sexta-feira, julho 10, 2009

Dragagem de manutenção do Porto de Luis Correia para receber navios de cargas e transatlânticos

O rio Igaraçu será dragado no local onde ele se encontra com o mar onde está situado as obras do Porto de Luis correia.
“Além das obras de conclusão do porto, já licitadas e contratadas, haverá uma operação de dragagem de manutenção, avaliada em mais R$ 10 milhões, que permitirá inicialmente a atracação de embarcações com até sete metros de calado. Numa segunda etapa, a dragagem produzirá um canal com 10 metros de profundidade, possibilitando a chegada de navios ainda maiores”, disse o Ministro Pedro Brito ontem por ocasião balanço das ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Piauí.
Muito aplaudido pelos participantes da reunião, o ministro da Secretaria Especial de Portos anunciou que, após a conclusão da histórica obra, o Governo Federal iniciará um processo de ampliação, com a construção de um segundo berço para atracar navios, com 200 metros de extensão. Dessa maneira, chegarão os transatlânticos cheios de turistas e isso fará com que o porto receba não só navios de cargas.
O projeto inclui a construção de um terminal pesqueiro, com equipamentos para processar pescado e outros frutos do mar, como camarão. Haverá ainda espaço e instalações para armazenar containeres frigorificados, necessários à exportação de frutas, por exemplo. Outro aspecto lembrado por Pedro Brito se refere ao recebimento dos derivados de petróleo consumidos pelo Estado do Piauí, que anualmente consome cerca de 500 mil toneladas de combustíveis.

Nenhum comentário: