sábado, março 05, 2011

Delegacias da região do litoral piauiense poderão ser desativadas

Robert Rios Magalhães, Sec. de
Segurança Pública do Piauí
Buriti dos Lopes, Cajueiro da Praia, Caxingó, Caraúbas, Murici dos Portelas, Bom Princípio, Cocal, Cocal dos Alves e Ilha Grande poderão ter suas delegacias desativadas. A declaração foi dada pelo secretário de Segurança do Piauí, Robert Rios Magalhães. As delegacias desses municípios ficarão subordinas a Delegacia Regional que será criada em Parnaíba.


O secretário de Segurança Pública do Piauí, Robert Rios Magalhães, disse que a nomeação de delegados não concursados é ilegal e garantiu que cumprirá a determinação do Tribunal de Contas do Estado em relação ao assunto. As informações foram dadas em entrevista ao Jornal do Piauí, na tarde desta segunda-feira (28).

Nós ainda não fomos notificados de nenhuma decisão do TCE, mas cumpriremos o que for decidido. Só que não é legal nomear delegados não concursados. O cargo deve ser ocupado por bacharéis em Direito, aprovados em concurso”, explicou o secretário.

Robert Rios admitiu que atualmente existem muitos casos de policiais não concursados para o cargo de delegado à frente de delegacias no Piauí e que estes serão afastados dos cargos tão logo a decisão do TCE de suspensão das nomeações for informada.

Nesses casos, as delegacias que não permanecerem com delegados serão desativadas e o policiamento ficará por conta do GPM – Grupo de Policiamento Militar. “Por exemplo, a polícia de Parnaíba ficará responsável por este e por municípios vizinhos. Na prática vai ficar a mesma coisa”, considerou Robert.

ALÉM DO FATO

Resalte-se que nem Buriti dos Lopes, Caraúbas, Caxingó, Cocal, Cocal dos Alves, Murici dos Portelas, Bom Princípio, Cajueiro da Praia, Ilha Grande têm delegados concursados. Pois o que funciona por aqui é que na maioria delas existe apenas uma indicação política de delegados e que muitas vezes não são preparados para esse trabalho.

Com informações do Cidade Verde
Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: