domingo, janeiro 04, 2026

Litoral do Piauí registra queda no número de homicídios dolosos; veja

O litoral do Piauí apresentou redução no número de homicídios dolosos — quando há intenção de matar — em 2025. Dados da Secretaria de Segurança Pública do Piauí apontam queda de 47,30% em comparação com 2024.

Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com
O levantamento mostra que, em 2025, Parnaíba registrou 25 casos de homicídio doloso, seguida por Luís Correia, com 13. Cajueiro da Praia não teve registros, enquanto Ilha Grande contabilizou uma morte. Em 2024, Parnaíba concentrou 44 homicídios dolosos, Luís Correia teve 20, Cajueiro da Praia sete e Ilha Grande três.

Os dados não incluem casos de feminicídio nem homicídios dolosos no trânsito. Segundo o delegado Abimael Silva, da Delegacia de Homicídios de Parnaíba, a queda pode ser atribuída à ampliação das políticas de segurança pública voltadas à prisão de executores e mandantes desse tipo de crime.

“Basicamente, as políticas de segurança pública passaram por uma reformulação, com reestruturação das polícias Civil e Militar, e o foco foi sempre a redução de mortes violentas intencionais. Isso gerou um trabalho de investigação profundo, no qual a prioridade era a prisão dos executores e mandantes dos crimes de homicídio. Foram investigados casos ligados tanto ao tráfico de drogas quanto a organizações criminosas, e isso refletiu diretamente na queda. Houve uma redução drástica dos homicídios ligados a organizações criminosas. Aqui no litoral, de 2024 para 2025, a redução foi de mais de 43%”, afirma o delegado.

Em 2023, foram criadas as Áreas Integradas de Segurança Pública (AISPs), divisões territoriais voltadas ao monitoramento da segurança. No litoral do Piauí, há três AISPs, que abrangem Parnaíba e Ilha Grande (AISP 1), Parnaíba (AISP 2) e Luís Correia e Cajueiro da Praia (AISP 3).

Na região, também foram criadas delegacias especializadas, o que, segundo o delegado, contribuiu para a melhoria do trabalho de investigação.

A Secretaria de Segurança Pública segue analisando a redução dos homicídios ligados a organizações criminosas. Os dados completos serão divulgados na próxima segunda-feira (05).

Por Jade Araujo | Cidadeverde 

Nenhum comentário: