quinta-feira, outubro 15, 2020

Bairro Nova Parnaíba foi planejado com ruas e avenidas largas; veja imagens aéreas

O passeio aéreo feito com imagens do PHB Drones mostra um bairro residencial de ruas largas e planejadas.

Foi durante a gestão do Cel. Constantino de Moraes Correia (1913 a 1916) que a cidade Parnaíba (PI) sofreu diversas mudanças, passando por um período de urbanização, com a criação de jardins em praças, reforma na iluminação pública, calçamento, etc. A cidade estava crescendo economicamente e precisava se expandir. O bairro Nova Parnaíba foi fundado em 1913 com ruas planejadas e foi inicialmente chamado de “Cidade Nova” foi urbanizado na antiga “Caatinga de cima”, recebendo modificações em suas estruturas, tendo suas ruas sido projetadas a fim de que se estabelecesse um melhor acesso dos automóveis, bem como a circulação de pessoas, além do oferecimento de limpeza pública e doação de terrenos por parte da prefeitura.

O bairro foi todo planejado para ser residencial com quarteirões de 100 metros em quadra, ruas de 20 metros de largura bem delineadas bem como algumas avenidas com 30 metros de largura com canteiro central e arborizadas como a Avenida Senador Furtado, Avenida das Normalistas, Av. Cel. Lucas Correia, Avenida Marquês de Paranaguá e Rua Dr. João Cândido.

Foram reservados diversos terrenos e alguns quarteirões inteiros para receber as escolas a exemplo da Escola Normal Dr. Francisco Correia fundada em 11 de julho de 1927 (hoje 2ª Gerencia Regional de Educação) e Colégio Estadual Lima Rebelo em 1969. O Nova Parnaíba conta ainda com prédios históricos como palácio episcopal, Colégio São Luiz Gonzaga (hoje Diocesano), Escola Luiz Galhanone bem como outros mais recentes como SAMU, Pronto Socorro Municipal, Pronto Socorro Pediátrico Aline Menezes, Hospital Nossa Senhora de Fátima dentre outros.

Por José Wilson | Jornal da Parnaíba

Um comentário:

Antonio Alves disse...

Estudei nas escolas, citadas, e faltou relatar as escolas Padre Vieira e Edson Cunha. Bons tempo quando criança ia a pé.