segunda-feira, julho 20, 2009

Catadores de caranguejo da Ilha Grande recebem barcos e preparam festival

Na manhã de ontem (19) os catadores de caranguejo de Ilha Grande receberam mais 10 barcos que, somados às outras 10 embarcações entregues em abril deste ano, potencializam a renda a 42 trabalhadores da Colônia de Pescadores e Cooperativa de Catadores de Caranguejo.
Serão construídas ainda duas lanchas motorizadas de 11 metros que servirão para coleta do crustáceo e descarga no Porto dos Tatus. O investimento do governo estadual, através da Emgerpi, é de R$ 112 mil e atende a uma reivindicação do deputado João de Deus (PT).
Para esta última fase, o líder do PT, na Assembleia Legislativa apresentará a proposta junto à Emgerpi e, após a liberação, o fabricante entrega as embarcações em um prazo de cerca de 120 dias. Com uma média de oito mil caranguejos/dia, a iniciativa do deputado João de Deus e do governo do Estado foi comemorada pelos moradores de Ilha Grande, principalmente porque acaba com uma espera de cinco anos.
“Demorou provar ao Tribunal de Contas do Estado e ao Tribunal de Contas da União que o problema estava era com a empresa que construiu os barcos fora dos padrões exigidos e, por isso, teve o contrato cancelado. O deputado João de Deus cobrou do governador uma solução e nós fomos acionados. Hoje é motivo de satisfação voltar a Ilha Grande e concluir mais essa etapa”, disse a presidente da Emgerpi, Lucice Moura, destacando ainda que o órgão também está construindo casas no município e trabalhando na contenção de dunas.
“Nosso trabalho é para que o município possa ser um local cada vez melhor e a geração de emprego e renda é fundamental para isso. No caso desses barcos, eles foram construídos com madeira de lei, como o pequizeiro e o tamboril e, se bem conservados, podem durar no mínimo 10 anos. Em setembro acontece o Festival do Caranguejo e, com certeza eles não vão enfrentar o sufoco do ano passado quando a Cooperativa teve que alugar barcos para garantir o abastecimento da festa”, concluiu João Deus. O ex-prefeito do município, Magno Brito, o presidente da Câmara municipal, vereador Edmundo Alves (PT), além de várias outras lideranças locais participaram da solenidade.
alepi

Nenhum comentário: