sexta-feira, fevereiro 12, 2021

Estudo de parnaibano sobre controle de glicemia com canela é reconhecido internacionalmente


O consumo regular da canela pode ajudar no controle do diabetes, conforme constatou estudo publicado no Journal of the American College of Nutrition em que foi analisada a relação entre a canela e o diabetes tipo 2. O estudo é resultado da pesquisa do professor E doutor José Cláudio Lira, 29 anos de idade, pesquisador da Universidade Federal do Ceará e professor em Floriano na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Ele é parnaibano e tem endereço no Bairro São Judas Tadeu.

Sua pesquisa chamou atenção da Revista Superinteressante que deu destaque ao estudo em um artigo publicado no sábado, dia 06 de fevereiro. A pesquisa envolveu mais de 200 pessoas, foi realizada em Parnaíba e comprovou eficácia da canela no controle da glicemia.

 “Levar um pouco do meu estudo, popularizar a ciência, que é o que a gente quer, levar o nome de Parnaíba para a revista Superinteressante foi muito bom. Eu estudo diabetes há dez anos. no doutorado eu queria desenvolver alguma coisa para o paciente com diabetes”, comemorou Cláudio Lira.

A pesquisa de Cláudio Lira teve um investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) de R$ 50 mil, dos quais aplicou R$ 48 mil. O ensaio clínico foi realizado entre agosto e dezembro de 2019, com 140 pessoas acometidas pela diabetes tipo 02. Cláudio há anos vem estudando a diabetes e buscando entender formas de auxiliar no controle da glicemia a baixo custo e encontrou na canela um valioso recurso. “Aqui no Brasil a gente tem ais de 20 milhões de pessoas que tem diabetes, metade delas não tem um bom controle da glicemia, não consegue controlar direito esses níveis, o que tanto preocupa eles e eu realmente queria ir em busca disso, e a canela se apresenta de fácil acesso, de baixo custo, sem muitos efeitos colaterais”, ressaltou o pesquisador Cláudio.

A canela é um complemento no tratamento da pessoa com diabetes, que, por sua vez, é uma doença crônica que requer atenção pra toda vida. A importância do assunto e os resultados da pesquisa tem tido excelente repercussão. O jovem pesquisador recebeu contato da revista Veja para uma entrevista quando a equipe de reportagem da TV Costa Norte conversava sobre a redução da glicemia no uso da canela junto a alimentos. Vale ressaltar que a canela a ser consumida deve ser na forma mais natural possível, não pode ter açúcar ou outros compostos industriais.

Fonte: Portal Costa Norte l Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: