Será hoje (17.07, sexta-feira) às 16:00 horas, a inauguração da sede própria da Casa das Rendeiras de Morros da Mariana-Piauí, e para o encerramento do Projeto Cultura e Renda : preservação e difusão da renda de bilro.
A Associação das Rendeiras de Morros da Mariana fica na Rua Turiano Ribeiro, 380 no município de Ilha Grande-PI.
Origem - A origem das rendas de bilro ainda é uma incógnita. A única certeza é de que a renda de bilro está reconquistando seu merecido valor. Com a proposta de resgatar a história dessa técnica, que passa de geração em geração.
Conquistas - Um grande feito foi estilista Walter Rodrigues que aceitou um convite para conhecer o grupo das rendeiras dos Morros da Maria e acabou fazendo parte de uma etapa do projeto. Resultado: em sua coleção de Verão, apresentada em julho de 2001 no São Paulo Fashion Week, o estilista usou basicamente as rendas de bilro dos Morros da Mariana.
Após o trabalho, as artesãs viajaram a São Paulo para conhecer o ateliê do estilista. “Foi uma grande emoção pra gente assistir ao desfile e ainda conhecer a rotina de Walter Rodrigues de perto”, comenta Maria do Socorro Reis Galeno, presidente da Associação das rendeiras dos Morros da Mariana.
A partir de então, o estilista nunca mais abandonou as rendeiras. Queridinho da atriz Claudia Raia, dentre outros famosos, Rodrigues também assinou o vestido da primeira-dama Marisa Letícia na posse do presidente Luis Inácio Lula da Silva, em 2006. A roupa, na cor amarela, trazia uma capa repleta de camélias feitas em renda de bilro pelas mulheres do Morro da Mariana.
O estilista ainda costuma utilizar a renda na confecção de seus vestidos de noiva. Para um deles, encomendou mais de duas mil camélias. “Trabalhamos sem parar por dois meses e meio, com 30 rendeiras, para dar conta do pedido”, recorda Socorro.
Recentemente, mais precisamente no dia 04 de junho, as rendas de bilros foi apresentada ao Brasil quando Maria do Socorro Reis Galeno foi entrevistada por Jô Soares e ali mesmo ela além de apresentar seus trabalhos teceu uma renda ao vivo.
Jornal da Parnaíba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário