quinta-feira, novembro 29, 2012

Pior seca dos últimos 30 anos já atinge cidades do litoral do Nordeste


Dos 224 municípios do Piauí, 189 já decretaram situação de emergência. Quase 9,7 milhões de pessoas foram prejudicadas pela seca na região.

A pior seca dos últimos 30 anos começa a atingir cidades do litoral. E o Piauí é um dos estados mais castigados pela seca.

A barragem é a única opção de abastecimento de água para os moradores de quatro cidades do semiárido piauiense. “Os caminhões rodam 24 horas na barragem”, conta um motorista.
Dos 224 municípios do Piauí, 189 já decretaram situação de emergência. O estado tem o maior percentual de pessoas atingidas pela estiagem no Nordeste, 38% da população. São quase 9,7 milhões de pessoas prejudicadas pela seca em toda a região e 1,201 cidades em situação de emergência.

No município de Capitão Gervásio Oliveira, a situação é tão crítica que a barragem que foi construída para abastecer a população secou. Há cinco meses, onde havia água em abundância, agora a gente só encontra a terra rachada.

Ao todo, 90 municípios do Piauí estão sendo abastecidos por carros-pipa. “Muitas vezes acontece da diretora liberar os alunos mais cedo devido à falta d'água na escola”, conta Aldenir de Souza Nunes, da Secretaria Municipal de Educação.

Rios e açudes secaram. “Eu nunca vi uma seca igual essa. Estou com quase 70 anos e nunca vi isso”, diz um homem.

Segundo a Federação da Agricultura e Pecuária do Piauí, a estiagem já provocou a morte de cerca de 540 mil cabeças de gado, 30% do rebanho do estado. “É difícil, porque a gente sabe que aquilo a gente ganhou trabalhando e ver perder assim”, afirma o agricultor Antônio Gerôncio Rodrigues.

Jornal da Parnaíba | Fonte: G1 - Bom Dia Brasil
Clique Aqui e saiba mais informações de Parnaíba e cidade circunvizinhas

Nenhum comentário: