depois repercutida pelo  SBT Nordeste (Programa Turístico Nordeste Mais, com o repórter César Filho). O cajueiro do litoral do Piauí foi declarado o maior cajueiro do mundo quando o Agrônomo  Wellington Rodrigues de Sousa mediu sua área total com um GPS Geodésico (alta precisão) e obteve 8.810 m2.

Com elevado valor histórico, turístico e até arqueológico (foram encontradas cerâmicas de povos indígenas) o cajueiro REI do litoral do Piauí merece uma urgente resposta de socorro. A Prefeitura de Cajueiro da Praia pede urgência. Certamente a Universidade Federal do Piauí e a SDR podem acudi-lo. Vamos acompanhar isso. Siga com a gente, passo a passo, esse pedido de socorro.
O Cajueiro Rei mede 8.810,00 metros cúbicos
Alcide Filho (de chapeu) fez a primeira reportagem sobre o Cajueiro Rei

Edição: Jornal da Parnaíba
Fonte: Alcide Filho/Cidade Verde

2 comentários:

José Antônio Silva Marques disse...

É lamentável, principalmente porque sabe-se que existe um monte de gente qua nada faz e está pindurado recebendo mensalmente do estado um DAS.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural, o Emater, e outros órgãos bem que poderiam ficar responsável por esta árvore e seu entorno.

A secretaria de Turismo também nada faz para manutenção, divulgação, etc. em relação ao Cajueiro Rei.

O Cajueiro Rei deveria ser um local de visitação para turistas. Já deveria ter sido construída uma estrada adequada, local para abrigar os turistas, onde pudesse ter uma lojinha de conveniência com bonés, camisas e outras lembracinhas do Cajueiro Rei.

É preciso ação imediata do poder público, prefeitura, estado e órgãos do governo para explorar e fazer gerar renda para o estado e moradores daquela localidade. Sem ação do estado o Cajueiro Rei ficará no esquecimento.

José Cardoso disse...

A prefeitura de Cajueiro da Praia não pode ficar omissa. Só comunicar não resolve nada. Contratar urgentemente um agrônomo,com experiência neste tipo de doença do caju, para que faça um diagnóstico e tratamento da planta.

Por outro lado sabemos que os recurso de uma prefeitura pequena não dá pra fazer tudo sozinha, mas dá para inciciar um trabalho como este.

Turismo é coisa séria, como diria o Bogéa, mas no Piauí o turismo está sendo tratado com coisa de segunda categoria. Os administradores no nosso estado estão míopes.