segunda-feira, março 30, 2020

Secretaria de Saúde e direção do Pronto Socorro planejam atendimento a pacientes com Coronavírus

Direção Administrativa e Clínica do Pronto Socorro de Parnaíba (PSM) reunida com a Secretária Municipal de Saúde Rejane Moreira

Em reunião com a Direção Administrativa e Clínica do Pronto Socorro de Parnaíba (PSM), na manhã desta segunda-feira (23), a Secretária Municipal de Saúde, Rejane Moreira, discutiu a organização do fluxo de atendimento para receber os pacientes com casos de Coronavírus (Covid-19) na cidade. Participaram do encontro o Diretor Administrativo do Pronto Socorro, Paulo José de Sousa Araújo “Paulo Careca”; o Diretor Clínico do PSM, Dr. Vitor Carneiro; a Diretora do Instituto Práxis, Adriana Kelly Almeida Ferreira; a Coordenadora do SAMU, Isabel Cristina Marques Coutinho e o enfermeiro do Samu, Flaviano Aragão.

A gestora destacou que a estrutura do Pronto Socorro Municipal será preparada para também atender a pacientes que apresentem sintomas da doença respiratória causada pelo Coronavírus, e que os casos mais graves serão encaminhados para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde e unidades de saúde aptas para o acolhimento.
Em virtude de Parnaíba ter poucos leitos de UTI , Rejane Moreira ressalta que a Prefeitura de Parnaíba fez parceria com o Hospital Nossa Senhora de Fátima para receber pacientes de Coronavírus e que o Prefeito Mão Santa tem a todo momento se mobilizado para ampliar a quantidade de leitos em unidades de saúde preparados para o acolhimento dos casos mais graves da doença. A preocupação do prefeito com o problema ficou clara quando, mesmo antes de ir a Brasília, para audiência com o presidente Bolsonaro e ministros, criou e deixou funcionando no município o Gabinete de Mobilização, Organização e Controle para o enfrentamento do Coronavírus.

“Dr. Vitor Carneiro e o Diretor Administrativo do PSM vão preparar o local para agilizar a triagem de pacientes que necessitam de atenção especial devido aos sintomas de Coronavírus, com espaço adequado para a não contaminação dos demais usuários do Pronto Socorro. A equipe de profissionais do PSM é bastante qualificada e estará de prontidão para enfrentar essa pandemia da melhor forma possível”, ressaltou Rejane Moreira. Durante a reunião, a Secretária Municipal de Saúde recebeu a ligação do Prefeito Mão Santa, que aproveitou a ocasião para pedir o empenho dos servidores, e, em especial, aos profissionais que trabalharão diretamente com os pacientes que eventualmente apresentem os sintomas da doença.

Em sua fala, o Diretor Clínico, Vítor Carneiro, foi enfático em dizer que esse é um momento em que a população precisa ter calma e seguir todas as orientações dos órgãos oficiais de saúde para se prevenir da doença. E ainda frisou que a principal recomendação do Ministério da Saúde é ficar em casa e sair apenas em situação de extrema necessidade, além de reforçar os cuidados com a higiene pessoal, como lavar as mãos.

“O pânico da doença faz com que as pessoas que sentem sintomas habituais de gripe fiquem apavoradas, o que pode ocasionar uma grande correria ao Pronto Socorro e demais hospitais, complicando o atendimento e aumentando as filas de espera. Se todos compreenderem que essa situação é temporária e que é preciso entendimento das pessoas, passaremos por essa pandemia sem grandes problemas, e o Pronto Socorro Municipal vai ter como prestar um serviço bem mais rápido e eficiente”, disse Vitor Carneiro.
O Diretor Administrativo Paulo Careca avisa que o Pronto Socorro Municipal está funcionando normalmente e diz que tem percebido que a população tem colaborado com as campanhas de prevenção do Coronavírus, pois o fluxo de atendimento tem sido mantido estável. “Estaremos preparando para o atendimento de eventuais casos dessa doença com os bons serviços do PSM de Parnaíba”, garantiu.

Da redação do Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: