![]() |
A "Casa Grande" foi residência de Simplício Dias da Silva, vulto histórico de Parnaíba-PI |
Começou na manhã da última segunda-feira (27), os trabalhos de reforma da "Casa Grande" de Simplicio Dias da Silva, que fica localizada na Avenida Presidente Vargas no centro de Parnaíba. A obra tem prazo de conclusão em 300 dias e fará do antigo prédio, um museu.
Segundo o secretario municipal de infra-estrutura de Parnaíba Antônio de Pádua Melo, essa é uma obra importante para todos os parnaibanos, o orçamento dessa obra é de R$ 961. 611. 37, a empresa vencedora da licitação é a O.F. do Maranhão. Segundo o responsável pela obra Joel Augusto, o maior desafio é manter a originalidade do prédio sem perder as principais características do mesmo.
Segundo a superintendente do Iphan, Diva Figueiredo, o trabalho de restauração será minucioso por se tratar de edifício com quase três séculos, apresentando um estilo arquitetônico de época, o que exigiu muita pesquisa antes de qualquer intervenção.
Em um prazo de 10 meses, Joel, acredita que a empresa entregará a obra concluída e pronta para ser um cartão postal de Parnaíba totalmente restaurado.
História
A Casa Grande, como é conhecida, foi residência de Simplício Dias da Silva, um dos mais importantes vultos da história do município, por ter liderado a expansão econômica de Parnaíba no clico da charqueada, no século XVII, e participado ativamente do movimento pela inclusão do Piauí e outros Estados no processo de Independência do Brasil, entre outras lutas. Era filho do Português Domingos Dias da Silva, um dos primeiros desbravadores da região, e foi também o principal donatário para a construção da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Graça, na Praça da Graça. Extraído do Jornal da Parnaíba.
Edição: Jornal da Parnaíba
Nenhum comentário:
Postar um comentário