domingo, maio 12, 2013

Árvore do Cabelo Penteado em Luis Correia é a cara do abandono

Árvore Cabelo Penteado - Luis Correia - PI
Nesse domingo (12), dia das mães, sai com o objetivo de fazer algumas fotos no litoral do Piauí, mais precisamente na região compreendida entre o Coqueiro e a Praia de Macapá.

Aproximadamente na metade do percurso está localizado um dos pontos turísticos mais fotografados do município litorâneo de Luís Correia, conhecido como Árvore do Cabelo Penteado.

Há aproximadamente um ano atrás fizemos uma matéria e umas fotos da Árvore do Cabelo Penteado. Naquela época denunciamos o total descanso do gestor daquele município com o local. Passado exatamente um ano, tudo continua como antes e nada, absolutamente nada, foi feito para preservar a árvore e o seu entorno.


Placa indicativa do local da Árvore Cabelo
Penteado
A primeira surpresa desagradável é vista bem antes de chegar ao local. A placa (foto ao lado) que seria para identificar o local aos turistas simplesmente está em pedaços, culpa da intempérie da natureza e da falta de conservação dos gestores.

Clique AQUI e veja o álbum de fotos atuais da Árvore Cabelo Penteado.

O ponto turístico é um local muito visitado principalmente nos feriados e finais de semanas. Nos poucos minutos que estivemos por lá, o número de pessoas que paravam para fotografar foi bem considerável. Infelizmente as recordações que levarão em suas máquinas não são lá das mais agradáveis, pois o abandono por parte dos administradores e a falta de educação de muitos visitantes, tiram o charme e a beleza do local.

Para uma região onde o comércio é fraco e o turismo é praticamente a única fonte de renda do município é de admirar que, entra prefeito, sai prefeito e ninguém faz absolutamente nada para preservar o local.

Árvore Cabelo Penteado logo assim que foi urbanizada
Um fato curioso é que a Prefeitura do município não precisará quebrar os cofres para realizar tal obra. Portanto, a desculpa que não existi recursos não poderá ser usada nesse caso, ou será que o motivo de não ser feito seja esse, por ser uma obra rápida e barata?


As fotos falam por si. A Prefeitura tem sua parcela de culpa nessa história, mais infelizmente, ainda existe muita gente ignorante e sem educação, que fazem do entorno da árvore um lixão á céu aberto, deixando por lá os restos do que levam como: latas de bebidas, garrafas de pinga, restos de comida e de cigarro e pasmem, até fralda descartável e usada, um idiota resolveu pendurar no tronco da arvores.

Agora fica um questionamento: Será que uma pessoa que faz isso em um local público faria a mesma coisa se fosse em sua casa? Duvido!

Edição: jornaldaparnaiba.com | Por Walter F. Fontenele/Portalphb.com.br

Um comentário:

Jornal da Parnaíba disse...

O mal educado que deixou a fralda descartável errou é verdade! Ele deveria usar em seu veículo, como eu faço, um saquinho para lixo. Alguns postos de combustíveis distribuem de graça.
O poder público, no caso a prefeitura, tem sua parcela de culpa por não disponibilizar uma lixeira no local. Vale dizer que isto ocorre em qualquer ponto do litoral piauiense, não tem lixeiras.
Eu acredito que se o local fosse privatizado, resolveria o problema. Assim: reservaria uma área e entregaria a uma empresa que investisse no local para explorá-lo comercialmente. Não precisaria cobrar entrada, mas lá você encontraria uma estrutura onde se pudesse tomar uma cerveja, almoçar, lanchar, etc. Na concessão a empresa teria que fazer os investimentos necessários, sem custos para os cofres públicos. O que falta é administradores. Elegemos sempre por simpatia e não pela capacidade administrativa.
Os prefeitos tem que sair do seu gabinete e percorrer o seu município para ver os problemas e em seguida levara para sua equipe, que espera-se que sejam administradores públicos, para encontrar uma solução.