
Segundo Sérgio Cortes, diretor-executivo do IBGE, a remuneração deverá ser de cerca de R$ 1.500 para recenseadores que ganharão por tarefa e trabalharão de três a quatro meses. Os outros terão salário variado R$ 1.000 para agentes censitários de informática, por exemplo. Em geral, o profissional atua na região onde mora.
Serão feitos dois processos seletivos simplificados, com provas de conhecimentos gerais, matemática, português e noções de informática.
Segundo Cortes, a escolha dos supervisores será feita antes. Candidatos que não passarem poderão se inscrever na seleção para recenseador.
As informações serão reunidas em computadores de mão e em "netbooks". Os recenseadores serão treinados para usar o equipamento, abordar os moradores e fazer as perguntas.
O técnico de informações geográficas e estatísticas do IBGE Vando da Paz Nascimento, 29, participou da contagem da população feita pelo órgão em 2007. Recebeu treinamento para uso do computador e aplicação do questionário.
"O treinamento inclui orientação de como se vestir, não manifestar opinião política ou religiosa e não usar excesso de adereços", conta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário