terça-feira, junho 14, 2011

Vereadores convocarão a secretária Lilian Martins para uma visita ao Hospital Dirceu em Parnaíba

Vereadores de Parnaíba convocam secretária de saúde Lilian Martins para visitar Hospital Dirceu
Hospital Estadual Dirceu Arcoverde em Parnaíba
Foto: Helder Fontenele

O falta de médicos no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde foi pauta polêmica na Câmara de Vereadores de Parnaíba na sessão desta segunda-feira, dia 13.

O Requerimento 047/11 de autoria do vereador Fernando Gomes solicita que a primeira-dama e secretária Estadual de Saúde, deputada Lilian Martins, venha à Parnaíba ver as condições em que se encontram o único hospital público da região. “Há dois finais de semana seguidos não tem médico plantonista e neste último foi colocado, inclusive, um cartaz informando que os pacientes procurassem o Pronto Socorro Municipal por falta de médicos”, relatou o vereador.

A vereadora Neta Castelo Branco relembrou as inúmeras vezes em que solicitou que secretários de Saúde como Assis Carvalho e Telmo Mesquita, que estiveram à frente da referida pasta, viessem ver de perto a situação do HEDA. “Mas uma coisa tenho que concordar a situação da Saúde em Parnaíba nunca foi tão vergonhosa como está agora na gestão da enfermeira Lilian Martins e do médico Wilson Martins”, desabafou a vereadora Neta.

Neta ainda relembrou que após o período eleitoral o Governador Wilson Martins esteve em Parnaíba apenas uma vez e de passagem, quando veio inaugurar a Orla de Luís Correia. “Sei que foi derrotado em Parnaíba nas últimas eleições, mas ele não pode penalizar a população por isso, a eleição já passou. Parnaíba parece estar esquecida pelo Governador Wilson Martins e não é apenas na Saúde, o descaso é em vários setores”, disse a vereadora.

O vereador Carlos Alberto Teles observou que cerca de quatro anos atrás o hospital se tornava referência pelo investimento da Phillips na UTI com aquisição de equipamentos de última geração. O vereador Ronaldo Prado relatou um caso recente em que precisou acionar a Ouvidoria do Estado para que aparecesse um médico no hospital. “A situação só não é pior porque existe hoje o Pronto Socorro do Município que tem tentado a todo custo suprir as falhas do HEDA”, afirmou Ronaldo Prado.

O presidente da Câmara de Parnaíba, vereador Gustavo Lima, acatou o proposta dos vereadores de assinarem o requerimento em questão para dar maior força ao pedido de urgência nas resoluções dos problemas do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde. O ofício deverá ser encaminhado para a Secretaria Estadual de Saúde ainda nesta semana.

Jornal da Parnaíba | Ascom CMP

Nenhum comentário: