O presidente da Eletrobrás, José Antônio Muniz Lopes (foto), e o presidente da Eletrobrás Distribuição Piauí, Pedro Carlos Hosken Vieira, estiveram nesta sexta-feira (9) na cidade de Parnaíba, a 345 quilômetros de Teresina, para apresentar o Plano de Investimentos para região Norte do estado. Ao todo, R$ 57 milhões serão investidos na construção de novas subestações e linhas de transmissão nas cidades de Parnaíba, Buriti dos Lopes e Piripiri.
Segundo o assistente da Diretoria de Planejamento e Expansão, o engenheiro Luiz Carlos Coelho, informou ao Jornal da Parnaíba, com as obras haverá a elevação e melhoria da qualidade e confiabilidade do sistema, fomentando o desenvolvimento do potencial turístico do litoral piauiense, aumentando a oferta de emprego e a geração de renda no norte do Estado. "A confiabilidade melhora porque haverá mais de uma linha de transmissão saindo da mesma subestação para atender à necessidade de energia de cidades circunvizinhas. E a qualidade aumenta porque a demanda será suprida por maior número de subestações, regulando, assim, os níveis de tensão", explicou o engenheiro.
A apresentação do Plano de Investimentos foi no auditório da Associação Comercial do Porto das Barcas ás 19h. Já no sábado (10), será lançada a pedra fundamental do Sistema Parnaíba na Avenida Francisco Borges, Bairro Planalto. O diretor de Operação Eletrobrás Chesf, Mozart Bandeira Arnaud, também esteve presente e falou sobre os investimentos da empresa de geração de energia no Piauí.
Entenda o sistema
O Sistema Parnaíba é composto de obras de reforço de subtransmissão, com a construção de duas subestações - a SE Parnaíba II e SE Buriti dos Lopes -, uma linha de transmissão de 138 kV e duas linhas de transmissão de 69 kV, além da ampliação das subestações Parnaíba I e Tabuleiros. As obras permitirão o aumento de novas cargas a serem instaladas na região, aumentando a confiabilidade no nível de fornecimento de energia e melhorando a qualidade nos níveis de tensão para dez municípios da região norte do Piauí, com reflexo em municípios do Maranhão que, atualmente, são atendidos pela subestação de São Bernardo (MA), a exemplo de Araióses.
Em Parnaíba, a 345 quilômetros ao norte da capital, a Eletrobrás Distribuição Piauí construirá a subestação Parnaíba II - na tensão de 69/13,8 kV e potência de 50 MVA - e, em Buriti dos Lopes, a 309 km de Teresina, será construída a subestação na tensão de 69/13,8 kV e potência de 12,5 MVA.
Das três novas linhas de transmissão, a maior delas sairá da subestação da Eletrobras Chesf, em Piripiri, em direção a subestação Tabuleiros, em Parnaíba, com 141 km de extensão, na tensão de 138 kV. O assistente da presidência, José Salan, ressalta que a obra dará maior confiabilidade ao fornecimento de energia porque irá duplicar a interligação das subestações Eletrobras Chesf e Tabuleiros. As outras duas linhas terão tensão de 69 kV e interligarão as subestações Tabuleiros a Parnaíba I e Parnaíba I a Parnaíba II.
Com a conclusão dessas obras, cerca de 258.139 pessoas, somente no Piauí, receberão energia elétrica com mais qualidade e confiabilidade. A previsão é que as obras sejam concluídas em 18 meses.
Links relacionados:
Governador assina ordem de serviços no valor de R$ 8,5 mi para obras no litoral piauiense.
Edição: Jornal da Parnaíba
Nenhum comentário:
Postar um comentário