sexta-feira, janeiro 29, 2021

Pesquisa nacional sobre a Covid-19 está sendo realizada em Parnaíba

A pesquisa epidemiológica nacional sobre Covid-19, Epicovid 19-BR, desenvolvida pela Universidade Federal de Pelotas e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com o patrocínio do Ministério da Saúde, chega a cidade de Parnaíba. E na manhã desta quinta-feira (28) os representantes dos laboratórios Citomed e Hermes Pardini visitaram o presidente da Câmara Municipal, Carlson Pessoa (DEM) para explicar como são realizadas as visitas domiciliares para aplicação da pesquisa de forma gratuita.

Foram selecionados 133 municípios do país, sendo que no estado do Piauí as cidades escolhidas foram São Raimundo Nonato, Picos, Corrente, Floriano, Teresina e Parnaíba. O intuito da pesquisa é estimar a quantidade aproximada de pessoas infectadas pela Covid-19.

Para o poder público é interessante saber o nível de contaminação para a tomada de medidas mais acertadas.
Segundo o biomédico e executivo do laboratório Hermes Pardini de Parnaíba e que está à frente do estudo, Antônio Carlos Moura, em Parnaíba a pesquisa está sendo aplicada em 200 residências.

"Em cada bairro a abordagem está sendo feita em 8 domicílios alocados dentro dos bairros selecionados dos 25 setores censitários de acordo com senso do IBGE. Durante a pesquisa, a pessoa responde a um questionário curto, onde é indagado se ela faz uso ou não das medidas de segurança sanitária, como uso da máscara e do álcool em gel, por exemplo. Depois a pessoa assina um termo de consentimento. Então, na casa mesmo do entrevistado é feita a coleta do material para o exame sorológico IGG Covid 19. Utilizamos esta metodologia por ser mais segura e mais específica, pois por meio do exame sorológico é possível saber se a pessoa tem anticorpos contra a doença”, explicou o biomédico.

Após 15 dias a pessoa é orientada a procurar o laboratório que está habilitado para as coletas do referido estudo. É lá que ela pegará o resultado. Aqui em Parnaíba o laboratório selecionado e parceiro da pesquisa Epicovid 19 é o Citomed que conta com o total apoio do Dr. Edésio Borges, André Fernandes e Dr. Letícia Chaves.

O presidente Carlson Pessoa finalizou a visita agradecendo o trabalhado que ambos os laboratórios estão desenvolvendo na cidade, que é de extrema importância nesse momento de pandemia, uma vez que os números de casos de infecção, internações e mortes por coronavírus se mantém altos em Parnaíba.

Ascom/CMP

Nenhum comentário: