segunda-feira, setembro 09, 2013

Leitor faz contraponto com opinião Tomaz Teixeira sobre a viabilidade da ZPE de Parnaíba

ZPE de Parnaíba em processo de implantação
Realmente a ZPE de Parnaíba não terá cacife pra concorrer de frente com a do Pecém no Ceará que está em outro patamar com relação a infraestrutura, mão de obra e ambiente de negócios em geral. Mas dizer que ela é totalmente inviável eu acho um certo exagero e um pouco de pessimismo

No que se refere a indústria pesada essas observações estão bastante corretas

Porem somente alguns tipos bem específicos de atividades tem essa necessidade de ser ao lado de um porto ou de uma ferrovia.

Veja argumentos de Tomaz Teixeira: ZPE de Parnaíba é inviável por falta do porto e da ferrovia.

No caso de bens com menor peso e volume não faz tanta diferença assim ter um frente de caminhão até um porto mais próximo, principalmente se forem produtos com maior valor agregado. Neste caso ter uma boa infraestrutura de estradas para São Luiz e Fortaleza seria o suficiente.

E no caso do transporte aéreo Parnaíba leva inclusive vantagem com relação a Fortaleza já que possui um bom aeroporto com fácil acesso, o da capital cearense fica longe da ZPE além de ter um transito bem difícil, não é a toa que o governo do Ceará já está correndo pra viabilizar a construção de um aeroporto na região do Pecém pois sabe que isso é uma deficiência

ZPE do Pecèm já em funcionamento
As pessoas têm a mania de pensar que a indústria se resume a automobilística, mas não esqueçamos que também se fabricam eletrônicos, medicamentos, cosméticos, alimentos, produtos químicos, materiais elétricos, joias, calçados, tecidos e por aí vai.. e tudo isso é indústria leve

Já a do Piauí deve tentar atrair industrias mais leves e com grande valor agregado, que utilizem o transporte aéreo ou por caminhões.

Tudo isso depende claro de um bom trabalho de incentivo do governo.

E paralelo a isso correr pra concluir o porto de Luiz Correia, e claro que se ele não for só de cabotagem será muito melhor.

Resumindo, eu acho a ZPE de Parnaíba totalmente viável pois ela é complementar à do Pecém, lá a vocação é claramente para indústria pesada: Refinaria, siderúrgica, metal mecânico devido ser praticamente dentro de um porto profundo e com capacidade de receber navios de grande porte, inclusive da classe pós-panamá, e por ser interligado a uma ferrovia.

Edição do Jornal da Parnaíba | Por Ful
Clique Aqui e saiba mais informações de Parnaíba e cidades circunvizinhas

Nenhum comentário: