quarta-feira, dezembro 23, 2020

Com oito clubes e restrições com a pandemia, Campeonato Piauiense 2021 começa dia 20 de fevereiro

Dirigentes acertam data prevista para abertura da 1ª rodada da competição, que atenderá às normas de saúde por conta da Covid-19. Torneio terá o mesmo modelo de disputa: os dois primeiros da tabela avançam à final e os dois últimos caem para a Série B.
Arbitral de clubes define data de abertura e encerramento do
Piauiense 2021 — Foto: Divulgação/FFP

O Campeonato Piauiense ganhou data no calendário para o pontapé inicial em 2021. Os representantes dos oito clubes da elite do estadual definiram, nesta segunda-feira, em Teresina, que o torneio começa no dia 20 de fevereiro. O modelo de disputa segue inalterado: pontos corridos em dois turnos e apenas os dois primeiros da tabela de classificação avançando à final - os dois últimos caem para a Série B. Sob restrições por conta da pandemia, o Piauiense ainda não tem previsão de quando voltará a receber público. O campeão ganhará vaga direta na Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Série D em 2022. O vice garantirá presença na Copa do Brasil e Série D.

Participaram do encontro os dirigentes de 4 de Julho, Parnahyba, Picos, Fluminense-PI, Flamengo-PI, River-PI e Tiradentes-PI. O Altos não enviou representante.

CAMPEONATO PIAUIENSE 2021 🏆
  • Data de início: 20 de fevereiro
  • Data de encerramento: 30 de maio
  • Campeão terá vaga na Copa do Brasil, Série D e Copa do Nordeste em 2022
  • Vice terá a segunda vaga na Copa do Brasil e Série D
  • O representante do PI no pré-Nordestão será o clube melhor ranqueado na CBF

MODELO DE DISPUTA 
  • Turno e returno;
  • Os dois primeiros da tabela jogam a final;
  • Os dois últimos caem para a Série B.

OUTRAS CURIOSIDADES 
  • Cada clube poderá inscrever até 50 atletas;
  • Despesas com arbitragem serão custeadas pela FFP;
  • O clube que não apresentar os laudos do estádio que mandará seus jogos ficará impossibilitado de abrir portões ao público quando permitido pelas autoridades de saúde.
De acordo com o Estatuto do Torcedor, o Campeonato Piauiense ainda não pode sofrer alteração em seu modelo de disputa, que foi aprovado e adotado há apenas um ano. O estatuto prevê mudanças no formato a partir dos dois anos de uso.

Ainda de acordo com o que prega o Estatuto do Torcedor, a tabela do Piauiense 2021 deverá ser divulgada nos próximos dias. A FFP tem 60 dias antes do início da competição para publicar a tabela detalhada do estadual. Um novo encontro entre os dirigentes dos clubes participantes deve ocorrer no dia 6 de janeiro, na sede da Federação de Futebol do Piauí, em Teresina.

Globo Esporte l Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário:

---------------------------------
-------------------------------