sexta-feira, outubro 22, 2010

Parnaíba foi incluída em site e cartilha para roteiros de viagens turísticas



No litoral do Piauí voce encontra águas mornas, areia branquinha,
vegetação intacta, comidas típicas, pousadas, hotéis e muita hospitalidade
Registrar um passeio, reviver bons momentos fazem parte das boas lembranças que compõem uma boa viagem. Baseado nessa proposta, o Ministério do Turismo lançou as versões impressa e online da publicação “Caminhos do Fazer – Guia de Produtos Associados ao Turismo”. Parnaíba foi um dos 16 municípios escolhidos para esta primeira fase do projeto.

A intenção é auxiliar as operadoras de turismo na criação dos roteiros e apontar aos turistas os principais interesses atrativos de suas viagens. As publicações vão dar dicas de artesanato, moda, culinária típica, manifestações culturais e agroindústria de 16 municípios.

Nesta primeira edição, a publicação contempla as cidades de Nova Olinda e Juazeiro do Norte (CE), Parnaíba (PI), Bezerros (PE), Caicó (RN), Rio Branco (AC), Manaus (AM), Belém (PA), Mata de São João (BA), Aracaju (SE), Cuiabá (MT), Brasília (DF), Paraty (RJ), Tiradentes (MG), Bananal (SP) e Pomerode (SC).

O projeto, desenvolvido pelo Ministério do Turismo em parceria com o Sebrae, é executado pelo Instituto Cultural e Educacional do Paraguaçu (INCEP) e faz parte da estratégia de promoção e apoio à comercialização criada pelo governo federal Ministério do Turismo para a diversificação da oferta turística, valorização dos roteiros, aumento do tempo de permanência e o gasto médio diário do visitante, e incremento do fluxo de turistas nas localidades beneficiárias, gerando emprego e renda para as comunidades locais.

Se ao Piauí só coube um pouquinho do litoral nordestino (aproximadamente 66 km), restou-lhe também um dos seus mais belos trechos, o famoso Delta do Parnaíba. Após serpentear pelo estado, o Rio Parnaíba deságua no oceano, formando um espetáculo de ilhas e ilhotas entre dunas de areia branquinha. A brisa oceânica sopra sobre o casario colonial bem preservado do município, muitas vezes ocupado por casas de cultura, bares e restaurantes, em torno de ruas largas e arborizadas.


Piauí
Ao se abrir para o oceano, o Rio Parnaíba forma o único delta das Américas em mar aberto, formando 73 ilhas. Dá pra imaginar a diversidade de fauna, flora e cenários em manguezais, igarapés, praias e dunas, ocupando uma área de 2,7 mil quilômetros quadrados.

Não perca!Ilha do Caju

Por ser totalmente preservada, a Ilha do Caju é ponto de parada de aves migratórias e conta com uma incrível diversidade de fauna e flora. Manguezais, dunas, matas e campos a penas 50 km do município.

Porto das Barcas

O Porto das Barcas é um complexo turístico que reúne prédios de interesse histórico dos séculos XVIII e XIX, além de ser ponto de partida para os inúmeros passeios pelo delta.

Edição: Jornal da Parnaíba
Fonte: MTur

Nenhum comentário: