![]() |
| Juiz Paulo César Gentili |
Equipes do Conselho Nacional de Justiça - CNJ - iniciaram ontem (22) uma inspeção nas unidades de internação de adolescentes em conflito com a lei no Piauí. O trabalho deve ser concluído até o dia 28, domingo. O objetivo do projeto é verificar as condições dessas unidades, para garantir o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
O CNJ já fez visitas em todos os estados da região Norte e nos estados de Santa Catarina, Sergipe, Maranhão, Goiás e no Distrito Federal. “Na maioria dos locais inspecionados, os estados não conseguiram adaptar as unidades ao Estatuto da Criança e do Adolescente”, afirma Reinaldo Cintra, juiz auxiliar da presidência do CNJ e coordenador do Medida Justa. Além do Piauí, a inspeção é feita no Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará, Pernambuco e Alagoas.
As unidades de internação foram construídas na época do Código de Menores, baseadas em uma visão prisional, de segregação, explica Cintra. Segundo ele, esse modelo não atende aos princípios do ECA, que busca substituir o antigo sistema de prisão de crianças e adolescentes por um sistema socioeducativo que os reintegrem à sociedade.
Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário:
Postar um comentário