sexta-feira, julho 18, 2014

Menino de 6 anos "trava" batalha contra o câncer em Parnaíba

Genessi Araujo de Amorim
Uma história de luta contra o câncer vem comovendo profissionais da saúde da cidade de Parnaíba. Trata-se do garoto Genessi Araujo de Amorim, de 6 anos de idade, que foi diagnosticado, com câncer nos testículos e precisa urgentemente passar por um tratamento oncológico na capital.

De acordo com a mãe da criança, que reside no Bairro Sabiazal, Genessi há dois vinha apresentando alguns sintomas, como falta de apetite, dificuldades para urinar e emagrecimento, além de demonstrar fraqueza em suas atividades cotidianas. Por conta disso, a mãe buscou atendimento no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde e o médico especialista, após alguns exames, a orientou que buscasse o tratamento adequado na capital pois a suspeita era que o menino estivesse com câncer.

Ao chegar em Teresina, os exames foram realizados e foi informado à mãe que realmente se trata de um câncer e que Genessi precisa urgentemente de uma cirurgia para a retirada total dos testículos.

No momento, segundo informou Elizângela Viana do Nascimento Araujo, pela falta de condições, Genessi não possui uma alimentação adequada e a família está precisando de contribuições, já que no domingo ela retornará à Teresina acompanhada do filho, que após a cirurgia deverá passar por outros procedimentos referentes ao tratamento oncológico.

Para entrar em contato com a família para que seja feita alguma contribuição, o telefone disponibilizado é o da mãe - 9465-5970.

Câncer de Testículo
Dentre os tumores malignos do homem, 5% ocorrem nos testículos. É um câncer considerado raro.

O sintoma mais comum é o aparecimento de um nódulo duro, geralmente indolor, aproximadamente do tamanho de uma ervilha. Mas, ao apalpar qualquer massa que não tenha sido verificada anteriormente, um médico deve ser procurado imediatamente, de preferência um urologista. A alteração encontrada pode se tratar somente de uma infecção, porém, no caso de um tumor, o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura. Deve-se ficar atento à alterações como aumento ou diminuição no tamanho dos testículos, dor imprecisa no abdômen inferior, sangue na urina e aumento ou sensibilidade dos mamilos.

Edição do Jornal da Parnaíba
Curta nossa fanpage no Facebook
Por Tacyane Machado/Proparnaiba

Nenhum comentário: