sábado, novembro 16, 2019

Deputados divergem sobre situação do Hospital de Parnaíba

Na última semana, a unidade recebeu a visita dos membros da comissão de saúde da Assembleia Legislativa.
Corredores do hospital lotados de pascentes 
A situação do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, gerou divergências entre parlamentares na Assembleia Legislativa. Na última semana, a unidade recebeu a visita dos membros da comissão de saúde da Assembleia Legislativa, que apontaram uma série de problemas estruturais e no atendimento aos pacientes.

Matéria relacionada: Tereza Brito “Vi muito sofrimento uma situação de calamidade, parece um hospital de guerra”.

A deputada Teresa Britto (PV), que preside a comissão de saúde da Alepi, comparou a situação encontrada no HEDA a um hospital de guerra. “Encontramos pacientes no corredor da emergência inteiro, idosos sentados em cadeira, pacientes jogados nos corredores, passando mal. É um hospital de guerra, algo chocante e estarrecedor”, relatou. 
Pacientes do hospital internados em cadeiras por falta de leitos
A deputada Lucy Soares (Progressistas), que também participou da visita ao Hospital Dirceu Arcoverde, também teceu duras críticas à situação encontrada. “Constatamos as mesmas irregularidades que existem nos outros hospitais regionais. Tem um grupo de profissionais muito bom, mas falta resolutividade”, pontuou.
Cadeias carecendo de pequenos reparos são usadas para internar pacientes
Ao ser questionado sobre as críticas ao Hospital Dirceu Arcoverde, o deputado estadual Dr. Hélio (PL), que foi bem votado em Parnaíba, minimizou a situação. Apesar de reconhecer as dificuldades, o parlamentar que a unidade é responsável por atender mais de 30 municípios da região norte do estado do Piauí.

“O HEDA hoje tem uma estrutura física pequena para a grande demanda, na questão específica do pronto socorro, temos a dificuldade do espaço. Apesar disso, é um hospital que tem avançado muito na questão da resolutividade, com as clínicas funcionando, com o corpo clínico qualificado e comprometido”, disse Dr. Hélio. 

Os parlamentares da comissão de Saúde da Assembleia Legislativa devem continuar realizando visitas aos hospitais regionais. O objetivo é elaborar um relatório sobre a situação e cobrar providências ao governo do estado. 

Edição: José Wilson | Jornal da Parnaíba | Com informações de O Dia

Nenhum comentário: