![]() |
Auditório da UESPI em Parnaíba durante abertura da IV SEAPA |
A solenidade de abertura ocorreu por volta das 18hs desta segunda, 08, no auditório da UESPI e contou com a participação de acadêmicos, engenheiros agrônomos e o secretário do setor primário e abastecimento.
A IV SEAPA é uma realização da Empresa Junior de Agronomia, EJAGRO em parceria com a turma de formando do período 2011.1 e a universidade estadual do Piauí. Nesta segunda a abertura foi marcada pela palestra do professor Dr. Luiz Gonzaga Figueredo Junior que também é o coordenador do curso de agronomia do campus da UESPI de Parnaíba.
Durante solenidade de abertura o secretário do setor primário e abastecimento de Parnaíba, Airton Caldas Uchoa, disse que a agronomia é uma área de fundamental importância para região, pois, além do seu potencial turístico, o crescimento econômico do litoral sempre teve diretamente ligado à pecuária e a agricultura de subsistência que tem crescido em larga escala transformando-se em agronegócio.
Quem também participou da abertura foi a diretora do campus Alexandre Oliveira, Professora Rosineide Candeia que enfocou em sua fala a trajetória do curso de agronomia da UESPI. Segundo a diretora, seis turmas já foram formadas pelo campus parnaibano. O atual corpo docente é formado por especialistas mestres e doutores tendo um significativo número de efetivos, o que segundo ela, é um salto de qualidade para o conceito do curso. “Já temos alunos egressos em fase de conclusão de doutorado, vários projetos já foram desenvolvidos, outros estão sendo e mais outros ainda virão. Isso é uma demonstração de que nosso curso é de qualidade e nunca deixou de ter uma boa concorrência nos vestibulares”, pontuou.
A palestra ministrada pelo Professor Dr. Luiz Gonzaga tinha como tema “Agronomia: um campo de oportunidades”. Na ocasião, Luiz Gonzaga apresentou o vasto leque de atuação do Engenheiro Agrônomo enfocando a região norte do estado como uma promissora área em desenvolvimento no setor primário tendo como exemplos os tabuleiros litorâneos, a maior bacia leiteira do estado, o agronegócio e novos setores em estágio embrionário como o cultivo de flores.
Luiz Gonzaga citou ainda que o perfil do profissional agrônomo abrange uma grande área de atuação, entretanto, ainda em caminha a passos lentos. “não pensem que ganharão dinheiro logo de início. Essa é uma profissão árdua que exige muito de cada um de nós. Não tenho medo de dizer que é preciso mais corporativismo entre nós. Não é por acaso que a OAB e o Conselho Federal de Medicina possuem todo o status que os consagra. Ainda somos de uma profissão muito desunida, embora muito promissora”, declarou.
O palestrante apresentou ainda diversas imagens a fim de ilustrar o campo de atuação do agrônomo e suas possibilidades de crescimento. A palestra foi finalizada com palavras de estímulo de apoio aos acadêmicos da UESPI frisando que o sucesso será para aqueles que persistirem no ramo e “o limite será o planeta Terra”.
Edição: Jornal da Parnaíba
Fonte: Francisco Brandão/Proparnaíba
Nenhum comentário:
Postar um comentário