Delegaçia da Polícia Federal de Parnaíba |
Trinta e oito municípios piauienses tiveram aprovação do reforço das tropas federais, a Polícia Federal também já fez o planejamento de quantos municípios terão atuação de policiais federais. Segundo o planejamento do órgão, 16 municípios piauienses terão a PF atuando durante as eleições de outubro próximo. A delegação regiononal da Polícia Federal de Parnaíba está incluída entre as que receberão reforço para cobrir os municípios da região do litoral.
Os municípios foram escolhidos levando em consideração a incidência de crimes eleitorais, como denúncia de compra de votos, brigas políticas em eleições anteriores e também pelo fato de serem polos regionais. O delegado Reinaldo Campelo, que comandará a organização, explicou que a o envio de Policiais Federais para esses municípios atende também a uma solicitação do departamento nacional da Polícia Federal. “O departamento nacional nos pediu que fosse enviado um planejamento prévio para se ter esse levantamento em todos os estados”, explicou.
As equipes da Polícia Federal chegarão aos municípios com uma semana de antecedência das eleições. Nos municípios, atuarão com os serviços de inteligência, policiamento ostensivo na tentativa de reprimir a compra de votos e o transporte irregular de eleitores. “No dia das eleições, o trabalho será, sobretudo, no combate à boca-deurna”, acrescenta, explicando que a idéia é que cada cidade receba uma equipe de quatro policiais, sendo um delegado e três agentes. “É um planejamento que visa dar respostas para a sociedade, sobretudo, nesse momento em que há muitas denúncias de compra e venda de votos”, justificou.
Os municípios que contarão com a atuação da Polícia Federal são: Teresina, Floriano, Picos, Oeiras, Canto do Buriti, Corrente, Uruçuí, Fronteiras, Campo Maior, São Raimundo Nonato, Bom Jesus, Pedro II, São Miguel do Tapuio, Parnaíba, Piracuruca e Esperantina. “Caso haja outras solicitações do TRE, a PF está pronta para atender”, garante, explicando ainda que os policiais deverão retornar dos municípios apenas no dia 4 de outubro.
Edição: Jornal da Parnaíba
Nenhum comentário:
Postar um comentário