sábado, julho 10, 2010

Descobertas inscrições rupestres na Planície Litorânea do Piauí

(Inscrições rupestres - Buriti dos Lopes -PI)
A região da Planície Litorânea do Piauí tem pelo menos dez locais onde podem ser identificadas pinturas rústicas feitas em rochas. O jornalismo do Proparnaiba acompanhou os produtores da Coleção Descubra o Piauí nas gravações sobre o assunto.

Visitamos quatro regiões onde havia informações da existência de códigos não-decifrados em grandes pedras. Na comunidade Lagoa do Camelo, em Luiz Correia, conhecemos o aposentado Anacleto Thieres de 92 anos, que nos levou em sua propriedade de pouco mais de seis mil hectares onde fotografamos cavernas e símbolos abstratos, provavelmente deixados por civilizações muito antigas.

"Herdei estas terras de meus pais, que por sua vez as receberam de meus avós. Estes desenhos já estavam aí quando eles chegaram. Outros locais como este, que parecem grandes moradias, existem na propriedade", revelou Anacleto Thieres.

Pouco mais de 50 quilômetros da Lagoa do Camelo encontramos outra manifestação de povos antigos através da escrita, trata-se de um mosaico feito em uma rocha isolada no povoado Quicé, também na cidade luizcorreiense. "Os mais velhos aqui dizem que quem conseguir decifrar o que tem na pedra vai descobrir um grande tesouro", declarou o morador Roberto Silva.

O morador relatou ainda, que muitas pessoas visitam o local pela curiosidade, mas que o tempo está fazendo a pintura perder a tonalidade forte de antes.

No município de Buriti dos Lopes, ainda na região Norte do Piauí, chegamos até a Pedra do Letreiro local de difícil acesso no meio da mata próxima à Lagoa Grande. Lá encontramos várias formações rochosas muito parecidas com as encontradas no Parque Nacional de Sete Cidades, entre as cidades de Piripiri e Piracuruca. Em uma das pedreiras com aspecto de gruta, pode ser visto um grande paredão com vários desenhos, alguns inclusive sugerindo pessoas e árvores. Infelizmente o local também está cheio de nomes e datas deixados por vândalos.

Em Cocal da Estação existe uma comunidade rural, distante cerca de 20 quilômetros da zona urbana chamada Caldeirão. No local existe uma cachoeira e lá as formações rochosas também impressionam. Grutas e cavernas gigantescas, os registros deixados por civilizações antigas são bem discretos, mas muito parecidos com os que existem na Lagoa do Camelo.

As inscrições encontradas na região da Planície Litorânea do Piauí ainda não foram devidamente estudadas de forma aprofundada, apenas pesquisas bastante discreta foram iniciadas por historiadores e possivelmente outras áreas com as mesmas características existam na região.

Edição: Jornal da Parnaíba
Fonte: Francisco Brandão/Proparnaiba
Fotos: Francisco Brandão

Nenhum comentário: