A prefeitura do município de Luis Correia, no litoral piauiense, foi multada em R$ 100 mil pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) durante a Operação Impacto Profundo 3, por jogar o lixo da cidade em local inadequado e sem nenhum tratamento o que foi considerado pelo órgão uma agressão ao meio ambiente.
O que diz o prefeito
O prefeito de Luis Correia, Francisco Araújo Galeno o “Kim do Caranguejo”, disse que “trata-se de uma manobra política para prejudicar seu mandato”.
Para Kim, os recentes conflitos com o secretário de Turismo Sílvio Leite pode ter sido a razão da ação do IBAMA. Ele disse ainda que já acionou a sua assessoria jurídica para apresentar a defesa. “O IBAMA não pode interditar o lixão. Vou deixar o lixo aonde?”, questiona Kim. “O Governo Federal tem culpa nisso. Eu poderei até romper com o Governo”, enfatizou. O fato é que a área do lixão de Luís Correia é totalmente inadequada. “O lixo vai continuar lá!” disse o prefeito.
O que diz o vice-prefeito
No final do ano passado, o vice-prefeito, Luís Neto, com o apoio do prefeito de Luís Correia, Kim do Caranguejo, apresentou ao Fundo Nacional do Meio Ambiente um projeto para a liberação de recursos para a criação de um Aterro Sanitário. Até o momento não houve uma resposta do referido órgão. O Aterro Sanitário existente sofreu hoje (11) uma intervenção do IBAMA por não haver a licença da SEMAR.
A atual gestão de Luís Correia reconhece que o local do aterro atual é inadequado, entretanto os aterros sanitários das cidades litorâneas nunca foram prioridade do Governo Estadual. “O atual governo imaginou um aterro sanitário comum às cidades litorâneas e prometeu 13 milhões para enfrentar os graves problemas relacionados ao lixo urbano, mas nunca saiu do papel”, enfatizou Luís.
O que diz o Ibama
O coordenador da Operação Impacto Profundo 3, Jaime Pereira da Costa, esclarece que o IBAMA é uma instituição federal e a missão em Luís Correia foi em decorrência de uma visualização da equipe da Operação que constatou que a Prefeitura de Luís Correia estava colocando lixo em local impróprio. Os agentes constataram a veracidade in loco e após a vistoria a Prefeitura foi multada. Essa missão não tem nenhuma conotação política foi determinada pela coordenação. Caso a Prefeitura descumpra essa determinação faremos outra autuação. Se ao chegar no lixão estiver caminhão descarregando lixo será preso os veículos e os condutores levados à Polícia Federal. O valor da multa foi de R$ 100 mil. Qualquer outro município que for constatado problemas como esses serão tratados da mesma forma.
Saiba aqui tudo que acontece no litoral piauiense.



Nenhum comentário:
Postar um comentário