Participação em feira em Buenos Aires dá início a estratégia do Sebrae para tornar competitivo no exterior o roteiro que integra o litoral do Ceará, Piauí e Maranhão
Em conjunto com o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e o Comitê Visite Brasil, o Sebrae nos estados do Maranhão, Piauí e Ceará, começa pela Argentina, nesta semana, uma série de ações para tornar a Rota das Emoções Jericoacoara-Delta do Panaíba-Lençóis Maranhenses um produto competitivo no mercado internacional. A Rota foi considerada em 2009 pelo Ministério do Turismo o melhor roteiro integrado do Brasil. O foco do trabalho da equipe técnica para o biênio 2009/2010 é atingir os mercados da Argentina, Portugal, Itália, Espanha e Alemanha.
Leia também:
Esses países foram selecionados por apresentarem um potencial de compra elevado para o tipo de produto turístico que a Rota das Emoções oferece. A estratégia de conquista dessa fatia de mercado será feita com base em ações de relacionamento com as principais operadoras de cada país escolhido e com o perfil para a venda da Rota das Emoções, explica a consultora de roteirização Karin Goidanich.
Em Buenos Aires, a equipe da Rota participará da Feira Internacional de Turismo da América Latina FIT, o maior evento de turismo da Argentina, que será realizado no período de 30 de outubro a 2 de novembro. O objetivo da ação, além de tornar o roteiro integrado mais competitivo no mercado internacional, é propiciar uma vivência de grande significado ao cliente-alvo, dentro dos princípios da sustentabilidade.
O grupo, composto de representantes do Sebrae e empresários do setor turístico, conta com os gestores da Rota das Emoções nos estados do Maranhão, Danielle Abreu, e do Ceará, José Wellington Grangeiro Filho; com o gerente da Unidade de Comercio e Serviços do Sebrae no Piauí, Raimundo Gilson Vasconcelos; com a consultora Karin Goidanich; e os empresários Karina Câmara (Natur Turismo Parnaíba, PI), Liana Oliveria (Giltur Turism - Barreirinhas, MA), Marcos Fontelles (Eco Adventure Tour Parnaíba, PI), Paula Guerra (Hotel Surfing Jeri Jericoacoara, CE), Ricardo Borges (Pousada Jeribá Jericoacoara, CE) e Virlene Sandoval (Tropical Adventure - Barreirinhas, MA).
Missão argentina
O trabalho do Sebrae nesta primeira ação é conhecer as operadoras e eleger aquelas que serão levadas à Rota das Emoções para uma Visita de Reconhecimento, prevista para o primeiro semestre de 2011. A Embaixada do Brasil na Argentina indicou uma lista de operadoras para serem selecionadas. O Sebrae nos três estados será responsável pela estadia e agenda dos empresários no roteiro. Na pauta, estão encontros de negócios, visitas aos principais atrativos e a alguns estabelecimentos.
Após a Viagem de Reconhecimento, será organizado o seminário de vendas, em conjunto com os operadores que participarem da visita para detalhar os pacotes que serão oferecidos pelos operadores argentinos aos seus fornecedores.
Para conquistar esse novo nicho de mercado, a equipe técnica da Rota das Emoções realizou uma pesquisa sobre o comportamento de compra do mercado-alvo internacional, com base na qual foram selecionados os países que serão focados. No caso da Argentina, por exemplo, a pesquisa mostrou que o mercado daquele país está interessado em produtos que ofereçam grande diversidade e experiências que poderão ser vivenciadas numa mesma viagem.
Próximos passos
A etapa seguinte à missão em Buenos Aires será a identificação das operadoras que vendem a Rota das Emoções no mercado europeu. O levantamento das empresas será feito pelos Escritórios Brasileiros de Turismo na Alemanha, Portugal, Espanha e Itália com base em informações enviadas pelos técnicos da Rota.
A operadoras selecionadas também serão convidadas para a Viagem de Reconhecimento da Rota das Emoções.
A exemplo da FIT, em Buenos Aires, a ação da Rota no mercado europeu prevê participação nos maiores eventos de turismo daquele continente em 2011: FITUR Madri 19 a 23 de fevereiro; BIT Itália 17 a 20 de fevereiro; BTL Lisboa 23 a 27 de fevereiro; e ITB Berlim 9 a 13 de março.
Serviço: Agência Sebrae de Notícias no Maranhão: (98) 3216 6133
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Autor: Andrea Oliveira
Edição: Jornal da Parnaíba
2 comentários:
Onde está o bendito aeroporto?
eu acho que silvio leite que inaugurar a orla primeiro. na verdade faz ate sentido. Chegar no litoral e ver tudo destruido e foda.
Eu queria saber se vao construir o resorts motivo do qual foi feito a ampliacao da pista do aeroporto.
Sao os resorts e agencias de turismo que trarao as estrangeiros para ca, voos fretados.
Postar um comentário