segunda-feira, setembro 07, 2020

Imagem de tubarão morto em praia do Piauí é fake

Imagem não foi feita no litoral piauiense
Uma imagem de um tubarão morto no litoral do Piauí que circula nas redes sociais neste domingo (06) é falsa (fake news), explicou a bióloga Geórgia Aragão. A especialista analisou a imagem após o conteúdo ter centenas de compartilhamentos na internet e provocar pânico em banhistas que aproveitam o feriado prologando no litoral.

Geórgia comentou que a imagem começou a circular depois que um grupo de tubarões formado por pelo menos cinco animais voltou ser visto na praia de Coqueiro, em Luiz Correia. Desde a última quarta-feira (02) que a presença de tubarões é registrada no Piauí. Na foto, uma pessoa segura um tubarão que parece ser um filhote e que teria sido encontrado nas praias do Piauí.

Bióloga Geórgia Aragão
“Está rolando nas redes sociais o vídeo que eu repassei trazendo as informações sobre os tubarões e uma imagem de um tubarão que foi pescado em algum lugar. De antemão, eu repasso: essas imagens são falsas, esse tubarão não foi pescado no nosso litoral. É uma imagem antiga retirada da internet”, afirmou Geórgia Aragão.

A especialista alerta que é comum a presença desses animais e que esse fato não é motivo para pânico. “Não vamos criar pânico, não temos motivos ainda para isso. São animais juvenis que constantemente estão da região costeira. Cuidado com o que vocês veem, com o que você acreditam, com o que você repassam”, disse.

Geórgia comentou que apesar dos animais serem vistos até agora somente na praia do Coqueiro, eles podem migrar para outros locais da costa piauiense. Ela recomendou que os banhistas evitem o mar devido o risco da presença dos tubarões.

Por: Otávio Neto/Portal O Dia | Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: