sexta-feira, novembro 26, 2010

Investigação de fraudes no IPVA na 1ª Ciretran em Parnaíba

DETRAN-PI - 1ª Ciretra de Parnaíba
Polícia especializada investiga escândalo do IPVA - Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores no estado do Piauí. Em Parnaíba as investigações já estão bem adiantadas e dois nomes foram descobertos. Trata-se de dois funcionários do DETRAN - Departamento Estadual de Trânsito que, segundo denúncias, fraudam o sistema da Secretaria da Fazenda, dando baixa em boletos de IPVA e ficando de posse do dinheiro.

Conforme informações sobre o escândalo do IPVA em Parnaíba foi descoberto que desde 2008, dois funcionários da 1ª CIRETRAN se apropriaram da senha de um ocupante de cargo no posto da SEFAZ que funciona dentro do DETRAN. Os acusados fraudavam o pagamento de boletos de IPVA dando baixa no sistema como pagos. A suspeita surgiu quando a Secretaria da Fazenda do Piauí realizou seu balanço financeiro comparando o que era dado baixa no sistema com o que era declarado pelo banco em extratos.

Modus Operandis

De acordo com informações de fontes, que preferem não ter suas identidades reveladas, como se processavam as ações dos fraudadores. Após conseguir a senha do funcionário da Fazenda, a dupla entrava no sistema da SEFAZ sempre no turno da tarde para dar baixa em débitos de IPVA. Segundo foi apurado, o sistema de informações do órgão é defasado, isso teria facilitado a invasão e captura da senha para acesso a este tipo de informação.

Pela manhã, em seus horários de trabalho como funcionários do DETRAN, a dupla mantinha contato com proprietários de veículos se prontificando a efetuar os pagamentos, entregando um comprovante falso da quitação de débito. Todos os processos fraudados têm horários que variam entre as 15 e 17hs. No sistema, os golpistas informavam que o pagamento tinha se dado na rede Pag Contas.

Assim que a SEFAZ percebeu os desfalques averiguou junto ao seu funcionário o porquê das diferenças entre o que foi “pago” e o que foi arrecadado. O funcionário da SEFAZ, por sua vez, relatou a ocasião em que se deparou com sua sala arrombada ao chegar para o trabalho, fato informado via ofício ao DETRAN e a SEFAZ. Com o passar dos dias, o detentor original da senha soube da ação de dois funcionários do DETRAN que se prontificavam a receber o pagamento de IPVA’s de vários usuários e pediu à Secretaria da Fazenda para que fosse aberta uma sindicância.

Edição: Jornal da Parnaíba
Fonte: Samuel Aguiar/proparnaiba

Nenhum comentário: