sexta-feira, agosto 20, 2010

Apenas 2% das obras do PAC no Piauí foram concluídas, diz Contas Abertas

Obra inclonclusa de esgotamento sanitário
em Parnaíba no estado do Piauí
Diversas obras obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Piauí estão paralisadas; O governo Lula só conclui 2% das obras do PAC no Piauí: O Piauí é a segunda unidade da federação com menor número de obras concluídas pelo governo federal.

O Piauí é a segunda unidade da federação com menor número de obras concluídas. De um total de 353 obras previstas para o Estado apenas 94 estão em execução e até agora, somente 7 foram concluídas, o que representa apenas 2% do total de obras previstas. Para este ano, estão previstas investimentos de R$ 382 milhões.

Enquanto os debates sobre quem investiu mais esquentam a campanha ao Palácio do Planalto, levantamento realizado pelo Contas Abertas sobre o andamento das obras de saneamento previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) mostra que a situação ainda está longe da ideal. Das 8.509 ações planejadas no programa para o período 2007-2010 e pós 2010, somente 1.058 (12%) foram concluídas até abril deste ano. Os dados estão nos 27 relatórios estaduais elaborados pelo comitê gestor do PAC, divulgados em junho.

De acordo com o CA, em todo o país mais de 2,6 mil obras de saneamento estão em execução, o equivalente a 31% do total, enquanto 269 estão em processo licitatório. A maioria, 3.595 (42%), no entanto, está no estágio classificado como “ação preparatória”, ou seja, ainda em fase de estudo ou licenciamento. O restante, 960, está “em contratação”. Entre as obras espalhadas por todo o país, de diferentes dimensões, estão as de ampliação do sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário, saneamento rural e em áreas indígenas e quilombolas, drenagem, melhorias sanitárias domiciliares e em escolas.

O Distrito Federal é a única unidade federativa onde o percentual de ações concluídas é zero. Das 20 ações previstas no PAC para a capital do país, que concentra um dos mais altos índices de saneamento básico do Brasil, nenhuma foi inaugurada até abril. Completam a lista dos estados com menor percentual de obras concluídas Rio Grande do Norte (1%), Piauí (2%) e Goiás (2%).

Na outra ponta - com os maiores índices de empreendimentos finalizados -, destaque para Roraima (48%) e Acre (35%), no Norte, seguido de Mato G. do Sul (34%).

Edição: Jornal da Parnaíba
Fonte: Com informações do Jornal Diário do Povo e 180graus

2 comentários:

Vanusa Cabral disse...

E por falar no samento de Parnaíba. A obra está parada?
E o sonhado Porto dos Tatus? A obra foi prometida, houve reuniões no município da Ilha Grande do Piaui e já ví até placa lá no 16 informando sobre a construção. Vai sair do papel.
E a urbanização da beira rio? Disseram até que o dinheiro estava no caixa.
E o centro olímpico? E o porto de Luis Correia? E Matadouro Municipal? E a Orla de Atalaia? E a duplicação da pista para Pedra do Sal? E...? E...? Blá, blá, bla, etc.
Só muita lábia pra cima dos ingênuos parnaibanos.

Mandu Ladino disse...

Vanusa, o Piauí foi deixado de lado. Se você não sabia fique sabendo, o presidente Lula 'vetou' sete prioridades do Piauí para Orçamento de 2011. Foram onze trechos de estrada, duas barragens e as obras de contenção das cheias do Poti em THE e as obras de conclusão do Distrito de Irrigação Tabuleiros Litorâneos de Parnaíba.
Quantos as outras obras que vc comentou, algumas delas não estão no orçamento, nem do estado do do governo federal, portanto amiga, só Deus sabe quando sairá!