
O comandante-geral da Polícia Militar do Piauí (PM-PI), coronel Francisco Prado Aguiar, confirmou que a corporação tem a intenção de publicar o edital do concurso para soldados até o dia 31 de agosto. A organizadora escolhida foi a Universidade Estadual do Piauí.
A oferta de vagas será de 580, sendo 58 (10%) destinadas às mulheres. A bolsa durante o curso de formação deverá ser de R$500 e, após a efetivação como membro da polícia, a remuneração sobe para R$1.200.
A secretária de Administração, Regina Sousa, confirmou a realização de concurso público para o preenchimento de 880 vagas no Estado. São 580 somente para policiais militares e Corpo de Bombeiros. O concurso acontece ainda este ano.
Além das 580 vagas para a PM, serão oferecidas 100 vagas para agentes penitenciários e 200 para técnicos de enfermagem. “Os profissionais devem assumir no início do ano, já que 2010 é ano eleitoral e a realização de concurso é proibida por lei”, afirma a secretária.Sobre os concursados que ainda não foram chamados, Regina Sousa garante que “ninguém vai perder sua vaga”. “Vamos chamar os concursados dentro das vagas”, completa.
Em relação aos policiais civis que fizeram o curso de formação e reivindicam serem chamados pelo governo, Regina garante que 50 deles devem ser chamados imediatamente e os demais serão chamados em setembro para assumirem os cargos em 1º de outubro.
Os novos soldados, que deverão ter nível médio, serão lotados prioritariamente no interior. "A prova será segura, e escolhemos uma entidade conceituada para organizar a seleção. No dia 21 de abril formammos 450 soldados; esses 580 ingressarão em 2009 e, em 2010", comentou.
Ainda segundo o comandante, o concurso deverá ser parecido com o anterior. O último processo seletivo, em 2007, contou com cinco etapas: prova de múltipla escolha, exames de saúde, de aptidão física, psicológico e investigação social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário