terça-feira, fevereiro 10, 2015

Municípios da Planície Litorânea efetivam consórcio para busca de recursos junto ao Governo Federal

O presidente do Consórcio é o prefeito de Murici dos Portelas, Ricardo do Nascimento, enquanto a vice-presidência é ocupada por Florentino Neto, prefeito de Parnaíba.

Um conjunto de 11 municípios da região que compreende a Planície Litorânea piauiense efetivaram no início deste ano o Consórcio Regional de Desenvolvimento da Planície Litorânea, com o objetivo de angariar mais recursos junto aos convênios do Governo Federal. Atuante na região, o deputado estadual Dr. Hélio Oliveira (PTC) participou nessa segunda-feira (09), em Parnaíba, de reunião com a presidência do Consórcio, firmando um compromisso com o grupo de prefeitos para viabilizar as negociações junto ao Poder Executivo.

"Unidos em um consórcio, os municípios da região litorânea poderão ser contemplados com convênios do Governo Federal que são previstos somente para grandes cidades. Será uma forma de trazer mais recursos para essas cidades, que poderão ser aplicados em diferentes áreas, como saúde e educação. Como deputado, me comprometi com os prefeitos para viabilizar as negociações junto com os órgãos responsáveis, trazendo mais benefícios a população da região", ressalta Dr. Hélio.

Dentre as áreas a serem priorizadas nos próximos meses estão a Saúde, devido à necessidade de reestruturação dos hospitais e a viabilização de novos aterros sanitários; bem como as condições essenciais para o correto tratamento e reaproveitamento do lixo; investimentos na educação; além de obras de mobilidade urbana também estarão entre os convênios prioritários junto ao Governo Federal.

Muito embora o consórcio só tenha se efetivado no início deste ano, as discussões em torno da formação de um bloco entre as Prefeituras piauienses da região litorânea iniciou no final do ano de 2013. Participam Consórcio os seguintes municípios: Murici dos Portelas, Caraúbas, Caxingó, Cocal dos Alves, Cocal, Buriti dos Lopes, Bom Princípio, Cajueiro da Praia, Luís Correia, Ilha Grande e Parnaíba. Ao todo, os municípios que estão inclusos no Consórcio contemplam 282 mil habitantes.

Da redação do Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: