![]() |
Estação de Floriópolis foi inaugurada em 1922 |
A estação de Floriópolis é um curioso exemplo de arquitetura eclética para uma pequena parada, talvez o único exemplo desse tipo no Brasil.
A secretária municipal de cultura, Fátima Carmino, visitou imóveis históricos que estão sendo restaurados como Estação Ferroviária de Floriópolis, no bairro Catanduvas e a Casa Grande, no centro da cidade. Segundo a restauradora Juliana Fabrino o trabalho de restauração da Estação de Floriópolis deverá ser feita em duas etapas: a primeira foi feita por uma equipe que tratou da restauração arquitetônica e a última é a de acabamento. “Uma das nossas dificuldades tem sido combater a presença de fungos no imóvel”, afirma Juliana. Quanto ao prazo de conclusão dos serviços, a expectativa é de 45 dias.
A restauração da Casa Grande de Simplício Dias tem a previsão de ser concluída em 10 meses. Na Casa Grande funcionará um Museu, uma sede do Iphan em Parnaíba, duas salas de café e Centro Cultural. A restauração da Casa Grande é resultado do decreto municipal Nº 701/2007, que declarou de utilidade pública para fins de desapropriação, assinado pelo prefeito José Hamilton. A ação de desapropriação foi emitida no dia 28 de fevereiro de 2008, com valor discutido através de processo judicial, em torno de R$ 98.388,16 oriundos dos recursos próprios do município.
Para que o prédio tenha todas as suas características resgatadas e preservadas, o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) está investindo R$ 951.611,37. Fátima Carmino disse que o município, em parceria com o Iphan, está resgatando valores históricos de Parnaíba. “Não podemos também esquecer, das lutas de nossos historiadores, pesquisadores e estudantes em prol da conservação e preservação desses imóveis. O município só tem a ganhar, quando toma medidas como estas”, finalizou a secretária.
Histórico da Estrada de Ferro Central do Piauí:
A linha da Estrada de Ferro Central do Piauí foi aberta em 1922 ligando o porto de Luiz Correa à estação de Cocal. Até 1937, teve um lento prosseguimento até alcançar Piripiri nesse ano. Aí, somente em 1952 chegou a Campo Maior, com os trens de passageiros somente atingindo essa cidade em 1966, e finalmente chegando a Altos e a Teresina em 1969. Os trens de passageiros serviram à estrada até pelo menos 1979. A estrada jamais foi oficialmente erradicada, mas hoje os trilhos já foram arrancados na maioria do percurso, exceto no trecho entre Altos e Teresina, onde a ferrovia faz parte da ligação Ceará-Maranhão.
![]() |
O Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) está restaurando a estação de Floriópolis |
A estação de Floriópolis foi inaugurada no dia 1º de maio de 1922, com a linha entre Luiz Correia e Cocal. Fica entre Parnaíba e Luiz Correia, antes da ponte metálica que separa os dois municípios. "Apesar de localizada próxima ao conjunto residencial Jardim Vitória, portanto fora dos limites do Centro Histórico de Parnaíba, a Estação Floriópolis merece ser destacada, pois é a representação dos anos áureos do transporte ferroviário no estado do Piauí. Ela integrou a Estrada de Ferro Central do Piauí e foi construída na primeira década do século XX para servir de ponto de embarque no trecho Parnaíba-Luis Correia.
![]() |
Estação de Floriópolis - Abandonada por muitos anos foi depredada pela ação do homem e do tempo |
![]() |
Exemplo de arquitetura eclética pra pequena parada de trem |
Edição: Jornal da Parnaíba
Com inflrmações da Secom e Estações Ferroviárias
Nenhum comentário:
Postar um comentário